A VISITA TÉCNICA A ENGEMIX CONCRETO
Por: VictorNegret93 • 22/11/2017 • Trabalho acadêmico • 1.284 Palavras (6 Páginas) • 335 Visualizações
RELATÓRIO DE VISITA TÉCNICA A ENGEMIX CONCRETO
Trabalho de Visita Técnica a ENGEMIX. O mesmo tem como objetivo Avaliação da Disciplina de APS – ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS do grupo
em epígrafe do 5º E 6º Período de Engenharia Civil Turma
[pic 1]
AGRADECIMENTOS
Agradecemos a equipe ENGEMIX, que nos receberam muito bem em suas instalações.
Em especial gostaríamos de destacar a atenção generosa dispensada pelo Alexandre (comercial/ téc. de processo), mais de 25 anos de empresa e José Antonio – téc. de concreto mais de 20 anos de empresa Responsável pelo laboratório, que não mediu esforços para nos receber e apresentar sua bela empresa, dando inclusive uma aula à parte.
[pic 2]
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO 4
- OBJETIVO 5
- CONCEITO DE CONCRETO. 6
4. EMPRESA ENGEMIX CONCRETO..................................................7 AO 13
- CONCLUSÃO. 14
- BIBLIOGRAFIA 15
[pic 3]
– INTRODUÇÃO
O presente Relatório Técnico apresenta às atividades desenvolvidas através de visita técnica a empresa ENGEMIX CONCRETO, localizada no município de SÃO PAULO , Av Manoel Bandeira, 540 – Vila Leopoldina.
Em relação à visita, a mesma foi realizada no dia 20 de abril de 2017 e contou com a companhia do funcionario José Antonio.
[pic 4]
– OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é possibilitar uma vivência prática das teorias aprendidas em sala de aula até o momento. Integrando as disciplinas com a parte prática da profissão, podendo assim obter uma visão inter e multidisciplinar do que realmente a profissão nos oferece e do que enfrentaremos com ela. Com a visita a concreteira Engemix poderei também utilizar a pratica para entender algumas disciplinas apresentadas.
Procurando enriquecer meu conhecimento, aproveitamos este documento para descrever todo o procedimento adotado pela Engemix, podendo assim, alicerça-lo de embasamento pratico e teórico.
[pic 5]
- CONCEITO DE CONCRETO
Conceito: Trata-se do material de construção civil composto pela mistura correta e adequada de Cimento Portland, água, agregados miúdos e graúdos, bem como de aditivo(s) químico(s) tendo em vista as necessidades peculiares de cada obra a ser atendida.
Concreto é basicamente o resultado da mistura de cimento, água, pedra e areia, sendo que o cimento ao ser hidratado pela água forma uma pasta resistente e aderente aos fragmentos de agregados (pedra e areia), formando um bloco monolítico.
No preparo do concreto, um ponto de atenção é o cuidado que se deve ter com a qualidade e a quantidade da água utilizada, pois ela é a responsável por ativar a reação química que transforma o cimento em uma pasta aglomerante. Se sua quantidade for muito pequena, a reação não ocorrerá por completo e se for superior a ideal, a resistência diminuirá em função dos poros que ocorrerão quando este excesso evaporar.
A relação entre o peso da água e do cimento utilizados na dosagem é chamada de fator água/cimento (a/c).
O concreto deve ter uma boa distribuição granulométrica a fim de preencher todos os vazios, pois a porosidade por sua vez tem influência na permeabilidade e na resistência das estruturas de concreto.
A proporção entre todos os materiais que fazem parte do concreto é também conhecida por dosagem ou traço, sendo que podemos obter concretos com características especiais, ao acrescentarmos à mistura, aditivos, isopor, pigmentos, fibras ou outros tipos de adições. Cada material a ser utilizado na dosagem deve ser analisado previamente em laboratório (conforme normas da ABNT), a fim de verificar a qualidade e para se obter os dados necessários à elaboração do traço (massa específica, granulometria, etc.).
[pic 6]
EMPRESA ENGEMIX E PROCESSO
2 grupos com 3 silos cada, cada silo com CP2, CP3, CP5
[pic 7][pic 8]
Quando chega o cimento ele deve ficar descansando uma noite inteira.1 galpão com 5 compartimentos (aditivo 1, aditivo 2, agregados graúdos, agregados miúdos, areia) que caem em uma balança/esteira quem leva os mesmo para o caminhão, despejando junto com o cimento e água.
Cada elemento é despejado com uma quantidade de acordo com o traço exigido pelo cliente Tudo controlado por uma central, que verifica na hora quanto esta sendo despejado no caminhão, a quantidade exata de cada elemento, sem a ver excesso mesmo controla tudo cada caminhão que entra, desde a lavagem ate a saída com a nota, e caso ocorra uma falha no sistema computadorizado, da para se fazer o serviço de uma forma manual (caixa cinza).
[pic 9][pic 10]
[pic 11]
Como existe umidade no deposito de matérias primas, constantemente precisasse medir a umidade (quando for levar para o outro deposito (balança/esteira))
para que dependendo do da medição compensar a umidade com mais ou menos água.
Os caminhos passam por uma lavagem antes de começar a receber a mistura do concreto.
Os mesmos precisam sair da concreteira de acordo com o andamento da obra do cliente, para não deixar o caminhão parado e comprometer a qualidade do concreto.
Efeitos que podem modificar o concreto: trânsito, dias muito quente ou frio, velocidade da betoneira, e tempo demais no recebimento do produto.
...