TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Algoritimo

Artigo: ATPS Algoritimo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/9/2014  •  2.166 Palavras (9 Páginas)  •  263 Visualizações

Página 1 de 9

Algoritmo e Programação

Anápolis

2013

Faculdade Anhanguera Educacional de Anápolis

Professora: Denise Paula

Anápolis

2013

Sumário

1- Noções de algoritmo _______________________________ Pag.4

2- Pseudo Linguagem ________________________________ Pag.5

2.1- Constantes e variáveis__________________________ Pag.6

2.2- Tipos de variáveis______________________________ Pag.6

3- Estrutura de um programa __________________________ Pag.7

3.1- Linhas de programa ____________________________ Pag.7

4- Tipos primitivos ___________________________________ Pag.7

4.1- Tipos de dados _______________________________ Pag.7

4.2- Tipos numéricos _______________________________ Pag.8

5- Operadores aritméticos ____________________________ Pag.8

5.1- Tipos inteiros _________________________________ Pag.8

5.2- Variáveis e dados _____________________________ Pag.8

5.3- Declaração de variáveis ________________________ Pag.9

6- Características do ambiente de desenvolvimento C ______ Pag.9

Exercicios __________________________________________ Pag.11

Algoritmo e Programação

1. Noção de algoritmo

A definição de algoritmo pode ser dada como a especificação da sequência ordenada de passos que deve ser seguida para a realização de uma tarefa, garantindo a sua repetitividade.

O algoritmo não é a solução do problema, mas sim o meio de obtê-la.

O nosso objetivo não é fazer com que o computador trabalhe eternamente sobre um problema, talvezaté insolúvel em virtude do algoritmo proposto; queremos que a solução seja obtida ou então que sejamos avisados pela máquina de que o problema é insolúvel. Assim, um algoritmo deve ter um número finito de operações executáveis, num determinado período de tempo, e que consiga detectar a viabilidade de resolver o problema proposto.

Podemos então definir algoritmo da seguinte forma: um algoritmo é uma sequência ordenada e finita de operações bem definidas e eficazes que, quando executadas por um computador termina sempre num determinado período de tempo e que produz uma solução ou que indica que a solução não pode ser obtida.

Pela definição anterior podemos constatar que há uma primeira instrução e uma última instrução, ou seja, um algoritmo tem um princípio e um fim. Ao contrário do que se possa pensar, o conceito de algoritmo não foi criado para satisfazer as necessidades da computação. Pelo contrário, a programação de computadores é apenas um dos campos de aplicação dos algoritmos. Na verdade, há inúmeros casos que podem exemplificar o uso (involuntário ou não) de algoritmos para a padronização do exercício de tarefas rotineiras. Devemos sempre ponderar se todos os algoritmos propostos para a solução de um dado problema são igualmente desejáveis. Quase sempre existe mais do que uma maneira de resolver um problema, e essa escolha é nossa. Qual será então a melhor das escolhas?

Dados dois ou mais algoritmos para resolver o mesmo problema, é sensato escolher aquele que obtém uma solução no menor tempo possível e que utiliza o menor espaço para a representação dos dados do problema.

Voltando aocontexto computacional, daqui em diante a atenção deste trabalho estará voltada para a automação de tarefas utilizando computadores. A automação é um processo em que a tarefa deixa de ser desempenhada pelo homem e passa a ser realizada por máquinas.

Para que a automação de uma tarefa seja bem sucedida é necessário que a máquina que passará a realizá-la seja capaz de desempenhar cada uma das etapas constituintes do processo a ser automatizado com eficiência, de modo a garantir a respeitabilidade do mesmo. Assim, deve ser especificado com clareza e exatidão o que deve ser realizado em cada uma das fases do processo a ser automatizado, bem como a sequência em que estas fases devem ser realizadas.

Para que um computador possa desempenhar uma tarefa é necessário que esta seja detalhada passo a passo, numa forma compreensível pela máquina, utilizando aquilo que se chama de programa. Neste sentido, um programa de computador não é mais do que um algoritmo escrito numa forma compreensível pelo computador, ou seja, um algoritmo que diz ao computador os passos específicos e a ordem pela qual devem ser executados. Assim, um algoritmo deve ter robustez, ou seja, um algoritmo deve contemplar todas as facetas possíveis do problema que queremos resolver. Ao elaborar um algoritmo não devemos deixar que nenhum detalhe provoque um mau funcionamento do mesmo. Se conseguirmos construir um algoritmo robusto, qualquer mudança no problema será controlada pelo algoritmo, ou seja, o algoritmo deve ser flexível para mudanças.

Um algoritmo deve ser correto, ou seja, deve dar uma solução para o problema e deve cumprir todosos requisitos propostos nos objetivos.

Um algoritmo deve ser eficiente, isto é, deve conseguir chegar aos objetivos propostos utilizando a menor quantidade de recursos possíveis, ou seja, minimizando o uso da memória, de passos e de esforço humano.

2- Pseudo Linguagem

É uma forma genérica de escrever um algoritmo, utilizando uma linguagem simples (nativa a quem o escreve, de forma a ser entendido por qualquer pessoa) sem necessidade de conhecer a sintaxe de nenhuma linguagem de programação. É, como o nome indica, um pseudo-código e, portanto, não pode ser executado num sistema real (computador) — de outra forma deixaria de ser pseudo.

Os livros sobre a ciência de computação utilizam frequentemente o pseudocódigo para ilustrar os seus exemplos, de forma que todos os programadores possam entender as lógicas dos programas (independentemente da linguagem que utilizem). Entendendo-se os conceitos facilita-se depois a conversão para qualquer linguagem de programação. Aprenderemos neste curso de Lógica de Programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com