ATPS Bando De Dados Estacionamento
Artigo: ATPS Bando De Dados Estacionamento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gpunk963 • 14/9/2014 • 1.033 Palavras (5 Páginas) • 383 Visualizações
Vantagens de utilizar o SGBD são devidas a:
Garantindo o Armazenamento de Estruturas.
Processamento Eficiente de Pesquisas avançadas.
Facilidades para backup e problemas de hardware ou software.
Sistema com alto padrão de segurança.
Desvantagens de utilizar o SGBD são devidas a:
• Investimentos iniciais altos em hardware e software.
• Generalização que o SGBD fornece para a definição e processamento dos
Dados.
• Custos elevados para oferecer segurança, controle de concorrência,
Recuperação e funções de integridade.
Indica-se o uso de arquivos convencionais nas seguintes circunstâncias:
• O banco de dados e suas aplicações são simples, bem definidas e sem.
previsão de mudanças.
• Há requisitos de tempo real (REAL-time) para alguns programas difíceis de
serem atendidos por causa da sobrecarga (overhead) do SGBD.
• O acesso de múltiplos usuários aos dados não é necessário.
Modelagem é adaptar um processo de um ambiente para o outro, como no caso dos dados, que podemos considerar como a menor parte da informação. É através de sua junção ou de um determinado contexto, que os dados se transformaram em informação. Então, na modelagem de dados, colocamos os dados de um ambiente "físico" para o "artificial".
Para se fazer a modelagem, são necessários três passos(modelos): conceitual, lógico e físico.
No modelo conceitual são levantados os requisitos dos usuários. O que ele deseja para o seu sistema. Nesta etapa não é utilizado nenhum conceito técnico, para facilitar a comunicação entre os usuários e os desenvolvedores.
Após definir o que os usuários desejam, é elaborado o conceito lógico, ou seja, a estrutura, a representação gráfica desses desejos, com apenas o que é realmente essencial, definindo as tabelas, os campos, os tipos de valores.
Modelo de dados: (fazer um resumo de dez linhas sobre modelos de dados).
O modelo de dados é usado para descrever a estrutura lógica e as vezes física das informações persistentes gerenciadas pelo sistema. O modelo de dados é especificamente necessário quando a estrutura de dados persistentes não podem ser obtidas pela mecânica e automaticamente da estrutura de classes persistentes no modelo de design. Além de definir estruturas de dados persistentes, ele é usado para definir o mapeamento entre classes de design persistentes e estruturas de dados persistentes, isso é necessário com mais freqüência quando o modelo de design é um modelo de objetos e o mecanismo de armazenamento persistente é baseado em um banco de dados relacional, embora geralmente seja necessário sempre que esse mecanismo é baseado em uma tecnologia não orientada a objetos. Atualmente, os seguintes modelos de dados são normalmente utilizados pelos SGBD’s: modelo hierárquico, modelo em redes, modelo relacional (amplamente usado), seguindo abaixo a explicação de cada um deles:
Modelo hierárquico: Os dados são organizados em vários tipos de registros e o relacionamento dos registros “pai” e “filho” são explícitos. Apresenta como vantagens a simplicidade de processamento e o uso natural para organizações hierárquicas de dados. Nesse modelo de dados, os dados são estruturados em hierarquia de arvores. O sistema comercial mais divulgado no modelo hierárquico foi o Information Management System da IBM.
Modelo de redes: Apresenta como características os dados organizados em vários tipos de registros e tipos de sets (estabelecem um relacionamento 1:N entre 2 tipos de registros: proprietário e membro) e um problema de estratégia de acesso aos registros “filhos”. O sistema gerenciador é o Data Base Task Group (DBTG) da CODASYL (Committee on Data Systems and Languages) também denifiram sintaxes para dois aspectos chaves dos sistemas gerenciadores de dados: concorrência e segurança. O mecanismo de segurança fornecia uma facilidade na qual parte do banco de dados (ou área) pudesse ser bloqueada para prevenir acessos simultâneos, quando necessário. A sintaxe da segurança permitia que uma senha fosse associada a cada objeto descrito no esquema.
Modelo Relacional: Introduzido por E.F Codd, possui como características: base de dados visualizada como um conjunto de tabelas, cada um representa uma relação;
...