TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS: Conceitos fundamentais de programação

Seminário: ATPS: Conceitos fundamentais de programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Seminário  •  517 Palavras (3 Páginas)  •  248 Visualizações

Página 1 de 3

1. CONCEITOS FUNDAMENTAIS DE PROGRAMAÇÃO

Um algoritmo pode ser definido como uma seqüência finita de passos (instruções) para resolver um determinado problema. Sempre que desenvolvemos um algoritmo estamos estabelecendo um padrão de comportamento que deverá ser seguido (uma norma de execução de ações) para alcançar o resultado de um problema. São propriedades de algoritmos:

* ações simples e bem definidas (não ambíguas);

* seqüência ordenada de ações;

* seqüência finita de passos.

Um algoritmo quando programado num computador é constituído pelo menos das 3 partes, sendo elas:

1. Entrada de dados;

2. Processamento de dados;

3. Saída de dados;

Na parte de entrada, são fornecidas as informações necessárias para que o algoritmo possa ser executado. Estas informações podem ser fornecidas no momento em que o programa está sendo executado ou podem estar embutidas dentro do mesmo. Na parte do processamento são avaliadas todas as expressões algébricas, relacionais e lógicas, assim como todas as estruturas de controle existentes no algoritmo (condição e/ou repetição). Na parte de saída, todos os resultados do processamento (ou parte deles) são enviados para um ou mais dispositivos de saída, como: monitor, impressora, ou até mesmo a própria memória do computador. A pseudo-linguagem (ou pseudocódigo)é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação. Na

medida que em se obtém mais familiaridade com os algoritmos, então o pseudocódigo pode ser traduzido para uma linguagem de programação. Na área de programação usa-se operadores aritméticos, lógicos e relacionais. Operadores Aritméticos são utilizados na resolução de expressões matemáticas utilizando quaisquer valores, sejam eles constantes ou variáveis. Retorna um inteiro se todos os valores são inteiros ou um real se um ou mais valores são reais. Exemplo de operadores aritméticos:

* + soma

* - subtração

* * multiplicação

* / divisão

* módulo: resto de uma divisão

* ^ potenciação

Operadores Relacionais são utilizados para estabelecer uma relação entre operador e operando. Retorna sempre um booleano; true para uma relação verdadeira e falsa para uma relação falsa. Exemplo de operadores relacionais:

* > maior que

* < menor que

* <> ou != diferente de

* >= maior ou igual a

*

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com