ALETAS - DISSIPADORES TÉRMICOS
Por: Iggor Silva • 10/4/2016 • Trabalho acadêmico • 1.022 Palavras (5 Páginas) • 3.095 Visualizações
Sumário
1 CONCEITO4
2 APLICAÇÃO5
3EXEMPLOS E TIPOS6
4IMPORTÂNCIA PARA ENGENHARIA ELÉTRICA7
5 REFERÊNCIAS8
6RESUMO DO ANEXO9
7 ANEXO11
1CONCEITO
Chamamos de aletas toda superfície estendida utilizada especificamente para elevar a taxa de transferência de calor entre um sólido e o fluído em contato.Para um melhor entendimento do papel desempenhado pelas aletas na transferência de calor consideremos um exemplo prático. Quando se quer resfriar ou aquecer um fluido, o modo mais frequente é fazê-lo trocar calor com outro fluido, separados ambos por uma parede sólida, geralmente metálica, ocorrendo a troca de calor.
2APLICAÇÃO
As aletas são utilizadas para aumentar a taxa de transferência de calor entre fluidos. Utilizadas predominantemente para dissipação de calor tendendo a diminuir a temperatura de um fluido de um ambiente ou equipamento. Exemplos mais comuns do uso de aletas são, por exemplo, em motores a combustão, que são aletados para uma melhor troca de calor com o vento, ou mesmo os motores elétricos, que também possuem aletas, que recebem o vento da ventoinha do seu próprio eixo. Na eletrônica de potência é também bastante utilizada com os chamados dissipadores de calor, que são utilizados para resfriar os componentes eletrônicos que aquecem de maneira prejudicial ao seu funcionamento devido a circulação de corrente elétrica.
3 EXEMPLOS E TIPOS
Existem aletas de diversos tipos, formas e materiais, que variam de acordo com a sua aplicação, dados aos calores específicos, as temperaturas do ambiente, ao tipo de sistema e condições do ambiente ao qual ficará exposta. A escolha do tipo de aleta é importante para que se escolha a ideal, seja pelo espaço ocupado, pela estética ou principalmente pela que oferecerá melhor ganho para o sistema. A seguir seguem alguns tipos de aletas mais comuns:
[pic 1]
4 IMPORTÂNCIA PARA ENGENHARIA ELÉTRICA
A transferência, aumento e dissipação de calor está relacionada a vários princípios da eletricidade, bem como funcionamentos de vários de seus equipamentos, sendo de ordem primordial o entendimento do calor de um modo geral. O uso de aletas é frequente na engenharia elétrica, visto que alguns equipamentos trabalham em função de aquecer fluidos e já outros aquecem de maneira prejudicial tendo que ser utilizados mecanismos para diminuição de temperatura. A seguir exemplos de aplicações e explicação do uso de aletas na engenharia elétrica:
Transformadores de alta tensão: É um equipamento de extrema importância em qualquer sistema de transmissão de energia a longas distâncias em subestações elétricas. Este equipamento aquece devido a alta corrente elétrica que nele circula, tendo um óleo no seu interior, que sofre o processo de convecção dentro de radiadores (aletas) que trocam calor com o ambiente (frequentemente por ventilação forçada por ventilador) diminuindo a temperatura do núcleo.
Motores elétricos: São motores movidos pela energia do campo eletromagnético gerado por bobinas. Essas bobinas, bem como as partes móveis aquecem e sua carcaça é refrigerada por uma ventoinha em seu eixo traseiro que direciona o ar para as aletas da carcaça fazendo a troca de calor com o meio.
Climatizadores: Alguns climatizadores possuem um lado que aquece a ponto que tem de ser refrigerado por água, sendo que esta parte contida por um gás que é refrigerado ao passar numa tubulação metálica (aleta) que faz a transferência de calor do gás com a água.
5REFERÊNCIAs
DAMASCENO, João. “Algumas informações sobre aletas”; Universidade Federal de Uberlândia – UFU. Disponível em:
BAZANI, Pedro. “Estudo do Comportamento e Desempenho da Aleta Tipo Pino”; Universidade Federal do Rio Grande do Sul –UFRGS. Disponível em:
QUITES, Eduardo. “Introdução a Transferência de Calor”. Disponível em:
6 RESUMO – ARTIGO ANEXO
As aletas são superfícies que se estendem de um objeto com a finalidade de aumentar sua troca térmica com o ambiente a partir de trocas de calor por convecção. Pode-se aumentar a taxa de transferência de calor de um corpo através do aumento de h – coeficiente convectivo – com o uso de sistemas que aumentem a velocidade do fluido que escoa na sua superfície ou que diminuam a temperatura do mesmo. Porém, soluções como estas podem ter custos muito elevados tornando-as inviáveis. Por este motivo, a forma mais utilizada de prover o crescimento da taxa de transferência é através do aumento da área. O objetivo apresentado no trabalho é realizar a medição das propriedades de desempenho de uma aleta como eficiência e efetividade, no qual foi construído um sistema que simule o seu comportamento. Para tanto, foram construídos modelos numéricos e experimentais e foram efetuadas medições para a análise de seu desempenho.
...