ATIVIDIDADE DE QUIMICA DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO CIVIL
Por: RenanMeenezes • 7/9/2022 • Trabalho acadêmico • 781 Palavras (4 Páginas) • 88 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE ARI DE SÁ
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
PEDRO LUCAS BOTELHO NAUS
ROBSON CARVALHO ACIOLY
RENAN DE OLIVEIRA MENEZES
RONALDO VITOR RAMOS OLIVEIRA
ATIVIDADE ACADÊMICA 02 DE QUÍMICA DOS MATERIAIS
FORTALEZA
2022
PEDRO LUCAS BOTELHO NAUS
ROBSON CARVALHO ACIOLY
RENAN DE OLIVEIRA MENEZES
RONALDO VITOR RAMOS OLIVEIRA
ATIVIDADE ACADÊMICA 02 DE QUÍMICA DOS MATERIAIS
Atividade Acadêmica 02 da disciplina de química dos materiais apresentada ao Curso de Engenharia Civil da Faculdade Ari de Sá.
Orientador: Prof.ª Emanuelle Sancho.
FORTALEZA
2022
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO...................................................................................................................4
- MATERIAL UTILIZADO..................................................................................................4
- CLASSIFICAÇÃO DO PISO..............................................................................................5
1. INTRODUÇÃO
É de conhecimento geral que várias raças de médio a grande porte de cachorros domésticos possuem tendência a desenvolver o quadro clinico de displasia coxofemoral, que consiste em uma disparidade entre o crescimento dos ossos do quadril com a massa muscular primária responsável pelo movimento das patas traseiras dos cães e de sua instabilidade, causando desconforto e dificuldade na locomoção deles. Nesse contexto, iremos propor para o projeto de um canil da raça golden retriever, raça a qual possui predisposição a desenvolver esse quadro, uma solução para diminuir as possibilidades do desenvolvimento dessa doença, com foco no tipo de material utilizado para o revestimento do piso das áreas do canil. Foi utilizado para realizar esse trabalho a hipótese de uma união de materiais distintos para a criação de um tipo de material cerâmico alternativo, com base nos conhecimentos repassados nas aulas de Química dos materiais.
2. MATERIAL UTILIZADO
A cerâmica vai ser constituída de dois materiais: Argila Preta (existente no Brasil) + Gnaisse (existente no Brasil, essa junção aliada com uma superfície levemente áspera para proporcionar um piso antiderrapante).Uma camada de areia queimada também pode ser acrescentada no piso cerâmico.
A argila preta vai ser utilizado como matéria base para a formação do material cerâmico, a sua coloração mais escura vai contribuir para uma limpeza mais facilitada, pois, por ela possuir essa coloração ela vai manchar com mais dificuldade.
A argila preta por possuir reservas de extração no Brasil, possui o acesso mais facilitado para compra, dessa forma, não tornando o projeto com valor de custo tão elevado.
O Gnaisse é uma rocha metamórfica de médio a alto grau, portanto, foi submetida a temperaturas e pressões elevadas. É uma das rochas metamórficas mais comum. Pode ser formada pelo metamorfismo do granito, ou de rochas sedimentares quartzo-argilosas. Portanto, por ser da classe de rochas metamórficas, possui uma resistência elevada em comparação aos outros materiais, dessa forma aumentando o tempo de vida útil do piso e diminuindo os gastos com manutenções futuras. Gnaisse também possui reservas de extração no Brasil, facilitando o acesso para a encomenda e produção do produto final, tornando o projeto viável para produção desse material.
...