ANÁLISE ERGONÔMICA DO AMBIENTE DE TRABALHO DE TELEATENDIMENTO
Por: Danieli Rossi • 24/4/2018 • Trabalho acadêmico • 753 Palavras (4 Páginas) • 292 Visualizações
Ministério da Educação
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
Campus Medianeira
APS – Medianeira
ANÁLISE ERGONÔMICA DO AMBIENTE DE TRABALHO DE TELEATENDIMENTO
Aluna: Louiza S. S. Tibes;
RA: 1959786;
Professor: Carlos Fernandes.
Medianeira, 10 de novembro de 2017.
O objetivo da telecomunicação é responsável pelo atendimento e ações pertinentes a telemarketing ativo, receptivo e resposta a demandas do site fale conosco, chat e mídias sociais. No receptivo atende ligações telefônicas, fornecendo informações, orientações e direcionamentos, agendamento de consultas, registros de reclamações e sugestões, inscrições para eventos, dentre outros. No telemarketing ativo atua em ações de divulgações de serviços, eventos, confirmação de recebimento de convites, confirmação de consultas, suporte e interação com áres para acompanhamento, atualização e inserção de dados para ações demandadas, dentre outras conforme necessidade.
A metodologia utilizada que dará suporte a este trabalho é a análise ergonômica do trabalho, que contempla as seguintes etapas com seus respectivos métodos:
- Análise Ergonômica de Demanda - Procura-se nesta fase, definir os pontos mais críticos do ponto de vista ergonômico empregando, como:
- A má postura: Geralmente as atendentes de telecomunicação ficam sentadas de maneira incorreta devido ao tempo de trabalho, causando várias lesões pelo corpo como: Dor no pescoço, dor na lombar, dor nos braços ou antebraço, dor nas mãos, dor nas pernas, sensação de cansaço e desconforto.
E outros problemas de saúde mais graves como: LER/DORT, lesões, hérnia de disco, bico de papagaio, escoliose, lordose, cifose e outros desvios na coluna.
- A iluminação inadequada: Em certas empresas a iluminação é suspensa na parte do teto, no qual o escritório é grande e em certos pontos não chega a iluminação correta.
- O Ambiente de trabalho: geralmente o ambiente de um telemarketing é uma sala grande com várias pessoas, e mesas, e nessas mesas individuais o espaço é pequeno e não tem ergonomia correta.
- Análise Ergonômica da tarefa - a análise da tarefa representa a descrição do sistema em foco, ou seja, a descrição do conjunto dos elementos desse sistema.
Em uma empresa de telecomunicação tem:
- Um diretor geral: que coordena o escritório inteiro, dirá o que está certo ou errado, e sempre procurando o bom desenvolvimento do trabalho.
- Um gerente financeiro: que irá tomar conta de todas as financias do estabelecimento.
- Um assistente de operações: que ajudará a dar assistência ao que for necessário. Ex: procurar um técnico de concertos, ajudar em um conflito, ajudar em algo que está dando errado.
- Uma faxineira: terá cargo de manter o ambiente sempre limpo e com cheiro agradável.
- Operador de relações com o mercado: são pessoas responsáveis pela telecomunicação, que farão a comunicação com o mercado, anunciando os produtos, fazendo propagandas, agendando compromissos, sendo um bom telemarketing.
- Análise da atividade: Identifica-se os comportamentos cognitivos e físico-musculares desenvolvidos pelos trabalhadores para a realização do seu trabalho. Para Guerin et al (2001), a atividade corresponde à maneira pela qual o homem dispõe de seu corpo, sua personalidade e sua competências para realizar um trabalho.
[pic 1]
- Diagnóstico e recomendações ergonômicas: O diagnóstico diz respeito aos pontos críticos do sistema homem-tarefa que foi delimitado, dentro do qual intervêm fatores cuja natureza, modo de influência e as possibilidades de transformações podem se ineridos pelos conhecimentos em ergonomia.
- Layout com via de circulação deficiente: Uma solução para reduzir o congestionamento gerado nas trocas de turno é ativar a utilização desta porta, possibilitando mais acesso local.
[pic 2]
- Sensações térmicas no mesmo espaço de trabalho: Em função das atuais estruturas elétrica e telefônica, torna-se mais viável alterar o local de posicionamento o ar condicionador para uma posição central.
- Alto índice de desconforto físico atribuído a atividade. Recomendações: um espaço físico adequado para o descanso e recuperação é de extrema importância na busca pela redução das queixas de desconforto físico.
- Iluminação inadequada. Recomendações: Um novo dimensionamento do número de luminárias é necessário, seguido de um rearranjo luminoso parra que consiga satisfazer a todos.
- A cadeira ser estofada e giratória, com regulagem de altura. O encosto tem regulagem de altura e de inclinação, contando ainda com apoios para braços, também com regulagem.
- Apoio para os pés, de formato anatômico, com regulagens para proporcionar mais conforto ao atendente.
- Apoio para o monitor, para que fique reto com os olhos.
- Mousepad ergonômico.
...