TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Eletricidade Aplicada Etapa 1 E 2

Monografias: Atps Eletricidade Aplicada Etapa 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/12/2014  •  2.730 Palavras (11 Páginas)  •  810 Visualizações

Página 1 de 11

ETAPA 1

Princípios de Corrente Alternada. Geração, Valores Médios e Eficazes.

Passo 1

Diferenças entre corrente alternada e corrente contínua.

O que diferencia a corrente alternada da contínua é justamente o sentido que esse fluxo de elétrons percorre nesse determinado condutor.

A corrente alternada (CA ou AC, em inglês) é aquela que é gerada nas usinas e percorre grandes distâncias até chegar nas tomadas de nossas casas. A característica dela é que não tem uma polarização, ou seja, não possui um pólo positivo e outro negativo definidos como ocorre na corrente contínua. Por isso, seu sentido alterna, e seus pólos são chamados de fases, porque cada um deles assume as duas condições (ocorre quando a tensão for 220V, pois há a presença de 2 fases). Ela é usada na transmissão em longa distância porque não ocorrem perdas de energia. Na corrente alternada, podemos usar uma alta tensão para transmitir com velocidade a corrente elétrica sem perder grande energia, por isso ela é usada pra essa finalidade.

No desenho abaixo mostra como se comporta uma fase em corrente alternada.

Representação gráfica da corrente alternada

A corrente contínua (CC ou DC, em inglês) é aquela que possui os dois pólos, um positivo e outro negativo. Como possui pólos definidos, o sentido dos elétrons se torna definido também, ou seja, partindo do pólo positivo para o negativo por convenção, já que na realidade ocorre o contrário. Podemos encontrá-la principalmente em pilhas e baterias, geralmente em tensões baixas. Ela não é usada em transmissões de alta tensão e de grande distância porque como possui um sentido único, exigiria muita força pra "empurrar" os elétrons. Isso ocasionaria grandes perdas de energia. Quando ela se alterna, fica mais "leve" pra "empurrar". Observe no desenho abaixo como ela se comporta, e note que, nesse caso, não há a grandeza da frequência.

Representação gráfica da corrente contínua

Passo 2

Frequência de operação das diversas correntes contínuas entre vários países do mundo.

A frequência em correte é zero. Abaixo uma tabela sobre corrente alternada em alguns países.

Região Tensão Elétrica Frequência

África do Sul

230 V 50 Hz

Brasil 127 V e 220 V 60 Hz

Coreia do Sul

220 V 60 Hz

Dinamarca

230 V 50 Hz

Estados Unidos

120 V 60 Hz

França

230 V 50 Hz

Guatemala

120 V 60 Hz

Irlanda

230 V 50 Hz

Japão

100 V 50 Hz e 60 Hz

México

127 V 60 Hz

Peru

220 V 60 Hz

Suíça

230 V 50 Hz

Passo 3

Vantagens e desvantagens em utilizar as transmissões elétricas em corrente alternada.

A principal vantagem da corrente alternada é a sua facilidade em sua transformação. Outra vantagem está nos motores AC pode trabalhar sem cobradores, e que é muito mais simples, tratando-se das grandes potências para variar a velocidade de alcançá-los.

Geradores de corrente pode ter carvões contacto com um contacto circular no rotor, o que com os deltas de corrente contínua deve ser feita em paralelo com o rotor, mais o ruído e o desgaste.

Nas usinas a o motivo de se utilizar a corrente continua é puramente econômico. Em geral, são afastadas das cidades, de dezenas de quilômetros, de maneira que a corrente elétrica tem de ser transportada por fios, desde as usinas até as cidades. E esse transporte é mais barato por corrente alternada do que por corrente contínua. Além disso, dentro da própria cidade, a distribuição da corrente elétrica para as residências é mais barata e mais cômoda por corrente alternada do que por corrente contínua.

Além desse motivo econômico há um motivo técnico importante: com corrente alternada é possível fazermos muito simplesmente aumento ou diminuição de diferença de potencial com máquinas chamadas transformadores. Assim, por exemplo, dispondo-se de uma diferença de potencial de 110 volts, pode-se obter uma diferença de potencial de 3.000 volts, ou 5.000 volts, etc., e vice-versa.

Quanto à utilização de corrente alternada, devemos observar mais o seguinte: para a maioria dos aparelhos de uso doméstico, como por exemplo, lâmpadas de incandescência, ferros de passar roupa, aquecedores, fogareiros, etc. seria indiferente o uso de corrente alternada ou contínua. E, como é mais barato e mais cômodo distribuir corrente alternada para as residências, é essa que utilizamos para aqueles aparelhos. Quando há necessidade de corrente contínua para fins especiais, como por exemplo, as indústrias que utilizam eletrólise, é muito fácil obter-se corrente contínua a partir de corrente alternada.

A desvantagem é que se você precisar de uma corrente contínua "perfeita" de um ms alternada a filtrar, sempre aparecem no espectro para qualquer componente menor AC que seja.

Outra desvantagem: levar alternando condutor de corrente é de vários quilômetros se comportar como uma bobina e um capacitor irá ter em conta outros motoristas e da terra, criando uma resistência mais estrangulamento puro, deve colocar frequentemente Central fator de potência intermediária corrigida, não só com banco de capacitores, mas, às vezes, nos poderes que são medidos em watts Mega e quilômetros de linha de transmissão de, adicione um corretivo este fator, um motor estacionário, o que, à primeira vista, impressiona como um gerador. Enquanto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com