Atps Algorítimo
Dissertações: Atps Algorítimo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marry_anholon • 11/6/2013 • 982 Palavras (4 Páginas) • 502 Visualizações
ETAPA 1/Passo 1:
Levando em conta que a cotação do Dólar Americano em relação ao Real está: US$ 1.00 = R$1.94 (um Dólar Americano equivale a um Real e noventa e quatro centavos de Real), faça:
A. Algoritmo em descrição narrativa
B. Algoritmo em pseudocódigo ou linguagem C
C. Algoritmo em fluxograma
A. Descrição narrativa:
Sabendo que US$ 1.00 e R$1.94 são elementos variáveis, podemos estabelecer uma terceira variável indicando a divisão de um elemento pelo outro e definindo a variável de conversão pra essa cotação!
X = 1.00
1.94
Como a saída é o valor em reais, isolamos a quantia em Real e atribuímos incógnitas a todas variáveis:
Real = Dólar Americano*X
A conta à cima é o processamento do fluxograma, portanto podemos estabelecer as etapas do fluxograma:
1. Inicie o fluxograma com um terminal (“Início”);
2. Entre com um valor em Dólar Americano (“entrada de dados”);
3. Escreva as contas pela qual obterá o resultado desejado (“processamento(s)”);
4. Exiba o valor obtido (“saída”);
5. Finalize com um terminal (“Fim”).
B. Linguagem C:
main()
{
float reais,dolaramericano,x;
printf("Digite a quantia em dolar americano:");
x=1/1.94;
scanf("%f",&dolaramericano);
reais=dolaramericano/x;
printf("A quantia em dolar americano equivale em reais: %f", reais);
system("PAUSE > null");
return 0;
}
C. Fluxograma:
float DOLAR AMERICANO, REAL, X
ETAPA 1/ Passo 2:
Abaixo está representado um algoritmo completo para a conversão das três moedas para o Real. O algoritmo retorna o valor da quantia em Real equivalente em todas as moedas:
Entramos com uma determinada quantia em Real, após determinar a quantia escolhemos para qual das três moedas o Real será convertido (em Euro-E, Dólar Americano-U ou Dólar Canadense-C):
A representação do algoritmo acima em linguagem C:
Trabalhamos com o “swicth” construindo três processamentos, um para cada conversão.
Definimos a moeda como caráter (char) e o valor atribuído a cada moeda como float (sendo números reias):
int main()
{
char moeda;
float valor, E, U, C;
printf("Escolha a moeda para conversao do Real (E, C, U):" );
scanf("%c", &moeda);
printf("entre com a quantia em real:", valor);
scanf("%f", &valor);
switch (moeda)
{
case 'E': E=valor*2.524;
printf("o valor em Euro e' %.3f\n", E);
break;
case 'C': C=valor*2.02;
printf("o valor em Dolar Canadense e' %.3f\n", C);
break;
case 'U': U=valor*1.94;
printf("o valor em Dolar Americano e' %.3f\n", U);
break;
}
system("PAUSE > null");
return 0;
}
ETAPA 2:
Abaixo está representado o algoritmo que apresenta a conversão de qualquer moeda (dessas já trabalhadas) para qualquer outra x (dentre as 3 restantes):
Linguagem C:
main()
{
char moeda;
float valor, R, E, U, C;
printf("Se deseja converter Real em Euro aperte a:\n");
...