ATPS PROCESSO ADM
Exames: ATPS PROCESSO ADM. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: saymarques • 24/10/2014 • 4.808 Palavras (20 Páginas) • 282 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO PLÍNIO LEITE
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PÓLO: NITERÓI
PROCESSOS ADMINISTRATIVOS
ETAPAS 01, 02, 03 E 04
TUTOR A DISTÂNCIA: MA. RENATA M. G. DALPIAZ
NITEROI, 02 DE JUNHO DE 2014.
INTRODUÇÃO
A administração é processo ou atividade dinâmica, que consiste em tomar decisões sobre objetivos e recursos. O processo de administrar é inerente a qualquer situação onde haja pessoas utilizando recursos para atingir algum tipo de objetivo. Em última instância, a administração é o processo que procura aumentar e garantir a qualidade das decisões sobre objetivos e recursos.
DECISÕES significam escolhas. O processo administrativo abrange quatro tipos principais de decisões ou escolhas, também chamados PROCESSOS:
• Planejamento: o processo de planejamento abrange as decisões sobre objetivos, ações futuras e recursos necessários para realizar objetivos.
• Organização: o processo de organização compreende as decisões sobre a divisão de autoridade, tarefas e responsabilidades entre pessoas e sobre a divisão de recursos para realizar as tarefas.
• Direção ou coordenação: o processo de direção significa ativar o comportamento das pessoas por meio de ordens; coordenação significa ajudá-las a tomar decisões por conta própria. A escolha entre um ou outro modelo depende do modelo e da cultura de administração.
• Controle: o processo de controle compreende as decisões sobre a compatibilidade entre objetivos esperados e resultados alcançados.
O objetivo deste trabalho é entender todos os tipos de processos, conforme descritos nas etapas que seguem abaixo.
Todas as etapas da atividade foram importantes ao grupo para em conjunto aprimorarmos nossos conhecimentos e desenvolvermos nossas habilidades, estabelecendo relações entre o conteúdo teórico ministrado e a prática de um profissional. A equipe estudou o PLT da disciplina e buscou informações complementares em sites e artigos. Foram elaborados vários resumos e relatórios além de muita discussão sobre os temas solicitados na ATPS antes de colocarmos todas as conclusões neste trabalho.
ETAPA 01 - PLANEJAMENTO
PASSO 01 – Conceitos de Planejamento e os seus tipos:
Introdução
Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Primeiramente iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em prol de um objetivo distinto pré-estabelecido. Divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles.
O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa.
O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos.
O planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados.
PASSO 02 – Análise dos Artigos sugeridos:
Após analisar com o grupo os artigos: “Veja o futuro antes dos outros” - Por Roberto Shinyashiki e “O Desafio do Administrador do Futuro” - Paulo Barreto dos Santos e confrontarmos com o texto pesquisando nas bibliografias de Chiavenato e Lacombe entendemos que o administrador do século XXI é o profissional que pensa e utiliza as idéias do futuro, ele identifica recursos potenciais, reconhece fraquezas e estabelece um conjunto de medidas integradas a serem implementadas assegurando o sucesso dos resultados planejados. Ver além do horizonte cria a competência necessária para aproveitar as oportunidades no meio das ameaças. Nesse sentido, podemos afirmar que planejamento é uma atividade que todas as organizações e seus administradores devem desempenhar bem para serem eficazes, pois estabelece o alicerce para as subsequentes funções de organizar, liderar e controlar, por isso é considerado função fundamental do administrador.
Considerações Finais
O planejamento tem por finalidade antecipar as situações previsíveis, predeterminar os acontecimentos e preservar a lógica entre eventos.
O planejamento Estratégico é um processo essencial dentro da organização porque traça as diretrizes para o estabelecimento dos planos de ação que resultarão em vantagens competitivas. Ele somente atinge sua eficácia máxima quando entendido e realizados por todas as pessoas da organização em mutirão permanente e orquestrado.
É necessário observar também que a estratégia precisa ser constantemente reavaliada e reformulada, pois o processo todo – formulação e implementação – não é construído apenas apoiado em questões concretas, mas é produto de mecanismos altamente complexos. Isso sem falar nas mudanças bruscas nos contextos dentro e fora da organização, imprevisíveis, muitas vezes. Dessa forma, o maior desafio do administrador está relacionado à sua efetividade prática no alcance dos objetivos organizacionais, isto é, na sua capacidade de movimentar a organização e alinhá-la no sentido da prescrição proposta pelo plano estratégico, com a adaptabilidade que esse processo exige. Como toda função de gestão, isso pressupõe uma dinâmica permanente de planejamento, execução, monitoramento, avaliação, ajustes e reajustes.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:
Livro-Texto da disciplina:
...