TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS Fenômenos de Transporte

Por:   •  15/6/2015  •  Monografia  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  237 Visualizações

Página 1 de 2

ATPS Fenômenos de Transporte

 INSTRUÇÕES GERAIS

O trabalho deverá ser feito em grupo e entregue no dia da avaliação. Deverá ainda seguir as normas da ABNT e do Manual de Trabalhos Acadêmicos da Anhanguera.

Os nomes dos componentes do grupo deverão constar na contra capa do trabalho juntamente com seu RA. Caso algum nome não conste na contra capa (digitado) não poderá ser acrescentado manualmente.

PROBLEMÁTICA

  1.  Explique qualitativamente a diferença entre perda de carga singular e distribuída fundamentando sua argumentação com elementos apresentado na bibliografia básica da disciplina. Conceitue durante sua explicação “rugosidade média” e “rugosidade equivalente” indicando suas diferenças práticas;

A perda de carga singular, se dar quando é produzida por uma perturbação brusca no escoamento do fluido.

  Tais perturbações são produzidas nas singularidades, como válvulas, registros, alargamentos bruscos etc. Tais perdas são calculadas por uma expressão obtida pela análise dimensional:

[pic 1]

Conclui-se então que:

EX: =ɸ (Re, coeficientes adimensionais de forma).[pic 2]

O valor numérico da função ɸ, para um certo valor do número de Raynolds e para certos valores dos coeficientes de forma, será indicado por  e será chamado ‘coeficiente da perda de carga singular.[pic 3]

Portanto: , onde  Re, coeficiente adimensional de forma)[pic 4][pic 5]

No caso do alargamento brusco:

Teremos:[pic 6]

Para um número de Reynolds elevados, como se sabe, o fenômeno passa a independer das forças viscosas; logo nesse caso:

EX: (coeficiente de forma)[pic 7]

  1.  Apresente e explique as regiões do diagrama de Moody-Rouse:

[pic 8]

 

  1.   Resolva a situação problema abaixo explicando detalhadamente cada etapa envolvida na resolução da situação apresentada.

Na instalação da figura abaixo, a Bomba B recalca óleo (ν=1,06∙10−5 m2/s) do reservatório R1 para o reservatório R2 a uma vazão de 190 L/s. Ambos os reservatórios possuem grandes dimensões e mantêm seus níveis constantes. A perda de carga singular na bomba é equivalente a uma válvula globo com abertura completa 𝑘𝑠=10, na saída e entrada dos reservatórios a perda singular é desprezível e na curva em 90° ks=2,0. Sabe-se que o comprimento total do encanamento de ferro forjado corresponde a 1,0 km e possui diâmetro de 45 cm. Conhecendo o rendimento da bomba, 78%, determine sua potência em kW.

[pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (478.2 Kb)   docx (986.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com