ATPS: Termodinamica
Seminário: ATPS: Termodinamica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 25/11/2013 • Seminário • 550 Palavras (3 Páginas) • 537 Visualizações
etapa 2 atps termodinamica
passo 1
Com base nos estudos realizados no decorrer da história, vimos que a Primeira Lei da Termodinâmica trata do balanço energético entre as energias inicial e final do sistema, a energia fornecida e o trabalho realizado pelo sistema, ou seja, podemos afirmar que em qualquer processo termodinâmico analisado, a quantidade de calor Q recebida pelo sistema é igual ao trabalho realizado por ele mais a variação da energia interna.
Assim, podemos expressar a primeira lei da termodinâmica, em termos matemáticos, da seguinte maneira:
Q = T + ΔU A primeira lei da termodinâmica refere-se a um processo, pois tanto o trabalho quanto o calor não podem ser medidos ou calculados para um único estado termodinâmico. Essas duas grandezas só têm significados quando medidas em instantes diferentes.
Ao referirmos à primeira lei da termodinâmica podemos dizer que ela nada mais é do que a lei da conservação da energia, ou seja, em um processo termodinâmica, a energia total de um sistema se conserva. Dessa forma, podemos dizer que quando o sistema recebe calor, ele pode variar a energia interna e/ou realizar trabalho. Por exemplo, quando colocamos um recipiente com gás sobre uma chama, o gás se expande realizando trabalho e aumenta sua temperatura, ou seja, aumenta sua energia interna.
Nesse tipo de processo termodinâmico, parte do calor que o gás recebe é transformado em energia interna e parte desse calor é utilizado para realizar trabalho termodinâmico. Assim, a soma dessas duas parcelas é igual ao calor recebido, pois sabemos que a energia não pode ser criada e nem destruída, mas apenas transformada. Com isso podemos definir que um determinado gás realiza trabalho quando seu volume aumenta (T positivo). Quando seu volume diminui, o trabalho é realizado sobre o gás (T negativo).
passo 2
Pesquisar, em livros da área, revistas e jornais, ou sites da internet, os modos de transferência de calor que ocorrem nos motores automotivos, as equações envolvidas e o significado de cada termo, e como esses modos afetam o desempenho do carro.
_ O parâmetro de calor total (100%) é a energia do combustível (massa de combustível injetada vezes o poder calorífico inferior)
_ A perda de calor relativa a energia total diminui com o aumento da velocidade de rotação
_ A perda de calor absoluta aumenta com o aumento da velocidade de rotação
_ O fluxo de calor é máximo para lambda igual a 0,91 (mistura rica) para a gasolina
_ A perda de calor relativa (28%) é maior para lambda igual a 1,0 (mistura estequiométrica)
_ O parâmetro de calor total (100%) é a energia do combustível (massa de combustível injetada vezes o poder calorífico inferior) _ A perda de calor relativa a energia total diminui com o aumento da velocidade de rotação
_ A perda de calor absoluta aumenta com o aumento da velocidade de rotação
_ O fluxo de calor é máximo para lambda igual a 0,91 (mistura rica) para a gasolina
_ A perda de calor relativa (28%) é maior para lambda igual a 1,0 (mistura estequiométrica)
A ocorrência de detonação provoca um aumento da perda de calor relativa em função do aumento da temperatura e pressão de queima. O fluxo é aumentado em 3 a 4 vezes.
_ Os materiais mais comuns da parede do cilindro são o ferro fundido e o alumínio, que restringem as temperaturas a faixa de 200 a 400 ºC
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_de_arrefecimento
http://educacao.uol.com.br/disciplinas/quimica/anticongelantes-liquidos-de-arrefecimento-e-a ditivos.htm
passo 3
...