ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO
Por: johnnysoletti • 21/3/2019 • Relatório de pesquisa • 866 Palavras (4 Páginas) • 156 Visualizações
[pic 1] | Universidade Federal de Alagoas – UFAL Engenharia Química Laboratório de Química 1 | [pic 2] |
ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO
CRISTOFANE PAULO LINHARES
JOÃO RICARDO CARVALHO SOLETTI
APLICAÇÃO DE REAÇÃO DE OXIDO REDUÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FERRO NA ESPONJA DE AÇO
Maceió-AL
2019
ALBERT GAMARRA SEIXAS DO NASCIMENTO
CRISTOFANE PAULO LINHARES
JOÃO RICARDO CARVALHO SOLETTI
APLICAÇÃO DE REAÇÃO DE OXIDO REDUÇÃO PARA A IDENTIFICAÇÃO DE FERRO NA ESPONJA DE AÇO
Relatório de aula prática apresentado ao curso de Engenharia Química da Universidade Federal de Alagoas, como requisito para a obtenção parcial da nota da disciplina de Laboratório de Química 2.
MACEIÓ
2016
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. OBJETIVOS 5
3. MATERIAIS E REAGENTES 5
4. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL 6
5. RESULTADOS E DISCUSSÃO 7-8
6. CONCLUSÃO 9
7. REFERÊNCIAS. 8
8. ANEXO I: QUESTIONÁRIO 8
1. INTRODUÇÃO
A química, é por sua natureza a ciência que estuda a mudança das substâncias, para a formação de outras, e nesse processo chamado de reação química, muitas propriedades são estudadas. O ramo da química que estuda as velocidades da reação é a cinética química. No qual temos alguns parâmetros como é o caso dos fatores que afetam a velocidade de reações.
Os fatores que afetam a velocidade das reações são: o estado físico dos reagentes, as concentrações, a temperatura, e a presença de catalisador.
Em química, quando estamos lidando com substâncias que estão em um processo de reação, a condição na qual a concentração de todos os reagentes e produtos em um sistema fechado param de variar com o tempo é chamado equilíbrio químico. O equilíbrio químico ocorre quando a velocidade das reações diretas e inversas são iguais, ou seja, para estar em estado de equilíbrio, uma reação química precisa ser reversível, e as velocidades das reações precisam ser iguais. Para que o equilíbrio ocorra, nem os reagentes nem os produtos podem escapar do sistema, por isso assumimos um sistema fechado.
A condição de equilíbrio pode ser atingidas a partir de qualquer sentido da reação química. Suponha a seguinte equação química genérica:
aA+bB↔cC+dD
Para essa reação genérica, a constante de equilíbrio (Ke) é definida como o quociente dos produtos, pelos reagentes, elevados aos seus respectivos coeficientes estequiométricos da equação química balanceada. Onde A, B C e D, são as espécies químicas.
[pic 3]
A constante de equilíbrio pode ser expressa em termos de concentração(mol/L), ou em termos de pressões parciais (atm). Em 1864 Guldberg e Waage postularam a lei da ação da massa, que justamente expressa (Ke) em função de pressão no caso de gases, e concentração no caso de soluções. A constante de equilíbrio acima está em função de concentração.
O sentido da equação química é arbitrário do ponto de vistas do equilíbrio, pois é obtido o equilíbrio em qualquer sentido de reação, com isso, a partir do equilíbrio (Ke) pode ser obtidas sem muitas dificuldades.
Para uma reação química na qual todos as substâncias estão em mesma fase, chama-se de equilíbrio homogêneo. Para equilíbrio no qual as substâncias estão em fases diferentes, chama-se equilíbrio heterogêneo.
A constante de equilíbrio tem aplicações como a determinação do sentido da reação, a partir disso, determina-se qual é o sentido da reação, se ocorre deslocamento para favorecer os reagentes ou produtos, de uma reação em equilíbrio.
...