ATPS - Eletricidade Aplicada
Por: 090388020909 • 18/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.406 Palavras (6 Páginas) • 267 Visualizações
RELATÓRIO FINAL
INTRODUÇÃO
O estágio de Licenciatura é uma exigência da LDBEN (nº 9394/96) necessário à formação profissional, a fim de adequar essa formação profissional às expectativas do mercado de trabalho.
O estágio em Ensino Fundamental visa fortalecer a relação teoria e prática baseado no princípio metodológico de que o desenvolvimento de competências profissionais implica em utilizar conhecimentos adquiridos, quer na vida acadêmica quer na vida profissional e pessoal. Sendo assim, o estágio constitui-se me importante instrumento de conhecimento e de integração do aluno na realidade social, econômica e do trabalho na área profissional.
O presente relatório tem por objetivo relatar as atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado em Fundamental.
Apesar do estágio em ensino infantil ter sido realizado de forma rápida a visão de qualidade de ensino e inclusão social apresenta-se de forma interativa na escola. Para elas incluir significa dar a todos os alunos, independente de classe social, etnia, crença, sexo, ou capacidades físicas e cognitivas, uma educação de qualidade. O objetivo consiste em não deixar ninguém fora da vida escolar e garantir que todos sejam aceitos em situação de igualdade reconhecendo que cada um tem muito a contribuir com o grupo. Preocupam em garantir um trabalho significativo e oferecer oportunidades de aprendizagem a todos. Neste sentido assumem a responsabilidade por construir, avaliar e adequar o currículo de maneira que este seja coerente com as concepções de uma sociedade a ser construída, de sujeito consciente, de aprendizagem e estratégias de ensino.
O período de estágio consiste em um momento de estudos práticos que tem por finalidade colocar o aluno estagiário em contato com situações que o aproximem da realidade de sua formação. Não houve barreiras em momento algum para se conseguir o estágio. Alguns fatores foram favoráveis, como: a recepção por parte de toda equipe gestora, funcionários e pelos próprios alunos.
CAPÍTULO 1 – A HISTÓRIA E ASPECTOS DA EDUCAÇÃO
INFANTIL /SÉRIES INICIAIS
O primeiro capítulo relata a história da escola do ensino fundamental, sua cultura; espaço físico e fundamentos do Projeto Político Pedagógico como verão a seguir.
1.1. A Escola de Educação Infantil
O (EMEB “ Luiz Ometto” ) foi idealizada no ano de 1990 e está localizada à Rua (RUI BARBOSA),924, centro em (PRADÓPOLIS) –SP. Sua inauguração aconteceu no dia 13 de FEVEREIRO de 1992 com o propósito de atender a uma demanda de 200 alunos.
A escola possui atualmente 11 salas de aula, amplas e arejadas, um refeitório limpo e organizado onde é servido as refeições para os alunos, uma sala para Direção/Secretaria funcionam num mesmo espaço, uma sala para professores dispõe de uma mesa para reuniões, quadro de avisos, um aparador com água e café e um armário, um almoxarifado, um anfiteatro, uma sala de informática, uma área de serviço, um pátio interno, um parque e quatro banheiro (masculino e feminino).
Toda a equipe escolar desenvolve seu trabalho com muita dedicação, empenho, organização e seriedade, buscando sempre a integração de atividades realizadas no espaço escolar.
É uma escola que visa a formação consciente da cidadania, por isso é uma instituição voltada para a comunidade, preocupada em transmitir valores, como: respeito mútuo, honestidade, confiança, solidariedade e responsabilidade.
1.2. A escola e sua cultura escolar
Por meio das atividades do estágio supervisionado em educação fundamental foi possível perceber que a escola tem sua identidade própria, buscando autonomia. A sala observada apresenta uma boa organização, trazendo para eles muitos benefícios e amadurecimento no desenvolvimento cognitivo.
A Diretora procura alternar suas práticas educativas. Ela sempre traz atividades que interessem aos professores de maneira afetuosa e tranquila. Observa-se também, que a Diretora trabalha de forma interdisciplinar, essa maneira trabalhar sempre favorece os educandos.
Na Educação Fundamental nota-se envolvimento e interação por parte da equipe gestora, sendo sugeridas novidades aos professores, tais como: livros, jogos, músicas, envolvendo todo o grupo, tanto docente quanto discente.
Com base nos estudos sobre a importância de atividades enriquecedoras, e conforme os conteúdos dos Parâmetros Curriculares Nacionais, o professor deve sempre atualizado, o diretor deve disponibilizar textos, os mais diversos para sua socialização com as comunidades educativa.
Essas são algumas das atividades realizadas pela escola. Eles propiciam um ambiente acolhedor e adequado ao professor, para que possam desenvolvam suas práticas educativas.
1.3. O s fundamentos do Projeto Político Pedagógico e sua prática no cotidiano da escola.
O Projeto Político Pedagógico oferecido pela escola tem duas dimensões: a política e a pedagógica. É político no sentido de compromisso com a formação do professor como cidadão para a sociedade e pedagógico porque possibilita a efetivação da intencionalidade da escola, que é a formação do cidadão participativo, responsável, compromissado, crítico e criativo. Esta última é a dimensão que trata de definir as ações educativas da escola, visando a efetivação de seus propósitos e sua intencionalidade. Assim sendo, a dimensão política se cumpre na medida em que ela se realiza enquanto prática especificamente pedagógica.
...