ATPS Engenharia Processo
Por: Rodrigo.Nunes • 30/5/2016 • Trabalho acadêmico • 897 Palavras (4 Páginas) • 335 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL
FACULDADE ANHANGUERA DE JACAREÍ[pic 1]
Engenharia de Produção
Campus II
6º semestre
Engenharia de Métodos
Professor: Modesto
Rodrigo Nunes Costa RA:6683438149
Jacareí – SP
2015
ETAPA 1
Fundamentos da Engenharia de Métodos/Resolução de Problemas.
Passo 1
1. Histórico.
A engenharia de métodos também conhecida por estudo de tempos e movimento, surgiu através de Frederick H. Taylor (Estudo de Tempos) e o casal Gilbreth (Estudo de Movimentos).
Engenharia de métodos = Humanização e Racionalização do trabalho com significado de trabalho inteligente e produtivo.
Os sistemas de paletização são equipamentos mecanizados que são utilizados para carregar produtos para paletizadores. Como o carregamento de pallets de forma manual pode ser muito demorado o mesmo vale para o trabalho com pallets, desta forma uma operação intensiva e automática executada por um sistema consegue uma relação custo x benefício muito vantajosa, pois reduz muito o tempo de operação e consequentemente com mão de obra. Leia mais sobre sistemas de paletização.
2. Origem e segmentos aplicados inicialmente.
A Engenharia de métodos estuda e analise o trabalho de forma sistemática, objetivo de desenvolver métodos para praticas e eficiências buscando uma padronização do processo. Utilizando as ferramentas necessárias para encontrar a melhor forma para a execução de tarefas.
A paletização facilita o transporte das caixas e racionaliza as operações de armazenamento, transporte e distribuição. A prática corresponde ao empilhamento das caixas em colunas, sobre um estrado, amarradas com fitas de arqueação e limitadas por cantoneiras laterais
3. Principais nomes relacionados.
Frederick H. Taylor estudo do tempo
Frank e Lillian Gilberth estudo do movimento
Taylor iniciou os estudos relativo ao mentor, era formado em engenharia mecânica e considerado o pai da administração cientifica.
Casal Gilbert com o estudo clássico dos tijolos com o que era mais importante estudo do tempo ou de movimento.
4. Surgimento e evolução no Brasil.
Na década de 70, notou-se mesmo no Brasil, que os conceitos e métodos próprios na Engenharia de Produção ganharam notável desenvolvimento e tornaram-se independentes de qualquer área tecnológica sendo aplicada a todas as áreas clássicas das engenharias.
Com a evolução sendo muito rápido entre os séculos por ser muito utilizadas mais muito difícil de ser implantada.
5. Técnicas e ferramentas associadas.
Podem ser algumas como fluxograma em figuras esquemáticas com modelos de registro e com etapas sendo seguidas.
Resolução de problemas reais envolvendo situações de tomada de decisão, através de modelos matemáticos habitualmente processados computacionalmente.
Planejamento, projeto e controle de sistemas de gestão da qualidade que considerem o gerenciamento por processos, a abordagem factual para a tomada de decisão e a utilização de ferramentas da qualidade.
Passo 2
Assistir aos vídeos indicados a seguir, o que será o ponto inicial para o desenvolvimento desta ATPS.
Paletização o que é?
É o agrupamento de embalagens secundárias sobre paletes. A paletização é sem sombra de dúvidas a forma de utilização mais conhecida nos dias de hoje.
Basicamente consiste de uma plataforma, geralmente de madeira, mas também pode ser de metal, plástico, fibra ou outro material, a carga é disposta horizontalmente, no qual a carga pode ser empilhada e estabilizada.
É o estado de madeira, metal ou plástico que é utilizado para a movimentação de cargas.
Sua função viabilizar e otimização do transporte de cargas, obtendo com isso vantagens.
É mais econômico juntar diversos volumes em um só e mover este único volume do que mover diversos volumes individuais.
Definição é uma plataforma destinada a suporta cargas que permite a movimentação mecanizada ou eventualmente com auxílios de outros dispositivos.
Qualquer carga para o paletes que seja fisicamente adaptável a um pode ser em principio considerada palatizável.
A madeira é a matéria prima para a fabricação dos paletes, mais no entanto existe outros tipos dependendo do uso e da carga.
...