A importância da distribuição física no processo logístico
Por: Luiz Felipe Assis • 20/11/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 285 Palavras (2 Páginas) • 144 Visualizações
ICA 2 – A importância da distribuição física no processo logístico
1 - A logística é dividida em três grandes segmentos:
Suprimentos: compras e processamento de pedidos, matéria-prima, equipamentos.
Produção: transformação do processo produtivo em produtos acabados ou serviços.
Transporte: distribuição física dos produtos acabados ou serviços.
2 – Porque a logística é um sistema integrado de suprimentos, armazenagem e distribuição. Essas três grandes áreas são interdependentes entre si e muito complexas dependendo do produto. É necessário, portanto, que estas áreas estejam alinhadas para não haver falha em algum segmento e prejudicar o outro.
3 – Dentre os principais processos logísticos, as atividades que se destacam são a manutenção do estoque, o transporte e o processamento de pedidos. Estas são consideradas pilares do sistema como um todo. Logo em seguida existem as atividades de apoio logístico como manuseio de materiais, relacionado à movimentação dos produtos dentro do estoque e a manutenção de informações como níveis de estoque, dados do cliente e demais informações que tornam o processo mais preciso e eficiente.
4 – Um bom planejamento logístico pode ajudar a empresa tanto em relação à redução de custos quanto na eficiência do serviço ou produção.
Uma empresa com Centros de Distribuição localizados estrategicamente diminui os custos de transporte como gasolina e/ou frete, assim como uma análise correta do nível de estoque mínimo que a empresa precisa ter, evita que ela encha o estoque com um item sem deixar que falte na hora de atender um cliente.
5 – A importância do pedido é vital no processo logístico. Entregar exatamente o produto, com as especificações solicitadas pelo cliente, e com boa validade, aumenta a confiança que o cliente tem na empresa e a credibilidade da mesma. Além de evitar transtornos e custos com devoluções.
...