Materiais construção civil
Por: VivianMiceli • 24/11/2015 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 672 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE MATERIAIS
03.404-5 MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL LISTA DE EXERCÍCIOS-AGLOMERANTES
- CAL é o nome de um aglomerantes simples, resultante da calcinacao de rochas calcárias, com caracteristicas resultantes da natureza da matéria-prima e do processo conduzido.
Fabricacao: 1) calcinacao da rocha(fornos que evaporam a agua e aquecem o calcario, expelem CO2) – CaCO3 em cal virgem 2) hidratacao(extincao) para obtencao de cal hidratada
- Diferencie cal aérea de cal hidráulica, explicando as diferenças entre as duas, desde as matérias primas envolvidas até o processo de endurecimento.
Na cal aérea, a pega e o endurecimento sao efetivados na presenca de ar atm, enquando na cal hidráulica, na presenca de água. A cal hidráulica é um produto de propriedades intermediárias entre a cal virgem e o cimento Portland, resulta da calcinacao de calcarios argilosos, formando produto com proriedades hidráulicas. Sua pega é lenta.
- Diferencie cal aérea de cimento portland comum, utilizando a resistência mecânica como ponto chave em suas diferenciações. Informe também sobre matérias primas, processo e materiais presentes na cal e no cimento.
a cal aérea é um material aéreo, enquanto o cimento Portland é um material hidráulico (pega e endurecimento sao efetivados na presenca de água).
A cal é obtida atraves de rochas calcárias, enquanto o cimento portland é composto por clínquer(mistura de óxidos CaO, SiO2, Al2O3, Fe2O3, calcário e argila) misturado com gesso(responsável pela pega e endurecimento do cimento) e água.
- Com respeito à fabricação de cal aérea, discuta o significado do ensaio para controle de qualidade, denominado “teor de CO2” no depósito e na fábrica? Explique como tal teor pode significar algum erro ou descuido. Faça o mesmo para os ensaios “teor de CaO e MgO não hidratado” e “finura” da cal.
Para o controle de qualidade da cal, o ensaio mede o teor de CO2 na fábrica(máximo de 5%) e no depósito (máx 7%). Na fábrica, o CO2 é proveniente das reacoes de de calcinacao, e se esta for incorreta, o material nao calcinado permanece na amostra e no ensaio ocorre perda de peso(significa falha na calcinacao). Já no depósito, o material armazenada a muito tempo(mal armazenado) pode ocorrer reacao com o CO2 do ar, e o material carbonatado da amostra no ensaio perde peso, significando falha na estocagem.
Quanto ao teor de CaO, Mg nao hidratado, se ocorrer falha na hidratacao (realizada para obter hidroxidos, ocorre expansao de 100% em volume) e a cal poderá conter material nao hidratado, que pode vir a se hidratar no revistimento ou rejuntamento, ao longo do tempo, com expansao, gerando prejuízos estéticos (trincas, fissuras).
A hidratacao gera um pó muito fino, responsável pela plasticidade da cal, que facilida a aplicacao, o preenchimento das cavidades e um melhor acabamento. O Ensaio de Finura é nao padronizado e analisa um residuo úmido(cal lavada), e a origem possivel do material inerte é analisada.
- Com respeito à cal aérea, discuta porque você não deve aplicar camadas muito espessas da argamassa confeccionada com esse material.
Pois a argamassa deve ser posora o suficiente para permitir a evaporacao da agua e a penetracao do ar atmosférico.
- Com respeito à cal aérea, se ao utilizar a cal, esta se apresentar cheia de nódulos (“empelotada”) mais grosseiros, discuta quais os testes ou procedimentos que você realizaria para definir se a cal pode ou não ser utilizada? Explique o porque de seu procedimento.
Realmente nao sei! Hahaha
- Você deve decidir a compra entre duas marcas de cal para pintura, para um total de 1 t de material. A cal A custa R$ 2,00/kg e a cal B, R$ 1,50/kg. No ensaio de resíduo, a cal A apresentou 10% e a cal B, 15%. Qual a cal que você escolheria, e porque?
2 * 1000 = 2000 reais cal A – 10% de residuo = 100kg
1.5 * 1000 kg = 1500 reais cal B – 15% de residuo = 150kg
?
- Com respeito ao Cimento Portland Comum, discuta qual o significado do ensaio para controle de qualidade denominado “Finura e Superfície Específica”? O que pode ter ocorrido com um cimento cujo resultado para esse ensaio for, por exemplo, igual a 20%? Caso você utilize esse cimento, quais seriam as conseqüências?
Nos cimentos mto finos, o início de pega é rápido e o fim mais demorado, e quanto menor a superficie especifica, maior o nuclero inerte, o que diminui a resistencia mecanica e o aproveitamento ($).
- Com respeito ao Cimento Portland Comum, discuta qual o significado do ensaio para controle de qualidade denominado “Tempo de pega”. O que pode ter ocorrido com um cimento cujo resultado para esse ensaio for, por exemplo, tempo de início de pega igual a 5 horas? O que pode ter ocorrido com um cimento cujo resultado para esse ensaio for, tempo de fim de pega igual a 15 horas?
O ensaio de tempo de pega mostra o tempo disponível para o amassamento, transporte, lancamento e adensamento do concreto. A pega implica no inicio da solidificacao da pasta, e a partir do seu inicio, o concreto nao é mais trabalh;avel(lancamento,compactacao e acabamento dificeis); apos o fim da pega, o trabalho é inútil.
...