APS Unip primeiro semestre engenharia
Por: Allana12345 • 20/9/2016 • Trabalho acadêmico • 6.322 Palavras (26 Páginas) • 789 Visualizações
SÃO PAULO
2016
UNIVERSIDADE PAULISTA (UNIP)
C8989B8 - Allana Abrantes Pêgo
D043498 – Kaique A. Silvio dos S. Teixeira
C98ECJ3 - Murilo Muhlenbruch Ragonezi
ATIVIDADE PRÁTICA SUPERVISIONADA (APS)
VIDA E OBRA
FILOSOFO, MATEMÁTICO E FÍSICO.
Trabalho acadêmico apresentado à Universidade Paulista (UNIP), como requesito avaliativo para a Atividade Prática Supervisionada (APS).
Avaliado em ___/___/_____
Professor (a): __________________________________________
Assinatura: ____________________________________________
Professor (a): __________________________________________
Assinatura: ____________________________________________
SUMÁRIO
1-INTRODUÇÃO.....................................................................................................3
2- BIOGRAFIAS
2.1- René Descartes.....................................................................................4
2.2 - Aristóteles.............................................................................................7
2.3 - Faraday...............................................................................................10
3 – EXPOSIÇÃO DE IDÉIAS/ TEORIAS E LEIS.
3.1 – René Descartes..................................................................................12
3.2 – Aristóteles...........................................................................................13
3.3 – Faraday ..............................................................................................14
4 – IMPACTOS PRODUZIDOS.
4.1 – René Descartes...................................................................................17
4.2 – Aristóteles............................................................................................18
4.3 – Faraday................................................................................................19
5 – ANÁLISE DA FUNÇÃO (Faraday.)....................................................................20
6 – DISSERTAÇÃO..................................................................................................21
7 – BIBLIOGRAFIA..................................................................................................24
1 – INTRODUÇÃO.
Alguns homens e mulheres no decorrer da história são conhecidos por mudarem conceitos de suas respectivas épocas, causando mudanças claras que decorrem se pelos anos e que atualmente são chamados de gênios.
Não foi diferente com Aristóteles, Descartes e Faraday, conceitos idealizados por esses grandes pensadores são memoráveis a tal ponto que, academicamente, os estudos respectivos de cada um são de extrema relevância, a ponto que se influenciou a maioria das áreas conhecidas da humanidade como: Geometria, teologia, metafísica, eletroquímica, eletromagnetismo, álgebra, enfim, inúmeras áreas que brevemente serão abordadas no decorrer deste trabalho acadêmico.
Aristóteles foi considerado um dos melhores filósofos da Grécia, devido sua trajetória profissional, que integrou questões diversificadas e de grande importância para uma melhor compreensão a respeito do surgimento do universo. Usando a lógica em suas teorias, confrontou as ideias de seu mestre Platão que, por sua vez, acreditava em um mundo inato, ou seja, a realidade não dependia de uma ideologia concreta no mundo real, mas que partia de outro mundo idealizado.
Descartes era um matemático que conquistou admiradores e seguidores de suas ideias em todo o mundo, apesar de viver sempre isolado socialmente, colaborou para o nascimento de muitas ideias inovadoras tanto em matemática, quanto em física e filosofia, confrontou a igreja e muitos de seus professores na adolescência. Um rebelde que não queria ignorar sua mente pensamente e seu espírito libertário.
Faraday foi um grande cientista. Apesar de todas suas dificuldades financeiras e familiares, criou conceitos utilizados até hoje na área das exatas, especificamente na química e na física. Deu aula numa das mais renomadas instituições da época, realizando grandes excursões pela Europa e tendo diversas experiências com demais cientistas. Aprofundou seus estudos para o bem da comunidade, onde suas invenções e conhecimentos estão presentes até os dias atuais, não podendo ser esquecidas.
2- BIOGRAFIAS
2.1 René Descartes.[pic 1]
Rene Descartes nasceu em 31 de março de 1596, em La Haye, porém a residência habitual dos pais era em Chatellerault, alguns dizem erroneamente que a família Descartes era de uma nobreza antiga. Mas a verdade é que o avô e pai de René eram médicos, conseguindo assim comprar títulos e serem isentados de pagarem impostos cobrados aos plebeus.
A mãe de René o teve em La Haye onde residia sua mãe, na ausência do marido. René foi seu terceiro filho e herdou da mãe a saúde frágil.
A saúde frágil impossibilitou que a mãe de René cuidasse e amamentasse o filho, com isso foi entregue a uma ama de leite, mulher essa que René deu assistência por toda a vida. A mãe de René faleceu antes que o mesmo completasse 1 ano, a relação de Rene com o pai não era boa, sua avó culpava o pai de René pelo agravamento da doença da filha.
Durante a infância Rene cultivou um grande amor pela natureza e pelo campo. Ele observava tudo, todos os fenômenos naturais que haviam, a reação dos ventos, da terra, da água, o comportamento instintivo dos animais.
O menino foi alfabetizado na casa da avó, pois não era conveniente que fosse ao colégio tão cedo, por causa de sua saúde.
Rene Descartes entrou para o colégio de La Fleche em 1607 e saiu dali em setembro de 1615. Era um colégio jesuíta e em decorrência de sua saúde frágil gozava de alguns previlegios, não precisava acordar as 5 da manhã como os outros e era autorizado a dormir 10 horas ao invés de 8 como os outros.
O colégio era composto por pessoas de todas as classes sociais, vindas de todas as partes da França, todos eram tratados da mesma forma pelos jesuítas.
...