ATPS De C
Artigos Científicos: ATPS De C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fmartinsdf • 21/5/2014 • 928 Palavras (4 Páginas) • 423 Visualizações
ETAPA 1
Passo 1 (Individual)
Passo 2 (Equipe)
1. Desenvolver o Capítulo 1 – Funções – Passagem de Parâmetro por Valor e Referência, que deve conter pelo menos cinco páginas, explicando os conceitos estudados a respeito de funções, passagem de parâmetro por valor e passagem de parâmetro por referência.
2. Fazer a proposta dos problemas, no formato de exercícios, que deverão ser distribuídos da seguinte forma:
• Dois problemas para tratar funções simples;
• Dois problemas para tratar funções com passagem de parâmetro por valor;
• Dois problemas para tratar funções com passagem de parâmetro por referencia.
1. Introdução
A maioria dos programas de computador que resolvem problemas do mundo real é muito maior do que os programas apresentados nestes primeiros capítulos. A experiência tem mostrado que a melhor maneira de desenvolver e manter um programa grande é construí-lo a partir de pequenas partes ou módulos, sendo cada uma delas mais fácil de manipular do que o programa original. Essa técnica é chamada dividir e conquistar. Este capítulo descreve os recursos da linguagem C que facilitam o projeto, implementação, operação e manutenção de programas grandes.
2. Funções
Função é um bloco de código que, como o próprio nome diz, tem uma função, uma tarefa específica.
As funções servem como um atalho a um bloco de código e também é uma maneira de se evitar a repetição de código.
Em vez de programar um trecho de código várias vezes, definimos uma função que faz tal tarefa e depois, ao longo do programa, basta invocar essa função que, automaticamente, o código nela é executado. Desta maneira, podemos criar um trecho de código, que representa uma lógica, um passo ou rotina, do processo inteiro e isolá-lo. Com a criação das funções, vamos ver como elas irão facilitar a vida de um programador, pois será necessário criar a função somente uma vez, e ela estará disponível e pronta para ser usada no futuro.
Todas as variáveis declaradas em definições de funções são variáveis locais — elas são conhecidas apenas na função onde são definidas. A maioria das funções tem uma lista de parâmetros. Os parâmetros fornecem os meios para a comunicação de informações entre funções. Os parâmetros de uma função também são variáveis locais.
Em programas contendo muitas funções, main (principal) deve ser implementada como um grupo de chamadas a funções que realizam o núcleo do trabalho do programa.
Cada função deve se limitar a realizar uma tarefa simples e bem definida, e o nome da função deve expressar efetivamente aquela tarefa. Isso facilita a abstração e favorece a capacidade de reutilização do software.
Se você não puder escolher um nome conciso que expresse o que a função faz, é possível que sua função esteja tentando realizar muitas tarefas diferentes. Normalmente é melhor dividir tal função em várias funções menores.
3. A Definição De Uma Função
O código C que descreve o que a função faz é denominado definição da função. Sua forma geral é a seguinte:
Tipo_da_função nome_da_função (tipo var1, tipo var2,...,tipo varN)
{
corpo da função (Instruções)
}
A primeira linha é o cabeçalho da definição da função, e tudo o que estiver entre as chaves constitui o corpo da definição da função. A definição de qualquer função C começa com o nome do tipo da função, o mesmo de seu protótipo.
4. Estruturas Das Funções
Todas as funções em C começam com um nome seguido de parênteses (que envolve ou não uma lista de argumentos) 7 envolve ou não uma lista de argumentos) e, após isto, chaves envolvem o corpo da função.
Uma estrutura é um conjunto de variáveis possivelmente de tipos diferentes.
struct ponto {
int x;
int y;
};
struct tipo_de_estrutura
{
tipo_de_elemento nome_de_elemento;
tipo_de_elemento nome_de_elemento;
};
Podem-se declarar variáveis deste novo tipo logo a seguir à definição do tipo:
struct ponto {
int x;
int y;
}pp;
ou como habitualmente:
struct ponto pontos[20], ponto_max, ponto_min
4.1 Referência a elementos
Os elementos em uma estrutura são referenciados com o operador.
Por exemplo
printf("%d %d", pp.x,pp.y);
4.2 Estruturas
...