ATPS _Administração Pública
Artigos Científicos: ATPS _Administração Pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: flaviobarroso1 • 27/3/2014 • 1.640 Palavras (7 Páginas) • 429 Visualizações
Universidade Anhanguera – Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
ATPS
Disciplina: Administração Pública
Professora Ma. Simone Padro
Adriano Xavier Garcia RA: 2327420854
Fabiani Alves Souza RA: 2351454059
Hernandes Cristalino Alves Santos RA: 2350462846
Marco Antonio José da Silva RA: 2350459554
Roney de Paula Silva RA: 2350459582
Tábatta Orsano RA: 330588924
Taguatinga/DF
2012
Nome dos Acadêmicos:
Adriano Xavier Garcia
Fabiani Alves Souza
Hernandes Cristalino Alves Santos
Marco Antonio José da Silva
Roney de Paula Silva
Tábatta Orsano
ATPS
Disciplina: Administração Pública
Atividade Avaliativa: ATPS apresentada ao Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito para a avaliação da Disciplina de Administração Pública para a obtenção e atribuição de nota da Atividade Avaliativa.
Taguatinga
2012
RELATÓRIO
O burocrata atual preocupa-se em analisar os fatos e reage conforme o nível de gravidade do problema. Precisa agir de forma impessoal, sem ressentimentos ou preconceitos.
Se a maioria dos autores ressalta que a gestão pública é uma opção á organização burocrática da Administração Pública, não há como entender uma sem a outra. A burocracia está presente em qualquer estrutura organizacional, relacionada a defeitos e imperfeições, e, busca transformar as organizações em um sistema formal, racional, impessoal e por meio disto, atingir a máxima eficiência. O conceito popular onde a burocracia não proporciona soluções rápidas e eficientes, para Weber, está equivocado, pois, o verdadeiro sentido da burocracia é a organização eficiente por excelência, ou seja, uma organização na qual o indivíduo procura oferecer respostas as suas necessidades, e, para atingir a eficiência precisa-se do entendimento acerca de suas características.
Todo ser humano é usuário de algum sistema burocrático. No uso instrumental do conceito, se a comparação diacrônica entre o tipo ideal de burocracia e a realidade contemporânea levaria a grandes discrepâncias, haveria um alto grau de “irracionalidade” nas atuais condutas humanas. Graças a impessoalidade presente na burocracia, temos o direito de sermos tratados de maneira igualitária, porque perante a burocracia não existe diferença entre indivíduos com alto poder financeiro ou com baixo poder, ambos receberão o mesmo tratamento sem qualquer tipo de favorecimento, isto se aplica tanto no âmbito íntimo da organização como no externo.
O pensamento de Hannah Arendt.
“Teoria do dente de engrenagem”
Serviço público
Quem coloca em prática- pode ser substituído
Se o sistema público funciona como engrenagem que não pode parar, ou seja, se alguma das peças falharem, deverá ser substituída, não é um sistema pessoal, nesse caso a pessoa é descartável, e o que faz o sistema funcionar é o cargo. Se necessário for descarta-se a pessoa, o cargo logo é preenchido por outro, ou seja, Se o dente quebrar será substituído por outro sem prejuízo ao serviço público.
Essa desumanização do sistema público acaba por gerar a burocracia e que pode resultar em equívocos ou erros prejudiciais, pois o homem em prol do sistema, ou seja, a engrenagem para não falhar pode adotar condutas passíveis de erro.
Se as próprias empresas privadas passam a valorizar o empregado, suas forças e capacidades, David Osborne e Peter Plastrik atestam que tal valorização também ocorre com os agentes públicos quando se aplica a estratégia de controle. Também é importante no agente público de execução para que ele detenha o poder decisório de vocação de recursos, obrigando-o a prestação de contas. Tais medidas fazem com que ele se sinta responsável pelo trabalho, assumindo as conseqüências dos seus atos. É plausível deduzir que boa parte das propostas de gestão pública propõe a descentralização das competências decisórias para os agentes de execução, confiando em sua capacidade de encontrar soluções criativas e eficientes para os problemas locais.
Funcionários mal-humorados, acomodados, alheios às tarefas que devem ser executadas, porém bem pagos. Esse perfil negativo do servidor público, embora fortemente disseminado, está mudando. E, se depender da nova geração de candidatos às vagas em órgãos públicos, ele já não coincide mais com a realidade. A nova geração de servidores mira alto. Cargos que fogem da burocracia e que contribuem diretamente para o desenvolvimento do País são os alvos preferidos.
Sagarana II é exemplo de gestão pública de sucesso, em São Luís (Ma), apresentou os novos integrantes do comitê e as inovações implantadas para promover o relacionamento escolas-pai e comunidade, como também as atividades para estimular valores, autoestima e comportamentos saudáveis dos alunos no ambiente escolar e sociedade. Todas as ações foram articuladas pela direção tendo apoio dos professores, alunos, pais e voluntários.
Atualizar a Carta de Serviços
1. Projeto Comunicação Além dos Muros da Escola - com a criação da equipe do comitê de comunicação e mídia
2. Projeto Escola
...