Acidentes com Material Biológico
Por: Tássio Bastos • 4/6/2023 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 182 Visualizações
ATIVIDADE 4
Vimos na Unidade 6, “Acidentes com Material biológico”, como são comuns os acidentes com material biológico com trabalhadores dos serviços de saúde. Considerando a leitura do Capítulo 4, desta Unidade, favor hipotetizar três acidentes:
1. Trabalhador, enfermeira da UTI, ao colher sangue de paciente no leito, foi reencapar a agulha após a coleta e perfurou a ponta de seu dedo com a agulha.
2. Trabalhador de lavanderia hospitalar, setor de roupas sujas e contaminadas, ao pegar um lençol, perfurou o dedo com agulha perdida no lençol.
3. Trabalhador do preparo de nutrição parenteral (nutrientes por via venosa), durante o preparo, espetou com agulha o dedo.
Faça uma análise dos três acidentes e como se deveria diferenciar a condução desses casos após a ocorrência, com relação ao risco de contaminação por agentes biológicos.
Bom trabalho!
Os três são riscos biológicos.
O primeiro foi um acidente com perfurocortante, com contaminação. Porém
o paciente portador da amostra que fez a contaminação conhecido. Nesse caso, o
protocolo diz que devemos testar o paciente para algumas moléstias infecciosas,
entre elas o HIV. Para assim definir qual será o tratamento adequado
Os três são risco biológicos
O primeiro foi um acidente ocasionado por material perfurocortante, com contaminação. Neste caso o paciente portador da amostra que fez a contaminação é conhecido, e neste caso o protocolo diz eu deve ser testado o paciente para algumas moléstias infecciosas, entre elas o HIV, para que seja definido qual o tratamento adequado.
No segundo acidente, temos alguns problemas, pois não sabemos de quem era os lençóis, ou seja paciente desconhecido. Sendo assim o tratamento será mais complexo, partindo do pressuposto que a fonte da amostra podia estar contaminada, já que não como testar o paciente fonte.
O último, foi um acidente com perfurocortantes, mas sem contaminação com secreção de outro paciente, e assim, não á contaminação com secreção biológica.
Paciente conhecido:
[pic 1]
[pic 2]
...