A Utilização de sistemas eletropneumáticos
Por: Zanfinni • 22/4/2018 • Ensaio • 1.039 Palavras (5 Páginas) • 269 Visualizações
[pic 1] | [pic 2] |
[pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7]
Introdução:[pic 8]
“A utilização de sistemas eletropneumáticos em substituição aos sistemas pneumáticos mostra-se vantajosa em diversas situações que envolvam velocidade de transmissão, perdas, segurança, etc. No entanto, os elementos pneumáticos mostram-se imprescindíveis dentro da cadeia de comando em função de seu tipo de construção, da segurança que apresentam e da velocidade de trabalho. ” (JORGE,2017)
Muitas vezes por motivo de segurança e de produção a eletropneumática entra em ação nas industrias para automatizar os processos de fabricação e diminuir os índices de acidentes em operação dos equipamentos, no que gera menos tempo de paralização em cada setor da fábrica e para isso os circuitos têm de ser bem planejados e instalados. Para isso foi desenvolvido um equipamento chamado relé onde é um dispositivo eletromecânico, com inúmeras aplicações possíveis em comutação de contatos elétricos, servindo para ligar ou desligar dispositivos.
Com relé de retardo na ativação de n segundos montado em um circuito podemos controlar o tempo em que um dispositivo devera comutar de estado a qual ele foi planejado, por exemplo o acionamento de um aparelho através de um relê. Usamos o relê na maioria dos casos pela versatilidade para acionamento elétrico, sendo assim ele funciona como uma chave comum.
[pic 9]
Objetivo:
Estudo, simulação e implementação prática de sistemas de instrumentação, controle industrial e automação, utilizando-se de acionadores elétricos, válvulas eletropneumáticas, atuadores pneumáticos de simples e dupla ação, fontes de alimentação, relés, relés de retardo e indicadores óticos.
Procedimentos Experimentais:
- Materiais:
- Apostila de laboratório de instrumentação, Controle e Automação do Professor Robson Calvetti;
- Tubo flexível para condução do ar comprimido;
- Válvula direcional 3/2 vias, com acionamento elétrico por solenoide, normalmente fechada e retorno por mola;
- Válvula direcional 5/2 vias, com acionamento elétrico por 2 (duas) solenoides e sem retorno por mola;
- Jogo de cabos elétricos.
Equipamentos:
- Compressor de Ar;
- Notebook com software FluidSim Da Festo;
- Filtro regulador;
- Bloco Distribuidor Pneumático;
- Óculos de proteção;
- Cilindro de simples ação – retorno por mola;
- Fonte de alimentação 24v;
- Distribuidor elétrico;
- Placa de botão de comando elétrico 2;
- Botão de emergência;
- Placa de 3 relés auxiliares;
- Placa de temporizadores.
Métodos:
Foi utilizado o software de simulação FluidSim, juntamente com conhecimentos de Eletropneumático. O método para montagem do circuito foi o de copiar o modelo apresentado, inserindo os componentes e fazendo as configurações necessárias para o funcionamento adequado e completo do sistema.
[pic 10]
- Resultados e Discussões:
Circuitos 1º eletropneumático montado no FluidSim e na bancada.
[pic 11]
Figura 1- A esquerda temos a montagem elétrica que indica em vermelho a passagem de corrente elétrica e na direita a montagem pneumática que em azul escuro indica a passagem de ar comprimido.
[pic 12]
Figura 2- Montagem em bancada dos componentes com base na planta de circuito eletropneumático montado no FluidSim, ao acionar o botão BL por 5 segundos a corrente passa pelo circuito até chegar no relé de retardo RR com que faz aciona após a contagem do tempo programado de 5 segundos, que libera a corrente para a solenoide Y1 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de simples ação.
Circuitos 2º eletropneumático montado no FluidSim e na bancada. p[pic 13]
[pic 14]
Figura 3- A esquerda temos a montagem elétrica que indica em vermelho a passagem de corrente elétrica e na direita a montagem pneumática que em azul escuro indica a passagem de ar comprimido.
[pic 15]
Figura 4- Montagem em bancada dos componentes com base na planta de circuito eletropneumático montado no FluidSim nesse circuito temos a lógica de OU, ao acionar o botão BA a corrente passa pelo circuito até chegar na solenoide da válvula Y1 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de dupla ação ser acionado para direita, ao aperta botão BF a corrente passa pelo circuito até chegar na solenoide da válvula Y2 a qual faz a mudança da válvula para acionar cilindro de dupla ação ser acionado para esquerda .
...