A UTILIZAÇÃO DO GESSO COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: Lucas Wynne • 11/8/2020 • Pesquisas Acadêmicas • 517 Palavras (3 Páginas) • 178 Visualizações
A UTILIZAÇÃO DO GESSO COMO MATÉRIA-PRIMA PARA A CONSTRUÇÃO CIVIL
Bruno Fernando
Brunni Koehler
Eduarda Barbosa
Eduardo Wanderley
Fabrício
Ironildo Mendes
Wheydson Felipe
Na atualidade, grandes partes dos setores produtivos buscam inovações tecnológicas referente a materiais alternativos. Assim, na área da construção civil iniciaram-se algumas pesquisas para a utilização do gesso neste mercado.
A partir disso, esta matéria-prima antes utilizada para o acabamento do reboco e do teto das habitações poderá vir a ser, um forte concorrente do tijolo cerâmico devido as suas vantagens na construção de casas populares.
O gesso, mineral composto fundamentalmente de sulfato de cálcio hidratado – (CaSO4 x 2 H20), é encontrado com abundancia no sertão pernambucano visto que, foram iniciadas as primeiras construções com este material.
Assim, o objetivo deste trabalho resulta numa comparação entre casas construídas a base de tijolos em relação a de gesso. Portanto, citaremos as principais vantagens e desvantagens apresentadas no decorrer da obra, devido à revisão bibliográfica da temática, encontrada em: periódicos, artigos, livros e dissertações.
Com isso, entende-se que as residências construídas pelo mineral citado anteriormente, possibilita: redução de custos em torno de quarenta por cento; excelente conforto térmico; maior resistência e menor geração de entulhos, resíduos.
Contudo, neste estudo, procuraremos difundir o estudo do gesso como fonte alternativa sendo proveniente de uma tecnologia mais limpa, preservando a sustentabilidade associada na viabilidade da construção de habitações populares.
Atualmente, grande parte dos setores produtivos busca inovações tecnológicas referente ao uso de materiais alternativos. Assim, na área da construção civil iniciaram-se algumas pesquisas para a utilização do gesso neste mercado. A partir disso, esta matéria-prima antes utilizada para o acabamento do reboco e do teto das habitações poderá vir a ser um forte concorrente do tijolo cerâmico, devido as suas vantagens na construção de casas populares. O gesso, mineral composto fundamentalmente de sulfato de cálcio hidratado (CaSO4 x 2 H20), é encontrado com abundância no sertão pernambucano, mesmo lugar em que foram iniciadas as primeiras construções com este material. Assim, o objetivo deste trabalho resulta numa comparação entre casas construídas à base de alvenaria cerâmica e argamassa de cimento em relação às de gesso e o seu processo de colagem. Então, serão apresentadas em tabelas as principais vantagens e desvantagens desde a elaboração do projeto, planta residencial até a finalização da obra. Com isso, entende-se que as residências construídas a partir do mineral possibilitam: redução de custos em torno de 40%, por exemplo, uma construção de 40m2 a base de tijolos e cimento custa 30 mil reais enquanto a de gesso, com mesma área, apresenta um investimento de 12 mil reais; Melhor desempenho, uma vez que o mineral não propaga fogo, ou seja, é um isolante termoacústico; Melhor aproveitamento de tempo, pois é possível finalizar a obra em até dez dias. Neste ponto, a casa de alvenaria sofre desvantagem em relação à de gesso, pois, apresenta mínima isolação termoacústica e tem uma média de 20 a 30 dias para conclusão do projeto. E por fim, o mineral gera menor quantidade de entulhos e resíduos, porque no decorrer da operação poderemos reutilizar o lixo formado durante o processo construtivo, característica essa que não pode ser aplicada com a mesma eficiência em tijolos cerâmicos.
...