ATPS
Artigo: ATPS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Arenas • 25/3/2015 • 2.428 Palavras (10 Páginas) • 235 Visualizações
Sistemas de Informação
7ª. Série
Programação Concorrente
A Atividade Prática Supervisionada (ATPS) é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de etapas, acompanhadas pelo professor, e que tem por objetivos:
Favorecer a autoaprendizagem do aluno.
Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo seu aprendizado.
Promover o estudo, a convivência e o trabalho em grupo.
Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas para o exercício profissional.
Promover a aplicação da teoria na solução de situações que simulam a realidade.
Oferecer diferenciados ambientes de aprendizagem
Para atingir estes objetivos, a ATPS propõe um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do semestre para a sua solução.
Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.
AUTORIA:
Maurício Rodrigues de Morais
Faculdade Anhanguera de Valinhos
Sistemas de Informação – 7ª Série – Programação Concorrente
Maurício Rodrigues de Morais
Pág. 2 de 8
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as competências e habilidades que constam, nas Diretrizes Curriculares Nacionais, descritas a seguir.
Iniciar, projetar, desenvolver, validar e gerenciar qualquer projeto de software.
Identificar, analisar, documentar e solucionar problemas e necessidades passíveis de solução via computação.
Assimilar criticamente conceitos que permitam a apreensão de práticas e teorias;
Saber conciliar teoria e prática.
Produção Acadêmica
Relatórios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1 até 4:
Participação
Para a elaboração dessa atividade, os alunos deverão previamente organizar-se em equipes com o número de participantes definido pelo professor e entregar seus nomes, RAs e e-mails ao professor da disciplina. Essas equipes serão mantidas durante todas as etapas.
DESAFIO
Um dos maiores desafios no mercado altamente competitivo de hoje é o que se denomina Desafio do Fornecimento. As empresas competem de maneira inovadora e agressiva para que seus produtos e serviços sejam entregues aos clientes no menor tempo e com o menor custo possível. Nesse cenário, o uso de soluções e ferramentas computacionais tem se mostrado um diferencial estratégico significativo. Mais e mais empresas estão investindo na modernização de seus softwares de apoio para que se destaquem em relação aos seus rivais de mercado.
Uma das empresas diretamente envolvidas nessa disputa é a Tanngrísnir Logística. Essa empresa de transportes é responsável pela entrega dos produtos de uma série de grandes fornecedores e, historicamente, é muito conceituada em seu segmento de mercado. Porém, com o advento das vendas pela Internet, a empresa tem percebido que sua capacidade de processamento de pedidos está, gradativamente, se mostrando aquém do necessário. Se continuar nesse ritmo de queda, em pouco tempo a Tanngrísnir deixará de ser a empresa de destaque que tem sido no último século.
Ao perceber a necessidade de mudança, a empresa decidiu que era hora de rever o processo de atendimento a pedidos. Atualmente, é feita a recepção por telefone e/ou por seu site dos pedidos para entrega de produtos. Apesar de permitir a entrada de vários pedidos ao mesmo tempo (são 50 atendentes por telefone e uma capacidade de 300 solicitações simultâneas pela Internet) o processamento interno dos pedidos é feito por um software que os analisa um de cada vez. Foi essa a restrição no fluxo identificada pela equipe interna de Tecnologia da Informação (TI).
Como todos os recursos humanos de TI da empresa estão alocados em outros projetos e dispõem de pouco ou nenhum tempo para a realização dessa modernização, o diretor de TI da Tanngrísnir decidiu abrir uma concorrência no mercado para que diversas empresas
Sistemas de Informação – 7ª Série – Programação Concorrente
Maurício Rodrigues de Morais
Pág. 3 de 8
apresentem uma solução para melhorar a capacidade de processamento de pedidos. A ideia geral é que seja implementada uma solução concorrente assíncrona para processamento dos pedidos, seguindo o clássico problema Produtor-Consumidor.
Para essa concorrência, não será necessária a implementação de um software completo, mas apenas um protótipo que torne possível evidenciar os resultados de uma futura implementação formal. Os pedidos serão enviados em um formato de dados que consiste de um identificador numérico com 20 dígitos e um pacote de dados em formato de texto de 1000 caracteres. Os clientes farão uso da nova ferramenta para alimentar um buffer interno com capacidade para 5000 pedidos. Um processo interno assíncrono (ou seja, os clientes não esperarão online pela confirmação, mas receberão uma resposta posterior) consumirá os pedidos e os processará individualmente.
Este desafio deverá ser realizado em quatro etapas por um grupo alunos. Em cada uma das etapas uma parte do protótipo será desenvolvida e/ou melhorada até que, ao final, seja possível reconhecer a validade da proposta representada pela nova tecnologia. Com este desafio você poderá aplicar vários conceitos importantes em desenvolvimento de aplicativos concorrentes e perceber o potencial de mercado desse tipo de solução.
Para este desafio será utilizado o seguinte livro-texto: TOSCANI, Simão Sirineo; OLIVEIRA, Rômulo; CARISSIMI, Alexandre da Silva. Sistemas Operacionais e Programação Concorrente. 1ª ed. Porto Alegre: Sagra Luzzatto, 2003.
Objetivo do Desafio
Elaborar um conjunto de relatórios com resultados de uma implementação de um protótipo de software que torne possível evidenciar os resultados
...