ATPS: O conceito de um algoritmo para resolver problemas propostos usando três formas de representação
Seminário: ATPS: O conceito de um algoritmo para resolver problemas propostos usando três formas de representação. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leo037rock • 17/9/2014 • Seminário • 1.104 Palavras (5 Páginas) • 458 Visualizações
INTRODUÇÃO
O objetivo deste trabalho é demonstra a noção de algoritmo na resolução de problemas propostos utilizando suas 3 (três) formas de representação. Um algoritmo é uma sequência definida de passos rígidos e finitos para resolução de um determinado problema. O conceito de algoritmo é frequentemente ilustrado pelo exemplo de uma receita culinária, embora muitos algoritmos sejam mais complexos. Eles podem repetir passos (fazer interações) ou necessitar de decisões (tais como comparações ou lógica) até que a tarefa seja completada. Um algoritmo corretamente executado não irá resolver um problema se estiver implementado incorretamente ou se não for apropriado ao problema. Um algoritmo não representa, necessariamente, um programa de computador, e sim passos necessários para realizar uma tarefa.
RELATÓRIO 01 – SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA 01
Problema 01
Definir um número inteiro N, que será o numero de casos de teste. Cada caso de teste e uma linha que contem dois números inteiros X e Y. O problema se resume em imprimir a soma de todos os valores ímpares entre os dois números inteiros, excetuando-os.
Definindo as variáveis: Todas do tipo Inteiro
teste - Número de testes realizados
num1 - 1º número informado
num2 - 2º número informado
somaImpar: Soma dos números impares encontrados no intervalo dos números informados.
i, x – inicializadores dos laços de repetição (enquanto e para) respectivamente.
Fluxograma:
Algoritmo desenvolvido no Visualg:
Exemplo 01:
ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA
teste 5
num1 num2 Números ímpares encontrados no intervalo somaImpar
2 3 3 3
6 8 7 7
3 5 0 0
10 13 11 11
10 20 11,13,15,17,19 75
Passo a passo do exemplo 01
Início
teste=5
i=1, i<=5 =verdadeiro
somaImpar =0
num1=2, num2=5, x=num1+1, x=3
3 = impar, somaImpar =0+3, somaImpar =3, x=x+1, x=4
4<5 = verdadeiro, 4=par, x=x+1, x=5
5<5=falso, somaImpar =3, i=i+1, i=2, SAÍDA = 3
2<=5=verdadeiro
somaImpar =0
num1=6, num2=8, x=num1+1, x=7
7=impar, somaImpar =0+7,somaImpar=7, x=x+1, x=8
8<8=falso, somaImpar =7, i=i+1, i=3, SAÍDA=7
3<=5=verdadeiro
somaImpar =0
num1=3, num2=5, x=num1+1,x=4
4=par, x=x+1, x=5
5<5=falso, somaImpar=0, i=i+1, i=4, SAÍDA=0
4<=5=Verdadeiro
num1=10,num2=13,x=num1+1,x=11
11=impar, somaImpar=0+11, somaImpar=11,x=x+1,x=12
12<13=Verdadeiro,12=par, x=x+1,x=13
13<13=Falso,somaImpar=11, i=i+1, i=5, SAÍDA=11
5<=5 = Verdadeiro
somaImpar=0
num1=10, num2=20,x=num1+1, x=11
x=impar, somaImpar=0+11, somaImpar=11,x=x+1,x=12
12<20=Verdadeiro, 12=par, x=x+1, x=13
13<20=Verdadeiro, 13=impar,somaImpar=11+13, somaImpar=24,x=x+1,x=14
14<20=Verdadeiro, 14 =par, x=x+1, x=15
15<20=Verdadeiro, 15=impar, somaImpar=24+15, somaImpar=39, x=x+1, x=16
16<20=Verdadeiro, 16=par, x=x+1, x=17
17<20=Verdadeiro, 17=impar, somaImpar=39+17, somaImpar=56, x=x+1, x=18
18<20=Verdadeiro, 18=par, x=x+1, x=19
19<20=Verdadeiro, 19=impar, somaImpar=56+19, somaImpar=75, x=x+1, x=20
20<20=Falso, somaImpar=75, i=i+1, i=6, SAÍDA =75
6<=5=Falso
Fim
Exemplo 01 em execução no Visualg:
Exemplo 02:
ENTRADA PROCESSAMENTO SAÍDA
teste 3
num1 num2 Números ímpares encontrados no intervalo somaImpar
2 11 3,5,7 e 9 24
32 15 17,19,21,23,25,27,29,31 192
130 156 131,133,135,137,139,141,143,145,147,149,151,153,155 1859
Exemplo 2 em execução no Visualg:
RELATÓRIO 02 – SOLUÇÃO PARA O PROBLEMA 02
Definindo as variáveis: Caractere, Real e Inteiro
Caractere – nome
Real - distancia e media
Inteiro – i, amigos
Algoritmo em Fluxograma:
Algoritmo em pseudo-linguagem (Visualg):
Exemplo 01:
ENTRADA PROCESSAMENTO VALOR TEMPORÁRIO
amigos 4
nome distancia media
MARIANA OLIVEIRA 350 0+350/4 = 87,5 87,5
JOÃO
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