ATPS Algortimo
Artigos Científicos: ATPS Algortimo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 20/11/2014 • 1.718 Palavras (7 Páginas) • 297 Visualizações
INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como intuito de informatizar ao máximo o setor da indústria
que processa papel e celulose, para que os índices de perdas sejam reduzidos
a um índice considerado satisfatório que é abaixo de 2,5% na fabricação de
Bobina Jumbo. Para isso, é preciso adaptar softwares que possam dar viabilidade
ao processo, ou seja, softwares que combinem os pedidos dos clientes com a
fabricação de Bobinas Jumbo, aproveitando ao máximo a bobina no momento do
corte diminuindo os refiles técnicos.
“Os Refiles Técnicos são sobras de bobinas que não é possível venderem no
mercado e deve ser reduzido ao máximo”.
Palavras chave: perda, reduzir; viabilidade, informatizar; bobina.
A indústria de papel e celulose tem como um de seus grandes problemas o retorno
excessivo gerado com a produção de Bobinas Jumbo. O índice de retorno gira em
torno de 2,5%.
A indústria investe pesado para resolver este problema e a ideia é informatizar o
processo de produção das Bobinas Jumbo e desenvolver soluções tecnológicas
através de softwares de aperfeiçoamento, os programas desenvolvidos, são usados
para planear o corte das Bobinas Jumbo, chegando ao nível em que a maximização
de corte das bobinas atendam ao maior número possível de clientes. Para isso
faz-se necessário o uso de softwares que combinem as possibilidades de corte
das bobinas baseado nos pedidos existentes até atingir os requisitos exigidos pelo
controle de qualidade do processo final e conforme pedido de seus clientes.
OBJETIVO GERAL
Elaborar uma pesquisa sobre um projeto que compreende em desenvolver
tecnologias que sejam capazes de solucionar um dos grandes problemas das
indústrias de papel e celulose (perdas no corte das Bobinas Jumbo).
OBJETIVOS ESPECIFICOS
Realizar pesquisas que possam trazer soluções parao índice de retorno das
indústrias de papel e celulose;
Entender e aplicar o uso de algoritmos e programação computacional.
ETAPA 01 – PASSO 01
Realizar as leituras dos livros indicados no ATPS.
ETAPA 01 – PASSO 02
Noção de Algoritmos:
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa. Ele não responde a pergunta “o que fazer?”, mas sim “como fazer”. Em termos mais técnicos, um algoritmo é uma sequência lógica, finita e definida de instruções que devem ser seguidas para resolver um problema ou executar uma tarefa.
Embora você não perceba, utiliza algoritmos de forma intuitiva e automática diariamente quando executa tarefas comuns. Como estas atividades são simples e dispensam ficar pensando nas instruções necessárias para fazê-las, o algoritmo presente nelas acaba passando despercebido.
Pseudo-linguagem:
È uma maneira intermediaria entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algorirmo.Ela utiliza um conjunto restrito de palavra-chave, em geral na língua nativa do programador que tem equivalentes na linguagens de programação. Alem disso, aspseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária num alinguagem de programação, permitindo o aprendiz se detenha na logica do algoritimo e não no formalismo dda suarepresentação. Na medida que em se obtem mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação
Estrutura de um Programa:
O programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por conseguinte, de cima para baixo e da esquerda para a direita) até encontrar uma instrução (chamada às vezes instrução de ligação) que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis:
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente. Agora, você verá com mais detalhes os tipos primitivos numéricos, caractere e booleano.Nas linguagens de programação, uma variável representa um valor qualquer de um determinado tipo, o tipo da variável. Na maioria das linguagens de programação, uma variável é identificada por um nome associado ao espaço de memória reservada para o armazenamento de dados de um determinado tipo, funcionando como uma abstração de uma célula de memória
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Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais :Servem para realizar operações com números inteiro ou reais.
Operadores lógicos oubooleanos: São usados para combinar expressões e resultam nos valores verdadeiros ou falsos.
Operadores Relacionais: São operadores binários que devolvem os valores lógicos verdadeiros e falsos. Estes valores são somente usados quando deseja efetuar comparações . Comparações só podem ser feitas entre objetos da mesma natureza, isto é, variáveis do mesmo tipo e dado .
Características do ambiente de desenvolvimento C: È uma linguagem de alto nível com uma sintaxe bastante estruturada e flexível tornando sua programação bastante simplificada; Programas em C são compilados, gerando programas executáveis; O C compartilha recursos tanto de alto quanto de baixo nível, pois permite acesso e programação direta do microprocessador. Com isto, rotinas cuja dependência do tempo é crítica, podem ser facilmente implementadas usando instruções em Assembly. Por esta razão o C é a linguagem preferida dos programadores de aplicativos; O C é uma linguagem estruturalmente simples e de grande portabilidade. O compilador C gera códigos mais enxutos e velozes do que muitas outras linguagens; Embora estruturalmente simples (poucas funções intrínsecas) o C não perde funcionalidade, pois permite a inclusão de uma farta quantidade de rotinas do usuário. O programa é, então, convertido em linguagem de máquina durante uma etapa chamada compilação.
ETAPA 01 – PASSO 03
Função matemática para resumir o cálculo do peso da Bobina Filha:
Fórmula: M = L x (De / 1000) x P , onde:
M = Peso
L = Largura
De = Diâmetro externo
P = Peso por metro linear
a) Fórmula usada para o cálculo do peso M = L x (De / 1000) x P
M = 660 x (1000 / 1000) x 0,610
M = 660 x 1 x 0,610
M = 403 Kg
b) Fórmula usada para o cálculo do peso M = L x (De / 1000) x P
M = L x (De / 1000) x P
M = 660 x (1150 / 1000) x 0,678
M = 660 x 1,15 x 0,678
M = 515 Kg
c) Fórmula usada para o cálculo do peso M = L x (De / 1000) x P
M = 660 x (1200 / 1000) 0,725
M = 660 x 1,2 x 0,725
M = 574 Kg
d) Fórmula usada para o cálculo do peso M = L x (De / 1000) x P
M = 660 x (1500 / 1000) x 0,933
M = 660 x 1,5 x 0,933
M = 924 Kg
ETAPA 01 – PASSO 03
Descrever as variáveis que armazenarão as informações que serão solicitadas para
que o Cálculo do peso teórico possa ser realizado. Exemplo
float pesoTeórico;
Int largura, comprimento;
Serão:
P= Peso
L= Largura
ETAPA 01- PASSO 04
RELATÓRIO 01
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O desenvolvimento de um programa de computador é feito várias etapas. Trata-se de propor asolução para um problema, o primeiro passo é analisar o problema, isto é, definir os limites e anota-los numa linguagem descritiva. A linguagem de descrição usada para escrever o resultado de análise é chamada de algoritmo. O próximo passo é traduzir o algoritmo em uma linguagem de programação. A linguagem de programação é o intermediário entre nós e a máquina, ela permite que se escreva em uma linguagem próxima à da máquina, mas compreensível para o ser humano. Assim, como a linguagem de programação é destinada ao computador, devemos respeitar uma forma específica e sem erros para que o programa funcione corretamente (um algoritmo pode levar a vários programas). O algoritmo é uma forma do programador apresentar a sua abordagem do problema para outras pessoas. Na verdade, um algoritmo é o anunciado, em uma linguagem bem definida, de uma sequência de operações para resolver o problema. Assim sendo, um algoritmo deve ser:
* Legível: o algoritmo deve ser compreensível até por um leigo
* De alto nível: o algoritmo deve poder ser traduzido em qualquer linguagem de programação, ele não deve fazer uso de conhecimentos técnicos relativos a um determinado programa ou a um sistema operacional dado.
* Preciso: cada elemento do algoritmo não deve ser confuso, por isso é importante eliminar qualquer ambiguidade.
* Conciso um algoritmo não deve exceder uma página. Se for o caso, é preciso decompor oproblema em vários subproblemas
* Estruturado: um algoritmo deve ser composto de diversas partes facilmente identificáveis.
ETAPA 02
Passo 01
Fazer leitura...
Passo 02
Fazer a discussão ...
Passo 03
Utilizar os conceitos de Algoritmos, desenvolver um algoritmo em Linguagem C que seja
capaz de realizar a conjugação baseada nos parâmetros e fazer o cálculo de aproveitamento da bobina.
a.) Criar uma função para receber os pedidos: quantidade em quilos, largura das bobinas
e altura das bobinas (unidade de medida milímetros).
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
main()
{
float comprimento,largura,peso;
{
printf(“/n entre com o comprimento em milimetros”)scanf(“%2f”,comprimento);
printf(“/n entre coma largura em milimetros”)scanf(“%2f”,largura);
printf(“entre com o peso em quilos%f”,peso);
}
System(“pause”;
Return 0
}
b)Criar uma função que combine a informação de largura de todos os pedidos
informados e resulte em um valor que determine qual o total que será usado da
Bobina Jumbo.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
# define N 2
int main()
int N, pedido;
float largura,somatório;
N=N-1
N>0
somatório=somatório+N
Pedido=largura
For(somatório=0;somatório<=N;somatório++)
{
printf(“entre com a largura %2f”,largura);
printf(“mostrar o total de largura da bobina%2f”,somatório);
}
system();
return 0
}
C)Apresentar o volume de produção necessário para atendimento dos pedidos
recebidos.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
#define N 60
Int main()
{
Intpedido;
float largura , comprimento, peso;
pedido= largura , comprimento, peso
Largura=largura+N
Comprimento=comprimento+N
Peso=peso+N
For(largura=0,comprimento=0,peso=0;<=N;largura++,comprimento++,peso++)
{
printf(“entre com a largura%2f”,largura);
printf(“comprimento%2f”,comprimento);
printf(“peso%2f”,peso);
printf(“mostrar o volume%2f,%2f,%2f”,largura,comprimento,peso);
}
system();
return 0
}
d.) Apresentar o usuário da largura total que será utilizada da Bobina Jumbo. A largura
total será a soma de todas as larguras dos pedidos que foram informados pelo usuário
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
# define N 60
int main()
int N, pedido;
float largura,somatório;
N=N-1
N>0
somatório=somatório+N
Pedido=largura
For(somatório=0;somatório<=N;somatório++)
{
printf(“entre com a largura %2f”,largura);
printf(“mostrar o total de largura do dia%2f”,somatório);
}
system();
return 0
}
e). Informar ao usuário a porcentagem da bobina jumbo que não será utilizada. Esta
informação é o Total de Perda Comercial (Refugo Comercial) O usuário deverá ser
consultado se está conjugação será aprovada ou se será descartada, sendo assim o
pedido não será aceito para produção.
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
Int main();
{
float pedido, largura_bobina, percentual_nao_usado,percentual_usado,percentual_toleravel;
pedido=largura
largura_bobina=2450
percentual_nao_usado=1-percentual_usado
percentual_usado=largura/largura_bobina
percentual_toleravel=0,02
{
printf(“entre com a largura%2f”,largura);if(percentual_nao_usado>percentual_toleravel)
printf(“pedido descartado”);
else printf(“pedido aceito”);
}
System()
Return 0
}
Relatorio 2
Programação estruturada
A estrutura de programação em linguagem c compreende em sua palavras chaves,ou seja,laços,funções,comandos,diretivas,modificadores,ponteiros e outras palavras da estrutura da linguagem de programação c.Lembrando que o mesmo conceito de estrura também é aplicada em outras linguagens como:java,cobool,pascal e outros.
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