APOSTILA DE UML
Artigo: APOSTILA DE UML. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: netto3 • 31/7/2014 • 989 Palavras (4 Páginas) • 371 Visualizações
O grande problema do desenvolvimento de novos sistemas utilizando a orientação a objetos
nas fases de análise de requisitos, análise de sistemas e design é que não existe uma notação
padronizada e realmente eficaz que abranja qualquer tipo de aplicação que se deseje. Cada
simbologia existente possui seus próprios conceitos, gráficos e terminologias, resultando numa
grande confusão, especialmente para aqueles que querem utilizar a orientação a objetos não só
sabendo para que lado aponta a seta de um relacionamento, mas sabendo criar modelos de
qualidade para ajudá-los a construir e manter sistemas cada vez mais eficazes.
Quando a "Unified Modeling Language" (UML) foi lançada, muitos desenvolvedores da área da
orientação a objetos ficaram entusiasmados já que essa padronização proposta pela UML era o
tipo de força que eles sempre esperaram.
A UML é muito mais que a padronização de uma notação. É também o desenvolvimento de
novos conceitos não normalmente usados. Por isso e muitas outras razões, o bom
entendimento da UML não é apenas aprender a simbologia e o seu significado, mas também
significa aprender a modelar orientado a objetos no estado da arte.
UML foi desenvolvida por Grady Booch, James Rumbaugh, e Ivar Jacobson que são
conhecidos como "os três amigos". Eles possuem uma extenso conhecimento na área de
modelagem orientado a objetos já que as três mais conceituadas metodologias de modelagem
orientado a objetos foram eles que desenvolveram e a UML é a junção do que havia de melhor
nestas três metodologias adicionado novos conceitos e visões da linguagem. Veremos
características de cada uma destas metodologias no desenvolver deste trabalho.
Veremos como a UML aborda o caráter estático e dinâmico do sistema a ser analisado levando
em consideração, já no período de modelagem, todas as futuras características do sistema em
relação a utilização de "packages" próprios da linguagem a ser utilizada, utilização do banco de
dados bem como as diversas especificações do sistema a ser desenvolvido de acordo com as
métricas finais do sistema.
Não é intuito deste trabalho definir e explicar os significados de classes, objetos,
relacionamentos, fluxos, mensagens e outras entidades comuns da orientação a objetos, e sim
apresentarmos como essas entidades são criadas, simbolizadas, organizadas e como serão
utilizadas dentro de um desenvolvimento utilizando a UML.
2. Desenvolvimento de Softwares orientado a objetos
Os conceitos da orientação a objetos já vêm sido discutidos há muito tempo, desde o
lançamento da 1ª linguagem orientada a objetos, a SIMULA. Vários "papas" da engenharia de
software mundial como Peter Coad, Edward Yourdon e Roger Pressman abordaram
extensamente a análise orientada a objetos como realmente um grande avanço no
desenvolvimento de sistemas. Mas mesmo assim, eles citam que não existe (ou que não existia
no momento de suas publicações) uma linguagem que possibilitasse o desenvolvimento de
qualquer software utilizando a análise orientada a objetos.
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Os conceitos que Coad, Yourdon, Pressman e tantos outros abordaram, discutiram e definiram
em suas publicações foram que:
· A orientação a objetos é uma tecnologia para a produção de modelos que especifiquem
o domínio do problema de um sistema.
· Quando construídos corretamente, sistemas orientados a objetos são flexíveis a
mudanças, possuem estruturas bem conhecidas e provêm a oportunidade de criar e
implementar componentes totalmente reutilizáveis.
· Modelos orientado a objetos são implementados convenientemente utilizando uma
linguagem de programação orientada a objetos. A engenharia de software orientada a
objetos é muito mais que utilizar mecanismos de sua linguagem de programação, é
saber utilizar da melhor forma possível todas as técnicas da modelagem orientada a
objetos..
· A orientação a objetos não é só teoria, mas uma tecnologia de eficiência e qualidade
comprovadas usada em inúmeros projetos e para construção de diferentes tipo de
sistemas.
A orientação a objetos requer um método que integre o processo de desenvolvimento e a
linguagem de modelagem com a construção de técnicas e ferramentas adequadas
3.
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