ATPS Acionamentos Elétricos
Por: Jerry Neves • 20/5/2016 • Projeto de pesquisa • 1.768 Palavras (8 Páginas) • 264 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS ANHANGUERA
Acionamentos Elétricos
ATPS ETAPA 1 E 2
Guarulhos
2016
FACULDADES ANHANGUERA
Engenharia Elétrica 7A
Integrantes do grupo:
Delson Gomes de Menezes RA: 7474689879
Jerry Adri das Neves RA: 9930024600
Silvana Teixeira Nascimento RA: 6814006119
Vinicius Soares Gibim RA: 6248212212
Viviane Ferreira da Silva RA: 6273250428
Orientador: Professor Eduardo D’Elia
Guarulhos-SP
2016
SUMÁRIO
Sumário
- Objetivo...........................................................................................................04
- Introdução.......................................................................................................05
- Etapa 01...........................................................................................................06
- Elementos de acionamento e segurança.......................................................... 06
- Fusível............................................................................................................. 06
- Botoeiras......................................................................................................... 06
- Contatores....................................................................................................... 08
- Relés de proteção............................................................................................ 11
- Como funciona internamente um contator...................................................... 13
- Bibliografia......................................................................................................09
Objetivo
- Adquirir conhecimento e aprender o funcionamento e as aplicações dos componentes de segurança para aplicações em sistemas de proteção em motores de indução.
- Aprender a fazer o dimensionamento de um sistema de proteção e manobra de um motor de indução trifásico de máquinas de uso industrial.
- Conhecer os tipos de partidas de motores trifásicos suas vantagens e desvantagens.
- Conhecer as chaves de partida de motores elétricos.
- Aprender a importância da correção do fator de potência de cargas indutivas.
- Introdução
Existem vários elementos utilizados em acionamentos de motores elétricos e vários outros utilizados em sistemas de segurança, o mais simples de todos e a botoeira e em sistemas de segurança é o fusível.
Existem também vários tipos de partidas de motores elétricos dentre elas a partida direta a partida com chave compensadora a partida estrela triangulo entre varias outras.
Existe um problema muito complexo na indústria, as cargas indutivas necessitam de correção, as cargas indutivas geram um custo muito elevado para a indústria elas geralmente são o dobro do custo das cargas capacitivas, nestas situações se torna necessário um banco de capacitores, as cargas indutivas atrasam a corrente em relação à tensão, por isso se faz necessário o uso de um banco de capacitores a fim de tentar adiantar o maximo a corrente a fim de tentar zerar ou chegar próximo de zero o atraso da corrente evitando assim custos desnecessários para a indústria.
Etapa 01
Elementos de Acionamentos e segurança
Fusível é o dispositivo de segurança mais conhecido por todos em elétrica e eletrônica. Tem a função de interromper a corrente elétrica quando esta ultrapassa o limite determinado e calculado para o circuito evitando assim curto-circuito e possível danificação dos demais componentes do circuito.
Grande parte dos fusíveis é feito de uma pequena liga metálica, em sua grande parte de chumbo, por ele possuir baixo ponto de fusão e assim quando ultrapassa o limite da corrente ele se funde e interrompe a condução da corrente. Em grande parte o tempo de atuação do fusível é proporcional ao quadrado da corrente aplicada,e podemos ter fusíveis de ação muito rápida, rápida, média, lenta ou muito lenta.
[pic 2]
Fusíveis de chumbo. Foto: KPG Payless2 / Shutterstock.com
Botoeira é um elemento de comando que serve para energizar ou desenergizar contatores, possuem contatos abertos e fechados que comutam através de acionamento manual. Elas podem variar em relação ao numero e tipo de contatos,em relação ao formato e proteção do acionador, podem ainda variar em relação as cores, cada cor tem um significado.Um modelo muito comum é a tipo cogumelo muito usada em sistemas de emergência ela é do tipo soco e sua cor padrão é vermelha, toda botoeira destinada ao sistema de emergência deve adotar a cor vermelha, tem aquelas que são protegidas por uma tampa para evitar possíveis acionamentos acidentais. A variação quanto à reação ao acionamento consiste de dois tipos: as de retenção que trocam a condição do contado normal aberto ou fechado toda vez que são operadas e permanecem na nova posição até o próximo acionamento e as pulsantes, que trocam a condição do contato somente enquanto existir a pressão externa, voltando às condições iniciais assim que cesse a mesma.
[pic 3]
As botoeiras possuem cores definidas por norma (IEC73 e VDE0199) de acordo com sua função:
[pic 4]
Sobre a instalação existem normas a serem seguidas, o botão desliga deve ficar sobre o botão liga na posição vertical, no caso horizontal o botão desliga deve estar à direita do botão liga.
Existem ainda os contatos de carga que possuem alta capacidade de comutação eles são destinados à aplicação em motores ou carga onde a corrente elétrica é de alta intensidade, os contatos usados nos próprios comandos são chamados de auxiliares, eles são destinados exclusivamente para comando por suportar baixas correntes. Nas botoeiras existem dois tipos de contatos: NA (normalmente fechado) e NF (normalmente fechado).
...