ATPS DE MATEMÁTICA
Casos: ATPS DE MATEMÁTICA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: BETOMAGALHAES14 • 14/4/2014 • 2.401 Palavras (10 Páginas) • 248 Visualizações
CENTRO DE EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA
UNIVERSIDADE ANHANGUERA-UNIDERP
TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
PÓLO – TUCURUÍ/PA.
DISCIPLINA: MATEMÁTICA
PROF. ME. IVONETE MELO DE CARVALHO
ACADÊMICOS
AMILTON GONZAGA DA SILVA RA 407791
ALEX MARTINS COSTA RA 412271
CARLOS ROBERTO CABRAL MAGALHÃES RA ******
CATIÚCIA COSTA MONTEIRO RA 419626
ELIANE OLIVEIRA LACERDA SOARES RA 447603
MARIA ANTONIA GOMES BAIA RA 426695
WENDERSON GABRIEL DA SILVA BARROSO RA 411451
Tucuruí/PA
1º Bimestre/2 – 2013
INTRODUÇÃO
Este trabalho acerca de conceitos matemáticos e suas aplicações na administração é resultado das Atividades Práticas Supervisionadas na qual abordamos o conteúdo sobre funções de 1º e 2º graus, funções exponenciais e derivadas, buscando compreender melhor e como utilizá-los na vida cotidiana e profissional, facilitando assim nossa aprendizagem. Ao estudarmos tal assunto pretendemos não só ampliar e aprofundar nossos conhecimentos, mas também desenvolver técnicas que irão nos auxiliar durante o exercício da carreira. No entanto, ressaltamos que não devemos transferir totalmente ao professor a responsabilidade pelo sucesso do aprendizado, pois como sempre fala nossa tutora à distância, matemática se aprende a fazer, fazendo, ou seja, devemos nos empenhar resolvendo os exercícios propostos. Posto isso, adiante estão enumerados um exemplar de cada tópico sobre o tema em questão detalhadamente resolvido. Portanto buscamos com o presente conteúdo, enriquecer nosso conhecimento e compreender melhor essa maravilhosa ferramenta que é a Matemática.
FUNÇÃO DO 1º GRAU
CONCEITO
A formulação matemática de um problema proveniente de uma situação prática frequentemente origina expressões que envolvem combinações de funções, as funções surgem quando uma variável depende da outra. Chama-se função polinomial do 1º grau, ou função afim, a qualquer função dada por uma lei da forma f(x) = ax + b, onde a e b são números reais dados e a 0, sendo que o número a é chamado de coeficiente de x e o número b é chamado termo constante, assim como também a variável x possui sempre o expoente 1. O gráfico de uma função polinomial do 1º grau é uma reta oblíqua aos eixos Ox e Oy. As funções matemáticas são usadas como ferramentas que auxiliam na resolução de problemas ligados à administração de empresas. Em uma função a variável que fica isolada antes da igualdade é chamada de dependente e a variável que fica após ao sinal de igualdade é chamada de independente; o conjunto dos valores possíveis para a variável independente é o domínio da função; a imagem da função é o conjunto dos valores da variável dependente que foram associados à variável independente. O estudo das funções é importante, uma vez que elas podem ser aplicadas em diferentes circunstâncias como: nas engenharias, no cálculo estatístico de animais em extinção, etc. O significado de função é intrínseco à matemática, permanecendo o mesmo para qualquer tipo de função, seja ela do 1° ou do 2° grau, ou uma função exponencial ou logarítmica. Portanto, a função é utilizada para relacionar valores numéricos de uma determinada expressão algébrica de acordo com cada valor que a variável x assume. Portanto, para que o estudo das funções do 1° grau seja realizado com sucesso, é necessário compreender bem a construção de um gráfico e a manipulação algébrica das variáveis e dos coeficientes, sendo que o gráfico é sempre uma reta.
Exemplo:
Uma empresa do ramo agrícola tem o custo para a produção de q unidades de um determinado insumo descrito por C(q)=3q+60. Com base nisso:
a) Determinar o custo quando são produzidas, 0, 5, 10, 15, e 20 unidades deste insumo.
b) Esboçar o gráfico da função.
c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando q=0?
d) A função é crescente ou decrescente? Justificar.
e) A função é limitada superiormente? Justificar.
RESOLUÇÃO:
a) Determinar o custo quando são produzidas, 0, 5, 10, 15, e 20 unidades deste insumo.
C(q)=3q+60
C(0) = 3.(0) + 60 = 0+60=60
C(5) =3.(5) + 60 = 15+60=75
C(10) =3.(10) + 60 = 30+60=90
C(15) =3.(15) + 60 = 45+60=105
C(20) =3.(20) + 60 = 60+60=120
b) Gráfico da função
c) Qual é o significado do valor encontrado para C, quando q=0?
Resp. O significado do valor C = 60 quando q = 0 é custo que independe da produção, também chamado de custo fixo.
d) A função é crescente ou decrescente? Justificar.
Resp. A função é crescente porque, quanto maior a produção (q), maior é o custo (c).
e) A função é limitada superiormente? Justificar.
Resp. A função não é limitada superiormente porque, se continuar aumentando a produção (q), o custo também irá aumentar.
FUNÇÃO DO 2º GRAU
CONCEITO
É
...