ANÁLISE DE DADOS E INTERPRETAÇÃO
Projeto de pesquisa: ANÁLISE DE DADOS E INTERPRETAÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mnpaula • 24/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.776 Palavras (12 Páginas) • 303 Visualizações
RESUMO
A gestão da cadeia de suprimentos e suas interfaces com o planejamento da produção têm atraído a atenção de acadêmicos e profissionais. As empresas têm investido na implantação deste conceito na busca por vantagem competitiva. O presente trabalho tem como objetivo analisar a utilização da cadeia de suprimentos. Para isto, foi realizado um levantamento teórico sobre o tema. A partir deste, identificaram-se quatro aspectos considerados chaves na gestão da cadeia de suprimentos: Gestão Integrada, Estoque, Transporte e armazenamento. Destacando assim a importância destes aspectos nas cadeias de suprimentos.
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.................................................................................................................3
1. CONTEXTO PESQUISADO........................................................................................6
1.1 APRESENTAÇÃO DA EMPRESA................................................................6
1.2 MAPEAMENTO DOS PROCESSOS..............................................................6
1.3 CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA......................................................7
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA..................................................................................8
3. ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS............................................................9
3.1 ANÁLISE DOS DADOS................................................................................10
3.2 INTERPLETAÇÃO DOS DADOS................................................................13
4. PLANO DE MELHORIAS..........................................................................................13
CONSIDERAÇÕES FINAIS E SUGESTÕES................................................................14
REFERÊNCIAS...............................................................................................................14
1,Introdução
Os impactos sofridos pelo mercado de combustíveis durante anos de incertezas e restrições, hoje podemos reforçar que, temos um panorama totalmente modificado no ambito logístico, pela abertura dos mercados primários e novas descobertas, ofereceu ao mercado de trabalho e consequentemente uma formação de carreira mais apurada, exigidada pelas companhias. Com a sintetização da educação focada no setor de gerenciamento estratégicos da cadeia de suprimentos, exige-se uma tomada de decisões de controle, produção, planejamento e distribuição.
O Supply Chain Management (SCM) nada mais é do que, a integralização de todos os “serviços” dos processos industriais e comerciais, sendo estes providos das necessidades dos consumidores finais, ou seja, consumo=fornecedor, com isso gerando uma cadeia de produtos, serviços e informações geradas pelo valores dos clientes.
Muito os tempos em que a cadeia de suprimentos era movimentada pela força animal e humana, saindo totalmente da força bruta para a inteligência mecânica e automatizada, não se contendo a este último, estamos partindo para um futuro de grandes competidores mundiais, vai comandar quem terá uma equipe totalmente sincronizada e experiente. A atualidade da cadeia de suprimentos, exige administradores que tenham, capacidade e competência de identificar a ineficiência da competência eliminando todos riscos e incertezas utilizando-se de sua interação de seu relacionamentos com ambos lados da “moeda”, traduzindo em benefícios, competitividade, e aumentando sua rentabilidade e seus negócios.
O objetivo deste trabalho, é identificar uma cadeia de suprimentos de uma Distribuidora de Combustíveis, onde enfocarei a pesquisa no gerenciamento, mapeamento dos processos de compra, armazenamento e venda ao consumidor final. Usarei uma empresa fictícia que não contem um gerenciamento adequado na cadeia de suprimentos, a chamarei de “XYZ”.
Neste gerenciamento exige-se estratégias empresariais, usando-se as ferramentas da evolução da sua base conceitual logística, a vantagem competitividade se tranforma em valores aos clientes. Para tanto, indagarei questões no intento de, logisticamente encontrar carecterísticas e respostas tais como: (i) A cadeia de suprimentos oferece benefícios e oportunidades? (ii) As melhorias são consideradas em que ponto do processo da cadeia de suprimentos? (iii) Na redução de custos, quanto se pode estimar?
Logística como diferencial competitivo
De acordo com Bowersox e Closs (2001), a logística é muito mais do que um simples processo de distribuição e envolve também a integração de atividades relacionadas com informações, transportes, estoques, armazenamento e manuseio de materiais e embalagens.
Complementa-se essa perspectiva com a de Christopher (1999), segundo o qual a crescente competitividade e o aumento de complexidade da área de operações e logística demandam novas abordagens para a gestão da cadeia logística, mostrando-se necessário o alinhamento com a estratégia empresarial com vistas à coordenação e integração entre as atividades e os relacionamentos internos e externos.
1, Contexto Pesquisado
1,1 Nome da Empresa
A empresa XYZ é uma empresa de médio porte, localizada estratégicamente no sudeste atendendo os estados da Bahia, Espírito Santo e Minas Gerais.
Sua área de atuação está comprometida com o ramo de distribuição de combustíveis e similares, atendendo uma gama da cadeia terciária sendo estes com e sem bandeira.
Seus principal fornecedor é a Petrobras cuja mainstrean está presente em vários estados brasileiros, sendo uma única fonte de fornecimento de combustíveis a mesma mantem sua própria diretriz, pessoal habilitado e capacitado entrenhado em sua administração, frota própria de veículos de transportes e canteiros
...