ATPS Empreendedorismo Etapas 1 E 2
Trabalho Escolar: ATPS Empreendedorismo Etapas 1 E 2. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: APMOS • 30/3/2014 • 578 Palavras (3 Páginas) • 1.201 Visualizações
Relatório - Etapa 1.
Introdução ao Empreendedorismo e O Processo Empreendedor.
Fizemos uma auto avaliação do nosso perfil empreendedor e descobrimos que todos nós temos um pouco de empreendedorismo dentro de si!
Nessa avaliação foram apontadas algumas características de um empreendedor, onde fomos pontuando individualmente de acordo com o nosso perfil. O resultado da média do grupo apontou que provavelmente já somos empreendedores, que possuímos características comuns aos empreendedores e temos tudo para nos diferenciarmos no mundo dos negócios.
Dentre as características as principais que se destacaram foram: ter disciplina e dedicação, ser disposto ao sacrifício para atingir metas, correr riscos calculados, não se conformar com o status quo, ou seja, o estado atual, ser hábil em se adaptar a novas situações, ter autoconfiança e ser paciente e saber ouvir.
Em relação a diferença entre o administrador e o empreendedor, entendemos que basicamente o empreendedor cria e o administrador cuida do negócio!
O empreendedor pode ser sim um profissional administrador, e vice-versa, mas ele é mais focado nas oportunidades de mercado, na inovação, na criatividade, ele identifica algo que para muitos não é nada e transforma em oportunidade de trabalho através de informações e conhecimentos. Ele vive o presente pensando no futuro e não se conforma com o status quo, ou seja, nunca está satisfeito com seu estado atual e sempre procura inovar.
Já o administrador é o profissional que está enquadrado na corporação de uma empresa, onde cuida dos negócios da mesma. Ele possui uma visão abrangente da organização, analisa, controla e resolve situações problemáticas variadas, portanto, o administrador é orientado para administrar, é mais centrado em como manter o bom andamento e a qualidade da empresa.
O empreendedor é mais visionário, diferenciado, apaixonado pelo que faz, possuindo uma motivação singular, não quer ser mais um na multidão, ao contrário, quer ser reconhecido e admirado. É por meio de uma ideia que o empreendedor inova.
Referências bibliográficas:
DORNELAS, José C. A. Empreendedorismo: Transformando Ideias em Negócios. 5ª Ed. Rio de Janeiro: LTCE, 2014. (PLT 687).
Relatório - Etapa 2.
Identificando Oportunidades.
Através de uma ideia criamos um novo negócio conforme os dados a seguir:
Qual mercado ela atende?
Atenderá as pequenas, médias e grandes empresas e pessoa física também.
Qual o retorno econômico que ela proporcionará?
50% no prazo de 12 a 24 meses.
Quais são as vantagens competitivas que ela trará ao negócio?
A principal vantagem competitiva é o fato de que nossa empresa terá 3 tipos de transportes: carros, motos e caminhões para transportes de diferentes tipos de cargas, ou seja, será diversificada e atenderá diversos tipos de necessidades.
Qual
...