AVALIAÇÃO DO VALOR AGREGADO DO PROJETO DO PRODUTO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD
Por: Cassiano Roggia • 1/6/2017 • Monografia • 1.369 Palavras (6 Páginas) • 397 Visualizações
AVALIAÇÃO DO VALOR AGREGADO DO PROJETO DO PRODUTO DE UM VEÍCULO OFF-ROAD
Betina Tamiozzo (Apresentador);
Natani Mattjie Tormes (coautor);
Fábia Carine Soares (coautor);
Alexsandra Matos Romio (Orientador).
INTRODUÇÃO
No século XX, com o início da expansão da produção de automóveis os critérios de projetos de veículos passaram a ser estudados com maior atenção, segundo Leite (2007), com isso, surgiram atividades relacionadas teoricamente ao comportamento do veículo, com o objetivo de aprimorar seu conforto, performance e confiabilidade, bem como, manter seus custos competitivos. Atualmente, essas ideias tem sido válidas também para a aplicação em projetos de estudantes de engenharia, em especial, aqueles voltados para a criação de veículos, como é o caso do projeto Baja SAE Brasil.
Em 1994, a Society of Automotive Engineers (SAE), trouxe para o Brasil o projeto Baja, que de acordo com o RBSB (2010), proporciona ao estudante a oportunidade de aplicar a teoria aprendida em sala de aula, pois trata-se do desenvolvimento de um projeto de engenharia, de sua concepção, projeto detalhado até a sua fabricação, desta forma auxiliando no preparo do aluno para o mercado de trabalho. Para a avaliação destes conhecimentos aplicados, existem duas competições anuais, uma etapa regional e uma etapa nacional nas quais as equipes de futuros engenheiros competem umas com as outras e tem seus projetos avaliados e testados, através de provas estáticas e dinâmicas.
No ano de 2014, a Competição Nacional Baja SAE Brasil contou com 72 equipes inscritas de mais de 60 universidades de todo o país, números que aumentam a cada ano, tornando a competição cada vez mais acirrada e exigindo mais de seus projetistas na busca de novos conceitos, ideias e soluções, para assim, convencer os juízes da competição de que seu produto é o melhor e provar isto. Na busca pela evolução do projeto, tornando-o mais competitivo, a Equipe Bombaja, da Universidade Federal de Santa Maria buscou realizar a criação de uma pesquisa de mercado para possíveis clientes desses veículos off-road, com o objetivo de fazer posteriormente uma análise do valor dos requisitos considerados de maior importância para o protótipo, e a criação de um diagrama de Mudge, tornando estes requisitos prioridades de projeto.
OBJETIVOS
O presente trabalho, objetiva avaliar o valor agregado aos requisitos do projeto do produto de um veículo off-road para assim, torná-los prioridades dentre as especificações de projeto do produto. Desta forma, para se atingir o objetivo principal são necessários ainda, o cumprimento de outros objetivos, dentre eles, a elaboração de uma pesquisa de mercado para posterior análise dos dados obtidos, a fim de criar um diagrama de Mudge, para que desta forma seja possível definir o conceito do veículo com base nas avaliações da pesquisa.
METODOLOGIA
Para o cumprimento dos objetivos, no primeiro momento buscou-se o estudo mais aprofundado dos conceitos de pesquisa de mercado, projeto de produtos, diagrama de Mudge e análise do valor, dentre outros conceitos de gestão de projetos. Posteriormente, iniciou-se a elaboração de uma pesquisa qualitativa sobre os veículos off-road do tipo baja, à ser realizada junto aos interessados.
De acordo com Leite (2007), na impossibilidade de agradar a todos consumidores, deve-se dar preferência às maiorias, em especial aos consumidores de certo perfil que trazem a imagem para o produto. Sendo assim, planeja-se que a pesquisa seja realizada majoritariamente com entusiastas do off-road de toda América Latina, que estarão reunidos durante a realização da 21ª Festa Nacional do Jeep, de 18 a 22 de junho, em Brusque, Santa Catarina. Além disso, a pesquisa será feita também com estudantes de engenharia mecânica e de outros cursos, além de professores da universidade.
Depois de realizada a pesquisa, os dados serão manipulados de modo a ser feita uma análise de importância de cada requisito exposto na mesma, posteriormente, será desenvolvido de fato o diagrama, onde serão comparados os requisitos expostos na pesquisa para que se chegue naqueles que são prioritários e decisivos para o cliente na hora da possível compra e que servirão para nortear o projeto do novo protótipo BJ-14, veículo este que deverá ser fabricado até o mês de novembro para participar da competição Baja SAE – Etapa Sul 2014.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
Para a busca dos resultados, o primeiro passo dado foi a elaboração da pesquisa de mercado. Segundo Dias (2012), pesquisas podem ocorrer por razões intelectuais, ou práticas, das quais a segunda é baseada na vontade de conhecer e ser capaz de melhorar aquilo que se faz, tornar-se mais eficaz.
Neste caso, a pesquisa a ser elaborada e realizada pode ser classificada como qualitativa, ainda de acordo com Dias (2012), que a define como sendo aquela que permite o conhecimento das características do objeto ou dos fenômenos a serem estudados. Neste caso especificamente, os voluntários da pesquisa serão questionados sobre sua faixa etária, o conhecimentos sobre o projeto Baja, a possibilidade de comprar ou fazer uso de um protótipo deste tipo e quais características considerariam mais importantes para um veículo deste tipo dentre as opções expostas no formulário. Como mencionado anteriormente, o público alvo será formado majoritariamente por entusiastas do off-road, e a pesquisa será realizada entre os dias 18 e 22 de junho.
...