TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Eng. Métodos

Pesquisas Acadêmicas: ATPS Eng. Métodos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/12/2013  •  1.417 Palavras (6 Páginas)  •  1.050 Visualizações

Página 1 de 6

Aula-tema: Princípios de Cronoanalíse e Cronometragem.

Passo 1- Entrevistar um profissional da área de estudo de tempos e obter informações sobre materiais e equipamentos utilizados, quais informações são necessárias, como se procede à cronometragem, tipos e quantidades de leituras, influência de horários de trabalho e turnos,erros, tolerâncias, e outras a critério da equipe.

A cronometragem é o métodos mais adotado nas industrias, para medir o trabalho. O objetivo de Estudo de Tempos Cronometrados é medir a eficiência individual ou seja de cada funcionário. Esse métodos é utilizado para estabelecer custos de produção.

Os tipos de cronometragem são: Cronometragem continua, cronometragem com retorno a zero, cronometragem de leitura fixa e cronometragem cumulativa. Abaixo vou detalhá-las melhor.

- Cronometragem continua: O cronometro é posto em marcha no inicio do primeiro elemento do primeiro ciclo a ser cronometrado e vai parar somente no final deste estudo. No fim de cada elemento o agente ET registra a leitura. Os variados tempos são obtidos por substracções sucessivas após o estado.

- Cronometragem com retorno a zero: O cronometro é posto para trabalhar no inicio do primeiro elemento, do primeiro ciclo e é simultaneamente lido e retornado a zero no fim do elemento, dando inicio a contagem do tempo do próximo elemento e assim por diante. Desta forma os tempos elementares são submetido sem necessidade de efetuar subtrações necessária na cronometragem continua.

- Cronometragem, de leitura fixa: No cronómetro de leitura fixa, um dos ponteiros pára quando se carrega num disparador suplementar, enquanto o outro continua a andar. Carregando uma segunda vez neste disparador,o ponteiro parado alcança o que está em movimento e ambos continuam a avançar.Desta maneira, os resultados são lidos com o ponteiro parado e não em movimento, como acontece nos dois métodos anteriores, o que aumenta, evidentemente, a precisão da leitura

- Cronometragem Comulativa: Este método envolve dois, três, ou mesmo quatro cronômetros, montados numa mesma prancheta com uma ligação mecânica entre eles. Vejamos como se procede com dois cronómetros:

- Cronometragem contínua: O mecanismo é manipulado de modo a que no final de cadaelemento um dos cronómetros é parado e o outro começa a trabalhar. O cronómetroparado é lido e os tempos elementares são obtidos posteriormente, pela subtracção de leituras alternadas.

Passo 2 - Elaborar a folha de cronometragem para estudo de tempos e movimentos para paletização das caixas, definir a quantidade de leituras e, em seguida, proceder à coleta e registro dos tempos da operação.

Tempo de cada colaborador

Paletização

Qtd. 1º Tempo 2º Tempo 3º Tempo 4º Tempo

1º 45 seg. 55 seg. 54 seg. 60 seg.

2º 53 seg. 52 seg. 59 seg. 53 seg.

3º 38 seg. 59 seg. 38 seg. 57 seg.

4º 39 seg. 49 seg. 41 seg. 47 seg

5º 42 seg. 52 seg. 47 seg. 51 seg.

6º 54 seg. 54 seg. 59 seg. 59 seg.

7º 57 seg. 39 seg. 60 seg. 53 seg.

Total 1426

MÉDIA: 713

Passo 3 - Calcular o tempo-padrão para a operação de paletização das caixas, a partir dos resultados obtidos no passo anterior, e com os ajustes necessários para a correção dos tempos para cada movimento.

Tempo Padrão: 80%

Tempo Médio: 713

Tolerância: 10%

TN= 713 x 60 seg. x 0,8 = NT 34224 ( Tempo cronometrado )

TP= TN X FT

34224 x ( 1 + 0,10 ) = TP: 37646 ( Tempo Padrão )

Passo 4- Elaborar a folha de processo da operação de paletização das caixas, com os passos desenvolvidos nesta etapa e que será parte integrante do relatório ao final desta ATPS.

Folha de Processo

Produto: Paletizar Caixas Célula: Paletizar

Tempo padrão: 37646 Meta de Produção e hora: 90 Revisão: 0

Data: 27/11/2013

Posto Atividades Tempo Padrão Componente Equipamento Ferramenta Dispositivo Controle de Qualidade

1 Fechar a caixa 5 seg. Dobras - -

2 Adesivar caixa 8 seg. - - - -

3 Verificar se a caixa está devidamente embalada ( fechada ). 6 seg. - - - -

4 Colar etiqueta ( Nome do Produto / Quantidade/ Kilos/ Lote ). 10 seg. - - - Endereço de armazenamento esta ocupad

5 Identificar endereço de armazenagem 16 seg. - -

6 Paletizar 40 seg. - Empilhadeira Pallet

7 Armazer no endereço referênte 37 seg. Empilhadeira Pallet Pouco espaço.

Etapa 4 - Aula-tema: Programas de Treinamento.

Passo 1 - Pesquisar, em sites, livros e revistas, sobre como elaborar programas de treinamento para pessoas em nível operacional e sobre técnicas que possam ser utilizadas para capacitação desses profissionais.

A elaboração de um programa de treinamento é realizado com base na necessidade de treinar um funcionário que não esta apto a executar tal função. Para elaborarmos um treinamento devemos primeiramente olhar para os seguintes pontos.

-Público-alvo: A correta identificação e análise da população que será atingida pelo programa, garantirá um percentual do sucesso do treinamento. Isto porque, um treinamento voltado para os técnicos, não poderá ser o mesmo utilizado para os gerentes e vice-versa

-Objetivos: O qual pretende-se alcançar. Mostrar resultados através do treinamento capacitando o funcionário e colaborando para o bom andamento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com