ANÁLISE DA MATRIZ BCG - IBM
Ensaios: ANÁLISE DA MATRIZ BCG - IBM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kimnunes • 18/3/2015 • 798 Palavras (4 Páginas) • 876 Visualizações
Análise da Matriz de BCG – International Business Machines – IBM
Objetivo
O objetivo desse trabalho é fazer uma análise da matriz de BCG da IBM, uma das maiores empresas de tecnologia do mundo, com uma das marcas mais valiosas do mercado (e a primeira marca no que se refere a negócios Business to Business) e líder em registro de patentes nos últimos 21 anos consecutivamente.
Introdução
Antes de entrarmos no estudo de caso sobre a IBM, gostaria de esclarecer e pontuar o que seria a matriz de BCG.
A matriz de BCG foi criada por Bruce Henderson em 1970 para a empresa de consultoria Boston Consulting Group (daí o nome da matriz). Seu objetivo é suportar a análise de portfólio de produtos ou unidades de negócio baseado no conceito de ciclo de vida de um produto. Ela e utilizada para alocar recursos em atividades de gestão de marcas e produtos, planejamento estratégico e análise de portfólio.
Ela consiste em dividir os produtos da empresa em quatro quadrantes, conforme a seguir:
• Produtos no Quadrante Estrela: São os produtos que estão tendo um bom desempenho de vendas na empresa e também apresentam um forte crescimento no mercado. Devem ser investidos recursos para tais produtos. Exigem forte despesas com marketing para manter frente a concorrência do mercado.
• Produtos no Quadrante Vaca Leiteira: são produtos que trazem retorno financeiro para a empresa sem exigir grandes investimentos. O retorno financeiro das vacas leiteiras possibilita os investimentos nos produtos estrela. Para muitos especialista o melhor para a empresa seria que ela só tivesse produtos neste quadrante.
• Produtos no Quadrante Ponto de Interrogação: São produtos com possibilidade de crescimento, mas sem resultados expressivos comprovados ainda. Seriam as inovações que surgem nas empresas devagar e exigem forte pesquisa de marketing para avaliar a aceitação do mercado para tal produto. Muitos desses produtos podem se tornar Produtos Estrela.
• Produtos no Quadrante Abacaxi ou Cachorro de Estimação: são produtos que tem pouca participação no mercado e (geralmente) apresentam altos custos para a empresa. Podem ser produtos que já tiveram grande presença no mercado, mas atualmente, por uma série de motivos, deixaram de ter tal importância. A empresa deve tentar reverter a situação ou, se for o caso, eliminar tais produtos de sua linha.
Estudo de Caso – IBM
A IBM desde a década de 1990, conta com cinco principais unidades de negócio, a saber: GTS (Global Technology Services) que presta serviços na área de tecnologia, GBS (Global Business Services), de consultoria de TI, SW Group, que fornece Software, STG (Systems and Technology Group), que fornece Hardware e IGF (IBM Global Financing), que financia os produtos ou serviços da IBM para as empresas que os desejarem adquirir, através do Banco IBM.
Podemos encaixar as Unidades de Negócio da IBM da seguinte forma:
• Nos últimos tempos a área de Software vem recebendo mais investimentos da companhia, pois aponta para uma tendência de crescimento no mercado nos próximos anos. Também tem crescido bastante e tem trazido os resultados esperados pela empresa e pelos acionistas.
• As áreas de GBS e GTS
...