ATPS Anhanguera
Artigos Científicos: ATPS Anhanguera. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nadiappires • 26/5/2014 • 928 Palavras (4 Páginas) • 340 Visualizações
Introdução
O presente trabalho tem como objetivo demonstrar a negociação entre uma gravadora e uma associação de moradores de um bairro no interior no São Paulo, visto que tal empresa pretende construir sua sede nesta região.
Neste desafio observaremos o perfil dos oponentes na negociação
Identificando suas propostas e seus interesses, para que todas saiam satisfeitos com a decisão final.
Passo 1
Carlos Henrique: Presidente da associação de moradores;
Objetivo na negociação: Impedir a construção da gravadora Mix;
Formação: Administrador;
Alegação: Perturbação da ordem pública;
Argumentos: A implantação da gravadora afetará a segurança dos moradores, aumentará o fluxo do trânsito, além de abalar a tranquilidade dos moradores, devido ao excesso de barulho;
Informações relevantes à negociação: Os moradores do bairro São João, onde a maioria é de aposentados, preza por segurança, tranquilidade e qualidade de vida.
Jorge Andrade: Gerente de negociações da gravadora Mix;
Objetivo: Implantar a gravadora, num local onde o custo e a logística são favoráveis aos negócios da empresa;
Formação: Estrategista de negócios / experiência em negociar em meio a conflitos.
Alegação: O Progresso é inevitável;
Argumentos: Com a implantação da gravadora, o bairro passará por mudanças benéficas, com relação a infraestrutura, segurança e melhorias no trânsito.
Estímulos a negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que a negociação seja com benefícios para todos.
Passo 2
Habilidades essenciais dos negociadores
Carlos Henrique
Estilo: Restritivo;
Características: Não cooperativo, age de acordo com os seus interesses;
Táticas usadas na negociação: Coerção, medo e ameaça;
Jorge Andrade
Estilo: Amigável;
Características: Simpático. Acredita num relacionamento de confiança;
Táticas usadas na negociação: Cordialidade e paciência
Passo 3
Análise da situação perante a associação dos moradores:
A associação dos moradores não aceita a implantação da gravadora, pois alega que haverá perturbação da ordem pública, incômodos relacionados ao barulho, insegurança pessoal e de suas residências, devido ao fluxo de pessoas estranhas e artistas no bairro.
Análise da situação perante a gravadora:
Queremos investir no bairro, para trazer o progresso. Investiremos em infraestrutura, segurança e benefícios que permanecerão.
Será importante para o bairro, pois a partir da construção da gravadora, poderemos investir em segurança, colocando câmeras de vigilância nas ruas próximas, solicitaremos também junto à prefeitura a instalação de semáforos e faixas de pedestres em frente a escolas e locais com maior movimento de pessoas.
Implantaremos silenciadores acústicos no interior da gravadora, para que o barulho não perturbe a população em prol do bem maior.
Passo 4
Com a construção da sede da gravadora em outra cidade, os funcionário inicialmente ficaram ansiosos e otimistas com a mudança, viram a possibilidade de crescimento profissional e pessoal.
Assim que souberam da notícia do manifesto dos moradores, muitos ficaram desmotivados e inseguros com relação a esta mudança.
Os proprietários da empresa que sempre focaram na liderança participativa, ficaram preocupados com o absenteísmo dos colaboradores no último mês e a queda da produtividade.
Caso o projeto não seja aprovado, todos os colaboradores receberão treinamentos e reuniões motivacionais para que o ambiente organizacional volte a ser como antes, um ambiente harmonioso e colaborativo.
Passo 5
Na primeira reunião Carlos Henrique, levou ao conhecimento de Jorge, a reclamação dos moradores em relação a instalação
...