Adm Materiais
Trabalho Escolar: Adm Materiais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: markbox • 6/9/2014 • 3.017 Palavras (13 Páginas) • 455 Visualizações
RESUMO
Neste trabalho, abordaremos os principais conceitos da administração de materiais e logística, apontando todos os pontos de vista, além de detalhar as principais vantagens e desvantagens de suas ferramentas. Abordaremos também procedimentos internos de algumas empresas, para melhor entender o processo de administração de materiais e logística.
SUMÁRIO
Introdução............................................................................................................................5
Etapa 1- Aula-tema: Recursos materiais e patrimoniais.......................................7
Etapa 2 - Aula-tema: Gestão de Estoque e Compras....................................................8
Etapa 3 - Aula-tema: Administração Patrimonial – Instalações........................................9
Etapa 4 - Aula-tema: Gestão da distribuição logística.............................................
Conclusão...........................................................................................................11
Referencias....................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
Apresentaremos em detalhes a Administração de Materiais,tem por finalidade assegurar o abastecimento contínuo dos itens que entram na fabricação dos bens e de outros em decorrência da programação conjunta das áreas de vendas e de produção.
A otimização dos investimentos em estoques (aumento do uso eficiente dos meios de planejamento e controle) é um dos principais objetivos da gestão de materiais. Com isto, é possível contribuir para a maximização do lucro sobre o capital investido.
O trabalho será dividido em 4 etapas, sendo elas Recursos materiais e patrimoniais; Gestão de Estoque e Compras; Administração Patrimonial – Instalações; Gestão da distribuição logística .
1.1 Objetivo geral
A empresa estudada tem seu diferencial e suas vantagens para melhor atender seus clientes e satisfazê-los .
1.2 Objetivos Específicos
- Quais os tipos de estratégias de diferenciação são usadas:
1º Localização e prioridades a clientes com atendimento imediato.
2º O cliente tem acesso direto ao sistema interno para saber como está seu pedido(status)
- A empresa tem vantagem competitiva.
A empresa tem vantagem competitiva, na qual é aplicada de acordo com o preço da concorrência.
1.3 Justificativa
O mercado é observado todos os dias pelos setores comerciais, e serão eles que identificarão quais decisões serão tomadas e quais estratégias serão investidas para concorrer com as outras marcas.
2.1 Estratégia Competitiva
Segundo Porter (1986), estratégia competitiva “é a busca de uma posição competitiva favorável em uma indústria, a arena fundamental onde ocorre a concorrência. A estratégia competitiva visa estabelecer uma posição lucrativa e sustentável contra as forças que determinam a concorrência da indústria.” Afirma ainda que uma empresa pode modelar a atratividade de uma indústria e sua posição competitiva.
Entendemos então que as empresas precisam desenvolver estratégias diferenciadas para desfrutarem a possibilidade de obter “um lugar ao sol”. A vantagem competitiva de uma empresa surge do valor que se consegue criar para seus compradores e que ultrapassa o custo de fabricação. Valor é aquilo que os compradores estão dispostos a pagar, diferente de custo, que é o valor financeiro apenas.
Muitas empresas desenvolvem suas estratégias apenas com referências em informações obtidas através de experiências anteriores. A estratégia de uma empresa tem que ser traçada com os olhos voltados para o futuro, ou seja, para perspectivas futuras, para onde a empresa deseja estar, como deseja chegar e o que precisará fazer para chegar. Uma estratégia somente será competitiva se tiver sustentabilidade frente a seus concorrentes durante longo período de tempo.
Dentro de sua estratégia, uma empresa pode apresentar vários diferenciais competitivos. Entre eles, podemos citar:
Custo: a busca pela produtividade de forma mais econômica que seus concorrentes;
Mercado: acesso a certas demandas que os concorrentes não conseguem atender; e
Economia em Escala: quem possuir o maior volume obtémvantagens competitivas, inibindo pela escala a entrada de novos concorrentes.
Segundo Kenneth Andrews (1971) definiu estratégia como sendo o planejamento que uma empresa poderia fazer para ampliar suas possibilidades de sucesso.
No decorrer dos anos as empresas perceberam que a elaboração de um plano estratégico já não era suficiente para garantir o sucesso, mas que seria necessário adotar estratégias melhores que as adotadas pelos concorrentes, assim nasceu a expressão Estratégia Competitiva
Estratégia Competitiva são os planos de ação que farão com que a empresa tenha uma vantagem comparativa, em relação aos seus concorrentes, reconhecida pelos clientes e geradora de valor.
2.2 Vantagem Competitiva
Vantagem Competitiva é um conceito desenvolvido por Michael E. Porter no seu best-seller Competitive Advantage e que procura mostrar a forma como a estratégia escolhida e seguida pela organização pode determinar e sustentar o seu sucesso competitivo.
A vantagem competitiva surge fundamentalmente do valor que uma determinada empresa consegue criar para os seus clientes e que ultrapassa os custos de produção. O termo valor aqui aplicado representa aquilo que os clientes estão dispostos a pagar pelo produto ou serviço; um valor superior resulta da oferta de um produto ou serviço com características percebidas idênticas aos da concorrência mas por um preço mais baixo ou, alternativamente, da oferta de um produto ou serviço com benefícios superiores aos da concorrência que mais do que compensam um preço mais elevado.
Segundo
...