ATPS - GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Ensaios: ATPS - GESTÃO DA MANUTENÇÃO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: ElaineTata • 17/9/2014 • 1.028 Palavras (5 Páginas) • 1.176 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATPS – GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Nome: RA:
Nome: RA: Nome: RA:
Nome: RA:
Campinas
2012
FACULDADE ANHANGUERA DE CAMPINAS - UNIDADE 3
CURSO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ATPS – GESTÃO DA MANUTENÇÃO
Campinas
2012
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
RELATÓRIO 1 – ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL 5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 7
INTRODUÇÃO
Desde a criação da linha de montagem, idealizada por Henry Ford no início do século passado, as indústrias vêm desenvolvendo tecnologias e estratégias para tornar a produção mais rápida e eficiente. A automação foi um desses passos, diminuindo variações de qualidade, aumentando a eficiência e a agilidade dos processos. Outra premissa considera que os fornecedores devem ter capacidade de produção suficiente, ou seja, dentro da filosofia "Just-In-Time" de seus processos de fornecimento para atender integralmente às necessidades da demanda, segundo Corrêa (2006).
Esses fatos históricos nos remetem a pensar com mais atenção na adequação do parque fabril como forma de continuar competitivo no mercado em que atua, através de novas formas de gestão. Muitas vezes a habilidade de se adaptar às mudanças e melhorar continuamente podem ser a diferença entre o sucesso e o fracasso. Isso é possível através do uso inteligente das informações disponíveis no chão de fábrica e também nos sistemas corporativos. Um dos sistemas utilizados é a gestão da manutenção que por meio do desdobramento de custos, identifica as perdas da fábrica e define qual programa de manutenção é o mais indicado para a redução da perda encontrada. O Case New Performance de São Paulo adotou esse programa e áreas de trabalho foram priorizadas de acordo com o valor das perdas de cada célula de fabricação de tratores da planta, onde a quebra dos maquinários na linha de soldas robotizadas foi uma das perdas mais significativas. Com base nisso e de acordo com os causais dessa perda, a gestão da manutenção é acionada para atacar as maiores criticidades com a implantação de estratégias que seja responsável pela disponibilidade dos ativos, bem como, a utilização da terceirização de firmas especializadas como ferramenta gerencial estratégica, buscando maximizar a disponibilidade dos equipamentos produtivos.
A equipe de alunos será uma consultoria de uma grande empresa especializada em Gestão da Manutenção que possui técnicas de implantação de ferramentas gerenciais e modelo baseado na avaliação de desempenho junto às empresas terceirizadas. O desafio é que a consultoria elabore um relatório contendo uma avaliação de custo & benefício, relacionando o mais adequado programa de manutenção, utilizando recursos próprios ou contratando os serviços de empresas especializadas.
RELATÓRIO 1 – ASPECTOS QUE INFLUENCIAM NA MANUTENÇÃO INDUSTRIAL
A robotização no processo produtivo implica na observação de uma gama muito grande de parâmetros bem objetivos, que começam no conhecimento que a própria empresa tem de seu potencial e limitações, assim como na definição clara de objetivos, sejam eles relacionados ao aumento dos seus índices de produtividade à diminuição de custos em produção, ao aperfeiçoamento de seus produtos, entre outras metas possíveis.
A manutenção conforme a ABNT, corresponde a todas as ações necessárias para que um item seja conservado ou restaurado, de modo a permanecer de acordo com uma condição especificada.
Na prática a manutenção é a conservação técnica econômica do ativo fixo da
...