TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO

Por:   •  26/8/2020  •  Seminário  •  2.318 Palavras (10 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 10

ESCOLA _______________________________

CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO

Aluno:

MEDIDAS DE CONTROLE DO RISCO ELÉTRICO

NR 10. (SEMINÁRIO)

Cidade

2020.

Cara professora____________________, este trabalho tem por objetivo; prevenir perdas em toda loja usando os recursos já existentes com estratégia focada no nosso empreendimento.

SUMÁRIO

topicos

1. Introdução

2. Regras para avaliação de risco em instalações elétricas

  1. Metodologia para análise de risco
  2. Medidas de controle
  3. Medidas de proteção coletiva

5.1.Desenergização

5.2.Seccionamento

5.3.Impedimento de reenergização

5.4. Constatação da ausência de tensão

5.5. Instalação de aterramento temporário com quipotencialização dos condutores dos circuitos

5.6. Proteção dos elementos energizados na zona controlada

5.7. Instalação da sinalização de impedimento de

Reenergização

  1. Introdução

A privatização do setor elétrico na década de 1990 foi acompanhada não somente da introdução de novas tecnologias e materiais, mas também de profundas alterações nos processos e na organização do trabalho, com a terceirização dos serviços e consequentemente precarização das condições de segurança e saúde no trabalho. O índice de acidentes envolvendo energia elétrica aumentou de forma significativa mostrando a gravidade das condições de segurança e saúde existentes nas atividades e serviços no setor energético.

Com o objetivo de mudar esse cenário, em outubro de 2002 foi colocado em consulta pública o texto da NR10 que alterava profundamente a redação anterior, com a introdução de novas diretrizes em consonância com conceitos mais modernos de segurança e saúde em instalações e serviços com eletricidade.

Com a publicação da portaria 598, de 7 de dezembro de 2004, a NR10 ganhou nova redação. Foram incluídas importantes determinações como a proibição de trabalho individual em atividades de alta-tensão (Comissão Eletrotécnica Internacional e os demais órgãos associados IETIEEEVDEABNT, etc. definem circuitos de alta tensão como aqueles com mais de 1000 V em corrente alternada e pelo menos 1500 V em corrente contínua, distinguindo-os de circuitos de baixa tensão (50–1000 V CA ou 120–1500 V CC) e de extra-baixa tensão (< 50 V CA ou < 120 V CC). Esta definição encontra-se no contexto de cabeamento e segurança de equipamentos elétricos.) ou no sistema elétrico de potencia (SEP) e a obrigatoriedade de elaboração do prontuário de instalações elétricas.

Ponto de vista da segurança

A revisão da norma regulamentadora 10 (NR10) veio suprir uma deficiência técnica, ou lacuna, entre;

  • Os profissionais que interagem com eletricidade
  • As normas e os procedimentos
  • Os equipamentos de segurança

Essa deficiência tem causado altos índices de intervenções em instalações elétricas. A analise é simples: se o profissional não utilizar os equipamentos corretamente especificados, ignora as normas e os procedimentos pertinentes, como  consequência há grande probabilidade de ocorrer um acidente de trabalho. Funciona por exemplo como uma engrenagem, se alguma peça não girar corretamente, um defeito indesejado vai surgir em determinado tempo.

A NR 10 surgiu para resolver essa situação de risco, tornando obrigatórias a utilização de equipamentos corretamente especificados, a elaboração de procedimentos de trabalho, a atenção as normas da associação brasileira de normas técnicas (ABNT) e, principalmente, a capacitação dos profissionais envolvidos. Todas as exigências visam a diminuição dos acidentes de trabalho. Sendo assim, conclui-se que a revisão da norma tem papel fundamental na área de segurança do trabalho.

Ponto de vista do governo

        Em relação ao governo, podemos citar duas áreas que receberam benefícios importantes, proporcionados diretamente pela revisão da NR10;

  • Área social
  • Área econômica

Na área social ao evitar que os acidentes aconteçam, o governo garante o bem estar dos profissionais, ou seja, a atuação do ministério do trabalho propicia maior segurança aos trabalhadores que interagem com eletricidade.

No âmbito econômico, a revisão da NR10, englobam diversos benefícios para o governo, com destaque para duas grandes vantagens;

  •  Aumento da arrecadação de impostos
  • Diminuição do custo da previdência

 Mas o que é eletricidade?

    Segundo o site brasil escola (https://brasilescola.uol.com.br/fisica/eletricidade.htm) Eletricidade é o nome dado a um conjunto de fenômenos que ocorre graças ao desequilíbrio ou à movimentação das cargas elétricas, uma propriedade inerente aos prótons e elétrons, assim como também dos corpos eletricamente carregados. Na eletricidade, existem fenômenos eletrostáticos e eletrodinâmicos, relativos a cargas em repouso e em movimento, respectivamente.

Fase de geração

        A energia elétrica pode ser gerada a partir de varias fontes, sejam elas renováveis (sol, vento, água) ou não renováveis, também chamadas de esgotáveis (Biomassa e energia nuclear). A fase de geração corresponde ao conjunto de sistema geradores como usinas hidrelétricas, termelétricas, eólicas e nucleares.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (558.1 Kb)   docx (1.7 Mb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com