Sistema Gerenciador de Bando de Dados
Resenha: Sistema Gerenciador de Bando de Dados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nillnill • 8/5/2013 • Resenha • 445 Palavras (2 Páginas) • 617 Visualizações
Todo Sistema Gerenciador de Bando de Dados (SGBD) aplica em seu funcionamento o conceito denominado ACID, que representa a inicial de quatro propriedades fundamentais.
Atomicidade
Consistência
Integridade
Durabilidade
Um SGBD não pode aplicar apenas algumas destas propriedades, todas as propriedades devem ser cumpridas, senão não podemos considerar um SGBD de verdade.
Atomicidade
Dizemos que uma transação é atômica, pois a transação não é divisível em partes, ou seja, a transação deve ser realizada por inteiro ou ela não pode ser realizada.
Lembramos que uma transação pode ter várias operações de alteração de dados, então ou cumprimos todas elas ou não realizamos nenhuma delas.
Ex. em uma transação realizamos a inclusão de um cliente novo, a geração de uma nota fiscal e a baixa no estoque do produto vendido, ao final desta transação, devemos confirmar a transação por inteiro e gravar todas estas operações, se esta transação não se confirmar ao final, nenhuma destas operações pode ser gravada no banco de dados, garantindo assim a atomicidade da transação.
Consistência
Uma transação quando inicia, os dados armazenados estão todos consistentes, ao concluir a transação os dados devem estar consistentes novamente, ou seja, as regras de negócio devem continuar sendo executadas e cumpridas.
Ex. se realizar uma transação em uma conta bancária, onde o cliente possui um saldo de R$ 50,00 e não tem limite de crédito (não pode ficar negativo) e esta transação for uma retirada de R$ 60,00 , esta transação não pode ser concluída pois a consistência do banco de dados não estaria garantida deixando a conta com um saldo negativo.
Integridade
É também conhecida como Isolamento de transações.
Uma transação deve ser íntegra/isolada, ou seja, as regras de negócio devem ser cumpridas durante a realização das operações na transação independentemente de existirem mais transações simultaneamente e ao final delas, esta integridade deve permanecer .
Ex. se for estabelecida uma regra de negócio onde um cliente de uma vídeo locadora pode cadastrar até dois dependentes, mas que todo dependente deve obrigatoriamente estar vinculado a um cliente, se um determinado cliente for deletado do banco de dados, os dependentes deste cliente deverão ser deletados também, pois se eles permanecerem no banco de dados, a integridade desta regra de negócio estará comprometida e toda esta operação ocorrer simultaneamente a outras transações no banco de dados, inclusive podendo ser nas mesmas tabelas ou não.
Durabilidade
Uma transação depois que for realizada e confirmada deve obrigatoriamente ser durável, ou seja não pode desaparecer do banco de dados sem que uma outra transação realize esta operação.
Ex. um determinado dado que foi gravado em uma transação hoje, daqui a cinco anos, se nenhuma outra transação modificar este dado, quando este dado for consultado deverá apresentar o mesmo resultado do que foi gravado hoje, quando a transação original
...