ATPS
Por: pinholinho • 30/3/2015 • Trabalho acadêmico • 1.453 Palavras (6 Páginas) • 305 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA CAMPO LIMPO
Engenharia de Produção 5° SEMESTRE
Fenômenos de transporte
Professora: Patricia de Freitas
Amanda da Silva RA: 8831405380
Angie Vieira da Silva RA: 6450248466
Luis Felipe de Carvalho P. RA: 6655402225
Renato Virgulino da Silva RA: 6619321060
Wagner Escatamburgo RA: 6676238207
SÃO PAULO
2015
Sumário
Resumo de aplicações de mecânica de fluidos ........................................... 3
Bombeamento da gasolina .......................................................................... 4
Esquema de bombeamento (cálculos) ......................................................... 5
Descrição dos cálculos ................................................................................ 6
Relatório Parcial .................................................................................................... 7
Referências Bibliográficas ........................................................................... 8
Resumo de aplicações de mecânica de fluidos
Mecânica dos fluidos é o estudo do comportamento físico do mesmo. Fluido é uma substancia que não tem forma própria podem ser gases (ocupam todo o recipiente) ou líquido (superfícies livres). Normalmente temos dois tipos de mecânica de fluidos a estática, quando não existe movimento relativo entre os fluidos e a dinâmica é quando existe movimento e deformações nos fluidos causado cisalhamento.
Bombeamento da gasolina
Considerando as pressões, primeiramente no interior da mangueira ao nível da gasolina do tanque, lembrando que, pontos de mesmo nível de um liquido em equilíbrio possui a mesma pressão, sendo ela a atmosférica.
Quando há necessidade de tirar combustível do tanque de um automóvel para abastecer outro, podemos utilizar uma mangueira mergulhando em uma extremidade do tanque cheio, e aspirando o ar na outra extremidade numa posição inferior ao tanque, para que assim o combustível possa escoar para fora em um recipiente de apoio, (neste caso sendo garrafa pet).
Depois de puxar o ar através da bomba, o combustível sobe pela mangueira, isso se deve pela pressão atmosférica que se encontra na superfície do combustível, já com a mangueira cheia e a sua ponta externa em um nível abaixo do tanque, a transferência começa a ser feita.
É importante ressaltar que o nível de apoio deve ser abaixo do nível do tanque, não só pela segurança, como foi citado, mas sabendo que para haver o escoamento deve haver diferença de pressão, pois desta forma o liquido se transfere para o ponto de menor pressão (mais baixo).
A viscosidade é a propriedade dos fluidos correspondente ao transporte microscópico de quantidade de movimento por difusão molecular, ou seja, quanto maior a viscosidade, menor será a velocidade em que o fluido se movimenta.
O melhor horário de abastecimento é no período da manhã. Pois, quanto mais fria a gasolina maior é sua densidade, por ter passado a noite perdendo calor, sendo assim o combustível do tanque do posto também estará mais frio. Sendo a densidade da gasolina de 750kg/m³ e a viscosidade de 0,65.10-6 m²/s.
...