A Unip Artigo Densidade Calorimetria
Por: guigasneves • 27/5/2019 • Trabalho acadêmico • 1.510 Palavras (7 Páginas) • 178 Visualizações
Reatividade dos Metais
Guilherme Almeida 1, Lucas Brito 2,
Brenno Pierre ³, Victor Teixeira4
Laboratório de Química – Universidade Paulista – SGAS Quadra 913, s/nº - Conjunto B - Asa Sul - Brasília – DF CEP 70390-130 - Tel.: (61) 2192-7080 e-mail:guigasneves_99@hotmail.com
Resumo
O presente artigo tem como proposta à pesquisa, observação e estudo da variação de temperatura dos líquidos. Este artigo tem o objetivo de apresentar as técnicas de determinação das reações do metais e as suas relações com as propriedades químicas, como o passo a passo da pesquisa através de ilustrações (fotos), além de descrever os materiais e ferramentas utilizadas, expor o esboço do projeto, metodologia e cálculos utilizados, conclusões finais e referências bibliográficas. Tendo como resultados entender como ocorre a transferência de calor e o equilíbrio térmico dos líquidos.
Palavras-chave: Metais. Zinco. Reação. .s.
INTRODUÇÃO
O calor é um conceito que caracteriza a troca de energia entre corpos de forma que a energia térmica sempre se propaga do corpo mais quente (alta temperatura) para o corpo mais frio (baixa temperatura), com o intuito de atingirem o equilíbrio térmico (temperatura iguais). Transferência de Calor (ou Calor) é energia em trânsito devido a uma diferença de temperatura. Por exemplo, se dois corpos a diferentes temperaturas são colocados em contato direto, ocorrera uma transferência de calor do corpo de temperatura mais elevada para o corpo de menor temperatura até que haja equivalência de temperatura entre eles. Dizemos que o sistema tende a atingir o equilíbrio térmico. (DANTAS, 2018)
Está implícito na definição acima que um corpo nunca contém calor, mas calor é identificado com tal quando cruza a fronteira de um sistema. O calor é, portanto, um fenômeno transitório, que cessa quando não existe mais uma diferença de temperatura. (DANTAS, 2018)
✓ Quando a transferência de energia ocorrer em um meio estacionário, que pode ser um sólido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferência de calor por condução. Logo, a energia é transferida de uma região de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio ou entre meios diferentes em contato direto. (FERNANDES, 2017)
✓ Quando a transferência de energia ocorrer entre uma superfície e um fluido em movimento em virtude da diferença de temperatura entre eles, usamos o termo transferência de calor por convecção. (FERNANDES, 2017)
✓ Quando, na ausência de um meio interveniente, existe uma troca líquida de energia (emitida na forma de ondas eletromagnéticas) entre duas superfícies a diferentes temperaturas, usamos o termo radiação. (FERNANDES, 2017)
a) Calor Latente: O calor latente está associado à quantidade de calor recebida ou cedida por um corpo de modo que sua temperatura permanece a mesma, enquanto seu estado físico modifica-se. No Sistema Internacional (SI), o calor latente é medido em J/Kg (Joule/Quilograma), expresso pela fórmula: (GOUVEIA,2018)
Q=m.L
Q: quantidade de calor
m: massa
L: calor latente
b) Calor Específico: O calor específico depende diretamente da substância do corpo, ou seja, do material do qual é constituído esse corpo. No Sistema Internacional (SI), o calor específico é medido em J/Kg.K (Joule/Quilograma.Kelvin), expresso pela seguinte fórmula: (GOUVEIA,2018)
C=Q/m. Δθ
Δθ: variação de temperatura
c) Calor Sensível: O calor sensível corresponde a variação de temperatura de um corpo. No Sistema Internacional (SI), o calor sensível é medido em J/K, expresso pela fórmula: (GOUVEIA,2018)
Q=m.c.Δθ
c: calor específico
d) Capacidade Térmica: A capacidade térmica (C) corresponde a quantidade de calor presente num corpo em relação a variação de temperatura sofrida por ele. Diferente do calor específico (c), o qual depende somente da substância, a capacidade térmica, depende diretamente da substância e da massa do corpo. No Sistema Internacional (SI), a capacidade térmica é medida J/K (Joule/Kelvin), expressa pela fórmula: (GOUVEIA,2018)
C=Q/Δθ ou C=m.c
C: capacidade térmica
c: calor específico
Observe que o calor sensível corresponde a variação de temperatura de um corpo, expresso pela seguinte fórmula: Q=m.c.Δθ. Portanto, se substituirmos na expressão teremos: (GOUVEIA,2018)
C=Q/Δθ
C= m.c.Δθ/Δθ
Logo,
C=m.c
Objetivos
Obter uma noção sobre efeitos térmicos que acompanham processos químicos. Estabelecer a relação entre calor e diferença de temperatura por meio da quantidade de calor transferida entre duas massas iguais de água, a diferentes temperaturas.
Objetivos Gerais
• Obter uma noção sobre efeitos térmicos que acompanham processos químicos;
• Estabelecer a relação entre calor e diferença de temperatura;
• Aumento dos conhecimentos adquiridos com base na atividade pratica que será exercida.
MATERIAIS E MÉTODOS
Utilizar o jaleco durante todo o procedimento. Adicionar, em dois béqueres, 50 mL de água (com auxílido de uma proveta) após medição e anotação, resfriar a água do béquer 1, com ajuda de um banho de gelo, até que atinja temperatura entre 15 e 20 ºC (medida com termômetro). Enquanto esfria, aquecer a água do béquer 2, com ajuda de um banho de água quente, em até atingir temperatura entre 40 e 45 ºC. Após medir e anotar ambos os béquers, deposita-los em conjuntos em um béquer maior e medir e anotar a temperatura da água imediatamente, para verificar o equilíbrio térmico que ocorre.
Para temperaturas mais altas, repetir o mesmo procedimento realizado para temperatura a 40 e45ºC
Resultados e Discussoes
...