A importância do sistema de cabotagem pata o Вrasil
Artigo: A importância do sistema de cabotagem pata o Вrasil. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: FELIPEBERTONI • 9/5/2014 • Artigo • 394 Palavras (2 Páginas) • 316 Visualizações
A IMPORTÂNCIA DO SISTEMA DE CABOTAGEM PATA O BRASIL
INTRODUÇÃO
A navegação de cabotagem ocorre entre dois portos da costa litorânea de um mesmo país, ou também pode ocorrer entre um porto costeiro e um fluvial. Esse processo se opõe as navegações de grande curso, ou seja, aquelas praticadas entre diferentes países.
Podemos exemplificar da seguinte forma: um transporte de material que se inicia no Porto de Itajaí/SC, tendo como destino, o Porto de Suape/PE. Outro exemplo seria a navegação do Porto do Pecém/CE até o Porto de Manaus/AM, pois mesmo havendo um rio ou lago no percurso a modalidade ainda é inserida no segmento de cabotagem.
O Brasil possui aproximadamente 7.468 km de costa litorânea, que aumenta para 9.198 km se considerarmos as saliências e reentrâncias do litoral tupiniquim, e uma grande parcela do mercado de consumo localiza-se a até 200 km das regiões costeiras. A dimensão continental e a localização geográfica dos grandes centros urbanos e comercias demonstram que o país pode utilizar melhor sua “BR Marítima”.
O transporte de cabotagem no meio do século passado foi responsável por 27 % da movimentação de cargas em todo país, mas com o passar do tempo o modal foi caindo em desuso atingindo seu menor ponto em 1994 com cerca de 1,1% de participação na produção de transportes. Contudo, a cabotagem vem crescendo timidamente nos últimos dez anos atingindo 2,0 % na produção de transportes de cargas no país.
A diversificação da economia mundial provocou uma mudança de cultura em relação à utilização da cabotagem, pois a necessidade de desafogar as vias rodoviárias e consequentemente poluir e degradar menos fez com que o governo voltasse a se preocupar em concentrar investimentos nos modais limpos.
A cabotagem aliadas aos demais modais de transportes, ferroviário, rodoviário e hidroviário pode se tornar uma grande oportunidade na redução dos custos, redução de avarias, perda de carga e etc. No Continente Europeu e na América do Norte esse modelo é usado em larga escala e o nosso país pode se espelhar nessas experiências bem sucedidas para alavancar o segmento de transporte e melhorar o nível de serviço prestado.
...