ANÁLISE TÉRMICA
Por: gamito • 4/4/2016 • Monografia • 380 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Utilizar a lei de condução térmica para explicar o fenômeno de transferência de energia das partículas mais energéticas para as menos energéticas de uma substancia devido às interações entre partículas. Havendo assim uma difusão de energia molecular, e coeficiente global de transferência de calor, para poder explicar como um trocador de calor do tipo casco e tubos exerce sua função para o resfriamento do fluido utilizado.
TROCADOR DE CALOR.
Trocador de calor é um dispositivo no qual o calor é transferido entre uma substância fria e outra quente, geralmente fluidos.
Existem três tipos básicos de resfriadores: recuperadores, regeneradores, trocadores de calor de contato direto. Trataremos do primeiro caso que enfatizará projetos de envoltório e tubos.
O projeto mais simples deste resfriador consiste em um tubo dentro de outro como mostra a fig.1.
Figura 1 Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
O tipo mais comum de resfriador e bastante utilizado pelas indústrias, é o arranjo de envoltório de tubos mostrado na fig.2 (a; f). “Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
Figura 2(a; f). Principais Tipos e Partes de um trocador Tubular.Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
7.2 DEFLETORES
Neste tipo de resfriador, um fluido desloca-se por dentro de tubos, enquanto outro fluido é forçado a deslocar-se por um envoltório mantendo contato com a parte externa dos tubos. Deslocando-se sobre os tubos, obtém-se um coeficiente de transferência de calor mais alto no escoamento cruzado que no escoamento paralelo de tubos. Para obter-se correntes cruzadas no lado do envoltório, são posicionados defletores como mostrado na fig.3 e fig.4.
Figura 3 defletores também conhecidos como chicanas. Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
Figura 4(a; b). Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
Esses defletores garantirão o deslocamento transversal aos tubos em cada seção, escoando para baixo na primeira, para cima na segunda. Três a quatro passagens pelo tubo podem ser obtidas, alterando-se o arranjo do espaço no coletor como visto na fig.4. O tipo mais comum é o defletor de disco e anel mostrado na fig. 5.
Figura 5. Centro Federal de Educação Técnológica da Bahia” Apostila transferência de calor, edição única.
...