ATPS de agoritmo de programação
Seminário: ATPS de agoritmo de programação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jlz_zanin • 27/11/2014 • Seminário • 1.645 Palavras (7 Páginas) • 277 Visualizações
FACULDADE ANHANGUERA DE TAUBATÉ
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO MECÂNICA
ATPS DE AGORITMO DE PROGRAMAÇÃO
Alex da Silva Prado – 9089488610
César Gabriel Guedes Previato – 8409157147
Claudiney Neves – 8067829686
Danilo de Siqueira Campos – 8097925743
Douglas Edson Oliveira Faria - 8074840153
José Luiz Zanin – 8411999079
Juliana Tibúrcio Ribeiro – 9902002490
Uilian Santos da Silva - 82069822155
TAUBATÉ/SP
2014
Alex da Silva Prado – 9089488610
César Gabriel Guedes Previato – 8409157147
Claudiney Neves – 8067829686
Danilo de Siqueira Campos – 8097925743
Douglas Edson Oliveira Faria - 8074840153
José Luiz Zanin – 8411999079
Juliana Tibúrcio Ribeiro – 9902002490
Uilian Santos da Silva - 82069822155
ATPS DE AGORITMO DE PROGRAMAÇÃO
Atividade Prática Supervisionada apresentada ao professor Marcelo Tubba como parte da avaliação da disciplina de Algoritmo de Programação do primeiro bimestre do curso de Engenharia de Produção Mecânica – 2°A da Faculdade Anhanguera de Taubaté – Unidade 2.
TAUBATÉ- SP
OUTUBRO 2014
Introdução
As etapas 1 e 2 da ATPS de Algoritmos de Programação apresentado neste trabalho, tem como objetivo apresentar o fundamento de programação, como noção de algoritmo, pseudo linguagem, estrutura de um programa, representação de dados e operadores.
O trabalho também apresenta conceitos práticos de programação estruturada.
ETAPA 1:
Esta atividade é importante para que você conheça os fundamentos de Programação, como Noções de Algoritmo, Pseudo Linguagem, Estrutura de um Programa, Representação de Dados e Variáveis e Operadores.
Passo 2
Noções de Algoritmo
Um algoritmo pode ser definido como passos seguenciais e logicos finitas de instruções bem definidas e não ambíguas como objetivo de resolver um determinada solução.
Um algoritmo não esta ligado somente a computação e da programação, e sim os passos necessários para realizar uma determinada tarefa. Sua implementação pode ser feita por um computador ou mesmo por um ser humano.
Diferentes algoritmos podem realizar a mesma tarefa usando um conjunto diferenciado de instruções em mais ou menos tempo, espaço ou esforço do que outros. Tal diferença pode ser reflexo da complexidade computacional aplicada, que depende de estruturas de dados adequadas ao algoritmo.
Pseudo Linguagem
A pseudo-linguagem é uma maneira intermediária entre a linguagem natural e uma linguagem de programação de representar um algoritmo. Ela utiliza um conjunto restrito de palavras-chave, em geral na língua nativa do programador, que tem equivalentes nas linguagens de programação. Além disso, a pseudo-linguagem não requer todo a rigidez sintática necessária numa linguagem de programação, permitindo que o aprendiz se detenha na lógica do algoritmos e não no formalismo da sua representação.
Estrutura de um Programa
Um programa é constituído por uma sequência de instruções que a máquina deve executar. Esta executa as instruções à medida que lê o ficheiro (por seguencia, de cima para baixo) até encontrar uma instrução que lhe indica para ir para um lugar preciso do programa. Trata-se de uma espécie de jogo de pista, no qual a máquina deve seguir o fio condutor e executar as instruções que encontra até chega ao fim do programa e este parar.
A figura abaixo mostra como é uma estrutura de um programa:
Tipos Primitivos para representação de Dados e Variáveis
Os tipos primitivos de dados são atômicos, no sentido em que não podem ser decompostos em tipos mais simples. Alguns tipos primitivos relacionam-se diretamente à sua representação interna, como é o caso dos números inteiros. Outros tipos primitivos, como o tipo caractere, precisam de um pequeno suporte de hardware ou software para serem representados internamente.
Em computação existem apenas 4 tipos de dados primitivos, algumas linguagens subdividem esses tipos de dados em outros de acordo com a capacidade de memória necessária para a variável. Mas de modo geral, os tipos de dados primitivos são:
• INTEIRO: Representa valores numéricos negativo ou positivo sem casa decimal, ou seja, valores inteiros.
• REAL: Representa valores numéricos negativo ou positivo com casa decimal, ou seja, valores reais. Também são chamados de ponto flutuante.
• LÓGICO: Representa valores booleanos, assumindo apenas dois estados, VERDADEIRO ou FALSO. Pode ser representado apenas um bit (que aceita apenas 1 ou 0).
• TEXTO: Representa uma sequencia de um ou mais de caracteres, colocamos os valores do tipo TEXTO entre ” ” (aspas duplas).
Operadores Aritméticos, Lógicos e relacionais
Os operadores são usados nas condições dos comandos
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