AS MEDIÇÕES NO MULTÍMETRO
Por: Igor Xavier • 1/4/2017 • Trabalho acadêmico • 956 Palavras (4 Páginas) • 226 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA
DEPARTAMENTO DE FÍSICA
CURSO DE ENGENHARIA MECÂNICA
MEDIÇÕES NO MULTÍMETRO
João Pessoa – PB
2015
- OBJETIVOS
O objetivo do experimento é ensinar como se utiliza o multímetro corretamente, assim como a forma adequada de se realizar as medições de corrente, resistência e tensão elétrica. Os resultados experimentais foram confrontados com os resultados nominais, para encontrarmos uma explicação numa eventual diferença entre estes dois resultados.
- INTRODUÇÃO TEÓRICA
A área da física que vamos explorar nesse experimento é a eletricidade. Para isso, devemos deixar claro três conceitos importantes: resistência, corrente e tensão elétrica.
O primeiro conceito supracitado, resistência elétrica, é a capacidade que um corpo qualquer tem de dificultar a passagem de corrente elétrica, mesmo quando existe uma diferença de potencial aplicada. A fórmula da resistência elétrica é dada pela lei de Ohm:
[pic 2]
[pic 3]
Onde, R é a resistência;
U é a tensão elétrica entre dois pontos antes e depois do resistor;
I é a corrente que ultrapassa o resistor;
A resistência elétrica também pode ser encontrada através das propriedades de um material dado, na segunda lei de Ohm:
[pic 4]
Onde, R é a resistência;
ρ é resistividade do condutor;
l é o comprimento do condutor;
A é a área de seção do condutor;
O segundo conceito supracitado é o de corrente elétrica, que nada mais é do que o fluxo ordenado de partículas portadoras de carga elétrica , ou também, é o deslocamento de cargas dentro de um condutor, quando existe uma diferença de potencial elétrico entre as extremidades.
E por último, o conceito de tensão elétrica, que é a diferença de potencial elétrico entre dois pontos. Ou ainda melhor, tensão elétrica é a diferença de energia potencial elétrica por carga elétrica existente entre dois pontos. Pode ser conceituada, também, como o trabalho a ser realizado, por unidade de carga, contra um campo elétrico para movimentar uma carga qualquer.
Para efeitos de medidas de corrente, tensão e resistência elétrica é usado um aparelho comum e acessível a todos, chamado Multímetro. Este assume a função conjunta do ohmímetro, do voltímetro e do amperímetro. No instrumento, podemos escolher qual função usar girando uma chave rotativa (figura 1).
[pic 5]
Figura 1 – Exemplo de Multímetro Digital
No primeiro quadrante nós temos posições que medem tensão elétrica, além do que, a chave rotativa nos permite escolher qual o limite de tensão que possa ser identificado. O multímetro ainda nos permite ter a opção DCV ou ACV, respectivamente tensões contínuas e tensões alternadas e que podem ser escolhidas no apertando um botão que se encontra ao lado esquerdo do botão “on/off” do aparelho.
No quarto quadrante nós temos as posições que medem a corrente elétrica, assim como os limites que podem ser escolhidos para identificar uma corrente. O multímetro também nos dá uma opção de escolher medições com corrente continua (DCA) e medições com corrente alternada (ACA).
No terceiro quadrante nós temos posições que medem a resistência, assim como os limites que podem ser escolhidos para identificar uma resistência. O multímetro vem com dois cabos, o vermelho e o preto, que podem conectar o instrumento a uma fonte de corrente ou fonte de tensão.
...