ATPS Estatistica
Monografias: ATPS Estatistica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: diodsant • 7/10/2014 • 8.876 Palavras (36 Páginas) • 306 Visualizações
Relatório apresentado ao Curso de Engenharia de Produção Mecânica da Faculdade Anhanguera de Taubaté como requisito parcial para aprovação na disciplina de Estatística
Orientador: Prof. Dr. Órrios
Taubaté, SP, Brasil
2010
IDENTIFICAÇÃO
Faculdade Anhanguera de Taubaté
Engenharia de Produção Mecânica
Grupo de Trabalho:
Anderson Luiz de Lisboa
RA nº 2117194312
Denise Gomes
RA nº 1035950249
Jéssica Amato
RA nº 1054030691
Edi Carlos Lourenço Da Silva
RA nº 0900272
Aldo Cesar Baptista
RA nº 1099232210
ETAPA 1 - CONCEITOS GERAIS DE ESTATÍSTICA
1.1 OBJETIVO
O objetivo deste relatório é apresentar os conceitos fundamentais da disciplina estatística, suas aplicações na Engenharia e finalmente apresentar parcialmente os exercícios propostos como ATPS, ou seja, estão apresentados neste trabalho os exercícios propostos das etapas 1, 2, 3 e 4 do ATPS. Este relatórios terá sua forma sinal apresentada no final do semestre letivo com todas as suas etapas (1 a 10).
A estatística possui um vasto campo de aplicação, dentre os quais podemos citar que é indispensável:
no controle de qualidade;
na análise de custos;
no dimensionamento de estoques;
no estudo de tempos;
na previsão de população para efeito de projetos de interesse coletivo;
no projeto e análise de experiências;
no estabelecimento de fórmulas empíricas;
no estudo de fenômenos hidrológicos como chuvas e enchentes;
no dimensionamento de centrais telefônicas.
Dentre os três componentes do grupo somente o aluno Anderson Luiz de Lisboa trabalha atualmente. Sendo assim, segue seu breve relato de onde se situa profissionalmente e como a Estatística está envolvida em seu meio profissional:
Atualmente trabalho na EMBRAER, uma empresa do setor aeronáutico, como técnico de métodos e processos. Atuo na Engenharia de Produção no DIP (Desenvolvimento Integrado do Produto) de novos produtos, atualmente o jato recém lançado, Legacy 500. O meu trabalho consiste de um modo geral na representatividade da Manufatura junto à Engenharia de Produto, ou seja, na aprovação de desenhos de manufatura, no planejamento de recursos para a manufatura através de cotações, no acompanhamento do processo produtivo com relação à qualidade do produto e robustez do processo e desenvolvimento de novas tecnologias aplicáveis ao novo produto em questão.
Com relação à disciplina estatística, esta se faz presente em meu trabalho diariamente através:
das cotações de produto que se baseiam em horas de fabricação Hh (horas-homem) extraídas através de crono-análise feitas por amostragem no “chão de fábrica”;
análise de variações dimensionais em peças estampadas a fim de determinar a capabilidade do processo e determinação de tolerâncias geométricas (GD&T) nos desenhos de peças estampadas;
análise de índices de reprovações de desenho e peças através de medidas de freqüência feitas por amostragem.
Já tenho conseguido aplicar os conceitos que tenho aprendido neste início de curso e espero adquirir uma formação consistente neste ramo no qual tenho bastante interesse.
1.2 INTRODUÇÃO
Aqui serão elencados os conceitos gerais da disciplina Estatística e suas definições.
Estatística: deriva da palavra latina STATUS (estado). É a ciência que se ocupa de coletar, organizar, analisar e interpretar dados a fim de tomar decisões.
Dados: consistem em informações provenientes de observações contagens, medidas ou respostas. Podem ser:
Os dados qualitativos consistem em atributos, classificações ou registros não-numéricos.
Os dados quantitativos consistem em medidas ou contagens numéricas.
População é o conjunto de todos os resultados, respostas, medidas ou contagens que são de interesse. Uma amostra é um subconjunto de uma população.
Parâmetro é uma descrição numérica de uma característica da população.
Estatística é uma descrição numérica de uma característica da amostra.
A estatística descritiva é o ramo que trata da organização do resumo e da apresentação dos dados.
A estatística inferencial é o ramo que trata de tirar conclusões sobre uma população a partir de uma amostra. A ferramenta básica no estudo da estatística inferencial é a probabilidade.
As variáveis são os conjuntos de resultados possíveis de um fenômeno. Podem ser:
Qualitativa: os valores da variável são expressos por atributos (sexo, cor de pele, etc.).
Quantitativa: os valores da variável são expressos por números (idade, peso, etc.).
Os dados que estão no nível de medida nominal são somente qualitativos. Nesse nível, os dados são categorizados usando-se nomes, marcas ou qualidades. Nenhum cálculo matemático pode ser feito nesse nível.
Os dados que estão no nível de medida ordinal são qualitativos ou quantitativos. Nesse nível, os dados podem ser arranjados em ordem, mas as diferenças entre os registros de dados não são significativas.
Os
...