ATPS CÁLCULO I
Por: davibernardo1987 • 6/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.420 Palavras (14 Páginas) • 256 Visualizações
INTRODUÇÃO
[pic 2]
[pic 3]
EletroPoste foi fundada em 12 de janeiro de 2009 para suprir as necessidades da rede aérea de alta e baixa tensão nas Cidades Satélites e Entorno do Distrito Federal.
A partir de 2010 conseguimos atingir as Regiões Sul e Sudeste do País comercializando postes de concreto Duplo T e postes de concreto Circular para as redes de distribuição.
Nossa equipe técnica é composta por empregados devidamente trinados e supervisionados por um engenheiro civil.
INSTALAÇÃO FABRIL
Dispomos de equipamento, com as formas, livres de qualquer material estranho, são confeccionadas em chapa de aço. Mantemos, sempre, suas dimensões em relação a severos padrões de qualidade como, alinhamento, furação, ausência de empenos, estado deconservação (quanto à corrosão) e sua vedação dentro do satisfatório.
Garantimos as características de proporcionalidade através de dosadores para água, cimento, areia e brita, essas são definidas por nosso responsável técnico.
Temos um cuidado especial quanto às instalações elétricas nas áreas de confecção dos nossos postes não admitindo fios e tomadas inadequadas.
ESTOQUE DE MATERIAIS AGREGADOS
Vergalhões de aço mantendo uma distância mínima de 20 cm do solo. Quando sua rotatividade for baixa, são transferidos para local abrigado.
Areia e cimento são estocados em galpões cobertos. Quanto as britas são colocadas em baias, garantindo sua integridade.
CONTROLE DE PRODUÇÃO
Os estribos são amarrados de forma a não deixar pontas aparentes e no sentido longitudinal.Garantimos que todo o cobrimento da armadura com a instalação correta dos separadores obtendo um cobrimento mínimo de 1,5 cm em qualquer ponto do poste.
Nossos produtos têm como característica uma resistência à compressão o valor mínimo especificado para a fabricação de postes de concreto de 250 kgf./cm² com 28 dias de cura.
NORMAS PARA POSTES DE CONCRETO PARA REDES DE ENERGIA ELÉTRICA
- ABNT NBR 8451-1:2011 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica Parte 1: Requisitos;
- - ABNT NBR 8451-2:2011 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica Parte 2: Padronização de postes para redes de distribuição de energia elétrica;
- - ABNT NBR 8451-3:2011 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica Parte 3: Ensaios mecânicos, cobrimento da armadura e inspeção geral ;
- - ABNT NBR 8451-4:2011 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica Parte 4: Determinação da absorção de água ;
- - ABNT NBR 8451-5:2011 Postes de concreto armado e protendido para redes de distribuição e de transmissão de energia elétrica Parte 5: Postes de concreto para entrada de serviço até 1 kV .
[pic 4]
A norma estabelece os requisitos para a fabricação, ensaios, recebimento, manuseio, armazenagem e transporte de postes de concreto armado e protendido, de seção circular, quadrada, retangular ou duplo T, destinados ao suporte de redes aéreas urbanas e rurais de distribuição de energia elétrica, ornamentais e de iluminação e ramais de ligação de até 1 kV.
UM BREVE HISTÓRICO SOBRE O POSTE DE CONCRETO
No fim do século 19 iniciou posteriormente na Bélgica a produção de postes de concreto armado e em 1924 na Bélgica já se produzia postes de concreto duplo T com 20m de altura. No Brasil a fabricação de postes de concreto iniciou-se em 1940 quando foi fundada a primeira fábrica de postes no Brasil, a Cavan em Osasco SP.
TIPOS DE POSTES DE CONCRETO
POSTES DE SEÇÃO CIRCULAR VAZADA POSTER
[pic 5]
Estes postes têm a seção circular vazada e a conformação tronco-cônica, podendo ser produzido pôr vibração e pôr centrifugação. Pelo processo de vibração a seção vazada é conseguida com a utilização de mandris metálicos que são retirados durante o processo de cura, na centrifugação o próprio processo produza seção.
POSTES DE SEÇÃO DUPLO T- POSTE DT
[pic 6]
Este poste tem a seção em “h” e a conformação tronco-piramidal. Existem várias seções de postes DT, os mais utilizados são, tipo Doulevesat é (carga nominal) cn=250kg e do tipo B com cn de até 4000kg.
POSTES DE SEÇÃO RETANGULAR VAZADA POSTE A
[pic 7]
Estes postes têm as seções retangulares vazadas e conformação tronco-piramidal. São em geral produzidos pôr vibração com utilização de mandril metálico para se conseguir a seção, que são retirados durante o processo de cura do postes.
POSTES VIBRADOS
Nos postes vibrados o adensamento do concreto é executado pôr vibração. Para a concretagem são acoplados vibradores externos de alta freqüência aos moldes e/ou vibradores de imersão. Este tipo de poste são os mais empregados no Brasil.
POSTES CENTRIFUGADOS
Nos postes centrifugados o adensamento do concreto é executado pôr processo de rotação do molde em torno de seu eixo longitudinal. O molde é preenchido de, concreto, fechado e posicionado em uma centrífuga de elevada rotação. Pelo efeito da força centrífuga a massa de concreto é comprimida contra a parede do molde, adensando e eliminando o excesso de água da mistura.
...