ATPS ALGARITIMO
Ensaios: ATPS ALGARITIMO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaelnoiscomand • 21/11/2013 • 1.004 Palavras (5 Páginas) • 390 Visualizações
Conceito de Algoritmo.
O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, entretanto eles também podem ser expressos através de atividades do nosso dia-a-dia como ir ao trabalho, estudar, comer, entre outros. No contexto geral, os algoritmos não representam, necessariamente, um programa de computador, e sim os passos necessários para realizar uma tarefa, ou seja, um conjunto de ações com propriedades especiais e especificas e com algumas estruturas padrões para controlar a ordem na qual as ações são realizadas. São propriedades dos algoritmos:
⦁ Possuem ações simples e bem definidas;
⦁ Respeitam uma ordem;
⦁ E sempre possuem inicio e fim.
Observando essas características, notamos que para escrevermos um algoritmo é necessariamente ter uma lógica. Ao transportarmos para o computador devemos especificar a sequência correta dos dados, pois um ou dois algoritmos podem fazer a mesma tarefa, porém em menor esforço e tempo. Veja um exemplo de algoritmo:
ALGORITMO SOMA DE IDADES
Some as idades de todas as pessoas que moram em uma determinada casa. Pai =36 anos, Mãe =33 anos e Filha =14 anos. Apresente o resultado.
Início
Entrar Idade Pai
Entrar Idade Mãe
Entrar Idade Filha
S(SOMA) = P+M+F
Apresentar Soma
Fim.
Este algoritmo também pode ser escrito desta forma:
Início
Entrar 36
Entrar 33
Entrar 14
S = 36+33+14
S=83
Fim.
Esse algoritmo representando uma ação cotidiana é um exemplo de pseudo linguagem, onde podemos entender claramente o que se quer dizer. É um pseudocódigo, como o nome demonstra e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador). Entre as linguagens computacionais, a mais utilizada é o PORTUGOL. O motivo da utilização da mesma é o fato de que o transporte dos problemas reais torna-se mais fáceis para o universo computacional.
A Estrutura de um Programa e Variáveis.
Um programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo) até encontrar uma instrução que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chegar ao fim do programa e este parar. Para que as informações sejam identificadas pelo computador é necessária a presença de variáveis. Uma variável é um local (área na memória do computador) que armazena um tipo específico de conteúdo possuindo um determinado nome para que seja modificado quando necessário. Uma variável é declarada em função de um tipo associado. Todas as variáveis devem ser declaradas no início do bloco de uma função, pois facilita ao leitor um melhor entendimento do que o programa faz e ajuda a não cometer erros, principalmente.
Tipos de Variáveis
O tipo de uma variável informa a quantidade de memória, em bytes, que ela ocupará e o modo como um valor vai ser interpretado. Podem ser, por exemplo: inteiros, reais, caracteres e lógicos. As expressões combinam variáveis e constantes para calcular novos valores.
Os dados classificam-se em básicos e estruturados. Em programação C Sharp utilizam-se outros, mas no PORTUGOL usamos apenas os tipos básicos.
1. Tipos Básicos
Os dados podem assumir cinco tipos básicos em C que são:
⦁ char: O valor armazenado é um caractere. Caracteres geralmente são armazenados em códigos. Tem o tamanho de um byte.
⦁ int: Número inteiro é o tipo padrão e o tamanho do conjunto que pode ser representado. Normalmente depende da máquina em que o programa está rodando (32 bytes, por exemplo).
⦁ float: Número em ponto flutuante de precisão simples. São conhecidos normalmente como números reais.
⦁ double: Número em ponto flutuante de precisão dupla.
⦁ void: Este tipo serve para indicar que um resultado não tem um tipo definido. Uma das aplicações deste tipo em C é criar um tipo vazio que pode posteriormente ser modificado para um dos tipos anteriores.
Operadores Aritméticos.
Operadores aritméticos são utilizados para expressar equações matemáticas. É com o seu uso (muitas vezes da combinação de vários deles) é que são feitas as tarefas mais comuns de processamento de dados.
OPERADOR OPERAÇÃO EXEMPLO
+ Adição Z = X +Y;
- Subtração Z = X – Y;
/ Divisão Z = X / Y;
* Multiplicação Z = X * Y;
% Resto da divisão Z = X % Y;
Para a resolução dos operadores é
...