TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO

Por:   •  21/3/2019  •  Relatório de pesquisa  •  866 Palavras (4 Páginas)  •  156 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1]

Universidade Federal de Alagoas – UFAL

Engenharia Química

Laboratório de Química 1

[pic 2]

ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO

CRISTOFANE PAULO LINHARES

JOÃO RICARDO CARVALHO SOLETTI

APLICAÇÃO DE REAÇÃO DE OXIDO REDUÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FERRO NA ESPONJA DE AÇO

Maceió-AL

2019

ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO

CRISTOFANE PAULO LINHARES

JOÃO RICARDO CARVALHO SOLETTI

APLICAÇÃO DE REAÇÃO DE OXIDO REDUÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FERRO NA ESPONJA DE AÇO

Relatório de aula prática apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas, como requisito para a obtenção parcial da nota da disciplina de Laboratório de Química 2.

MACEIÓ

2016

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO        4

2. OBJETIVOS        5

3. MATERIAIS E REAGENTES        5

4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL        6

5. RESULTADOS E DISCUSSÃO        7-8

6. CONCLUSÃO        9

7. REFERÊNCIAS.        8

8. ANEXO I: QUESTIONÁRIO        8


1. INTRODUÇÃO

A química, é por sua natureza a ciência que estuda a mudança das substâncias, para a formação de outras, e nesse processo chamado de reação química, muitas propriedades são estudadas. O ramo da química que estuda as velocidades da reação é a cinética química. No qual temos alguns parâmetros como é o caso dos fatores que afetam a velocidade de reações.

Os fatores que afetam a velocidade das reações são: o estado físico dos reagentes, as concentrações, a temperatura, e a presença de catalisador.

Em química, quando estamos lidando com substâncias que estão em um processo de reação, a condição na qual a concentração de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamado equilíbrio químico. O equilíbrio químico ocorre quando a velocidade das reações diretas e inversas são iguais, ou seja, para estar em estado de equilíbrio, uma reação química precisa ser reversível, e as velocidades das reações precisam ser iguais. Para que o equilíbrio ocorra, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema, por isso assumimos um sistema fechado.

A condição de equilíbrio pode ser atingidas a partir de qualquer sentido da reação química. Suponha a seguinte equação química genérica:

aA+bB↔cC+dD

Para essa reação genérica, a constante de equilíbrio (Ke) é definida como o quociente dos produtos, pelos reagentes, elevados aos seus respectivos coeficientes estequiométricos da equação química balanceada. Onde A, B C e D, são as espécies químicas.

[pic 3]

A constante de equilíbrio pode ser expressa em termos de concentração(mol/L), ou em termos de pressões parciais (atm). Em 1864 Guldberg e Waage postularam a lei da ação da massa, que justamente expressa (Ke) em função de pressão no caso de gases, e concentração no caso de soluções. A constante de equilíbrio acima está em função de concentração.

O sentido da equação química é arbitrário do ponto de vistas do equilíbrio, pois é obtido o equilíbrio em qualquer sentido de reação, com isso, a partir do equilíbrio (Ke) pode ser obtidas sem muitas dificuldades.

Para uma reação química na qual todos as substâncias estão em mesma fase, chama-se de equilíbrio homogêneo. Para equilíbrio no qual as substâncias estão em fases diferentes, chama-se equilíbrio heterogêneo.

A constante de equilíbrio tem aplicações como a determinação do sentido da reação, a partir disso, determina-se qual é o sentido da reação, se ocorre deslocamento para favorecer os reagentes ou produtos, de uma reação em equilíbrio.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (163.7 Kb)   docx (35.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com