AS MEDIDORES DE PRESSÃO: MANÔMETRO, BARÔMETRO E PIEZÔMETRO
Por: Sarita Araujo • 15/11/2021 • Trabalho acadêmico • 3.162 Palavras (13 Páginas) • 242 Visualizações
[pic 1]
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
CURSO BACHARELADO EM CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLÓGICAS
MEDIDORES DE PRESSÃO: MANÔMETRO, BARÔMETRO E PIEZÔMETRO
CRUZ DAS ALMAS – BAHIA
2019
MEDIDORES DE PRESSÃO: MANÔMETRO, BARÔMETRO E PIEZÔMETRO
Trabalho apresentado ao Curso Bacharelado em Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia – UFRB, Campus Cruz das Almas, como parte dos requisitos para obtenção de nota da disciplina Geração de Energia Elétrica.
Orientador:
CRUZ DAS ALMAS – BAHIA
2019
Sumário
1. INTRODUÇÃO 4
2. PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO 5
2.1 Manômetro de tubo em “U” 5
2.1.2. Manômetro de tubo inclinado 6
2.1.3. Manômetro com tubo Bourdon 7
2.1.4 Manômetro digital 8
2.2. Piezômetro 9
2.3. Barômetro 10
3. CARACTERÍSTICAS 11
4. PRINCIPAIS ELEMENTOS/ EQUIPAMENTOS 12
4.1. Manômetro 12
4.2. Barômetro 12
4.3. Piezômetro 12
5. VANTAGENS E DESVANTAGENS 13
5.1. Vantagens do manômetro 13
5.1.2 Desvantagens do manômetro 13
5.2.1. Vantagens do barômetro 13
5.2.2. Desvantagens do barômetro 13
5.3.1 Vantagens do piezômetro 14
5.3.2 Desvantagens do piezômetro 14
6. CONCLUSÃO 15
7. BIBLIOGRAFIA 16
INTRODUÇÃO
A metrologia é a ciência que estuda todos os aspectos teóricos e práticos pertinentes as medições. Ao medir uma grandeza são utilizados instrumentos adequado para atender cada necessidade, assim garantir a precisão das medições para que nada de errado aconteça. Nessa conjuntura, as medições fazem parte do controle de produção e avaliação de qualidade de determinados parâmetros, assim existem diversos instrumentos que desempenham funções de acordo com cada necessidade.
Nessa vertente, a construção de instrumentos de medição mais precisos é cada vez mais frequente com a finalidade de gerar melhores resultados. Sendo utilizados para atender necessidades especificas, portanto, deve se escolher o instrumento adequado para realizar a medida, aprender o procedimento de utilização do instrumento escolhido e avaliar o resultado criticamente. Os instrumentos de medição são sujeitos à testes periódicos de exatidão e calibração para ter um controle dos dados encontrados e saber se estão de acordo com as normas (padrões) reconhecidas pela ciência, com isso proporciona uma maior confiabilidade ao mensurar a grandeza desejada.
Nessa perspectiva, instrumentos que medem a pressão são utilizados em diversas áreas. Sendo a pressão uma grandeza física que mensura a ação de uma ou mais forças sobre um determinado espaço, podendo este ser líquido, gasoso ou sólido. Ao medir e controlar essa grandeza em determinados processos é essencial por garantir segurança e qualidade, sendo utilizado em máquinas, proteção ambiental e segurança, em uma unidade de produção, entre outros.
O mundo da instrumentação e do controle de processos está cada vez mais evoluindo com equipamentos de medição, transmissão e automação que são mais rápidos, precisos e duráveis. Entre os instrumentos usados para medição de pressão estão manômetros e barômetros, que são usado para medir a pressão de gases, o piezômetro, usado para medir pressão em líquidos, entre outros que são bastante utilizados, permitindo detectar, visualizar, registrar os dados e, assim, usar essas informações detectadas com segurança.
PRINCÍPIO DE FUNCIONAMENTO
2.1 Manômetro de tubo em “U”
É feito de tubo graduado com formato de “U” que possui dois ramos (as “pernas” do aparelho), um liquido dentro dele, geralmente, é o mercúrio ou água, e um engaste rápido em um dos ramo, para encaixar o suporte que contém o gás que deseja determinar a pressão, e o outro ramo fica aberto sujeito a pressão atmosférica. Assim, a pressão que se deseja determinar é calculada através da escala graduada que indica a diferença de altura resultante do movimento do fluído nos dois ramos. Vale ressaltar, que esse instrumento mede pressão relativamente baixa de gases, conforme a figura 1.
...