TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A memória é um componente

Artigo: A memória é um componente. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/5/2014  •  Artigo  •  391 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

A memoria é um componente

A memória cache é uma das grandes obras de engenharia dos PC’s. Apesar de não ser essencial, a sua presença costuma balancear a morosidade das memórias DRAM (Dynamic Random Access Memory) ou mesmo SDRAM (Syncronous DRAM) frente à voracidade dos processadores.

Os circuitos de memória SRAM (Static RAM) são os constituintes das memórias cache. Os primeiros tipos de memória utilizadas na industria (quando ainda nem existiam os módulos SIMM de 30 vias) eram similares as SRAM’s. Dadas às exigências cada vez maiores por quantidade de memória e o elevado custo das SRAM, ficou claro para a indústria e para os engenheiros que um tipo novo de memória deveria ser empregada, afinal os custos das SRAM’s ficaria proibitivo para quantidades cada vez mais elevadas.

Alterando drasticamente a concepção das células de memória, surgiram os modelos DRAM, que são radicalmente diferentes das SRAM. O produto era tão barato e também tão funcional, que a estrutura básica permanece até hoje.

Enquanto as DRAM foram evoluindo com novas idéias e aplicações práticas, sempre tendo em vista a manutenção de custos baixos em detrimento de performance, as SRAM mantiveram-se basicamente iguais ao que eram no princípio, porém, com a descoberta de novas técnicas em microeletrônica e as almejadas reduções das dimensões dos dispositivos, as SRAM puderam ganhar muita velocidade e até reduções de custo.

Por serem de 8 a 10 vezes mais rápidas do que as DRAM’s, desenvolveu-se uma arquitetura que utilize uma mínima quantidade de SRAM para tentar promover uma melhora no desempenho. Assim surgiu a memória cache.

Como se sabe, a memória cache vem sofrendo algumas transformações, especialmente a conhecida como cache nível 2 (L2). Gradualmente ela está sendo incorporada junto do processador. Isto vem ocorrendo porque com o cache fisicamente mais próximo e transferindo dados por um barramento especial, usualmente chamado de backside bus (BSB), frequências mais elevadas de troca de dados podem ser empregadas.

A quantidade geral de cache vem aumentando gradativamente. O seu tamanho deve ser tal que a maioria da porção mais ativa dos programas desenvolvidos durante a existência de uma dada geração de processadores consiga caber nele. Nos sistemas multitarefa, ou seja, todos os atuais, o cenário é mais complexo, afinal há vários programas operando simultaneamente e concorrendo pela ocupação do cache. Em qualquer caso, é consenso que a quantidade de cache, e principalmente seu alcance, sejam os maiores possíveis.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com